Dia da Árvore celebrado com corrida e ação ecológica em Ribeirão Preto

Se gostou compartilhe!

O Dia da Árvore, em 21 de setembro, será comemorado de forma especial em Ribeirão Preto com a realização do Desafio Villa Toscana Trekking and Run. O evento, que une esporte, contato com a natureza, gastronomia e consciência ambiental, começa às 7h30 no eixo Ribeirão-Cravinhos, região considerada o novo vetor de crescimento da cidade.

Cerca de 600 pessoas se inscreveram para a corrida de 7 km. O percurso atravessará a área onde será construído o futuro Parque Pôr do Sol, marcado pelas vistas panorâmicas e pela mata nativa. Para marcar a data, serão plantadas 50 mudas de ipês, adquiridas do viveiro da APAE Batatais, em uma ação colaborativa entre os participantes.

 

Corra

O educador físico Márcio Gutemberg vai liderar um grupo de 20 alunos no Desafio Villa Toscana Trekking and Run. Ele chama a atenção para a necessidade de preparo físico para a prática de qualquer esporte. “Antes de iniciar qualquer atividade física, é fundamental procurar um médico, fazer um check-up e avaliar as condições de saúde. Só assim a pessoa terá respaldo para praticar corrida ou qualquer outro esporte”.

 

Para este domingo, o educador físico lista as seguintes dicas:

Água: a organização do evento vai fornecer a hidratação, mas é importante que cada atleta garanta a sua própria garrafa.

Sol: usar filtro solar para proteger a pele da radiação.

Calçado: usar tênis adequado para corrida, ainda que o percurso seja na terra, o impacto nas articulações precisa ser amortizado adequadamente.

Preparação: caso a pessoa inscrita não tenha condicionamento compatível com corrida, opte por andar (mesmo que revezando entre a corrida e a caminhada).

Gutemberg destaca que, apesar de a corrida de 7 km não ser considerada uma prova de longa distância, exige preparo. “A pessoa deve começar com caminhada, depois alternar caminhada e corrida até conseguir correr de forma contínua. Não pode ser sedentário e querer correr 7 km como primeira atividade”, explica. Ele ressalta os impactos positivos da prática: melhora do condicionamento físico, prevenção de doenças como hipertensão, obesidade e diabetes, além de benefícios sociais e emocionais, como integração em grupo, combate à depressão e adoção de hábitos mais saudáveis.

A estrutura do Desafio Villa Toscana Trekking and Run inclui estacionamento gratuito, segurança, música ao vivo e food trucks. Todas as inscrições para o desafio estão esgotadas. O espaço do evento será aberto a quem quiser desfrutar das outras atividades.

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário