22ª FIL recebe os autores Mia Couto e Djamila Ribeiro nesta quarta-feira
Se gostou compartilhe!
Nesta quarta-feira, 16 de agosto, além dos escritores, o dia ainda reserva contação de histórias para as crianças, oficinas, circo e muita atividade cultural. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com retirada de senhas 1h antes dos eventos
O quinto dia da 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terá uma programação diversificada com destaque para a presença dos autores Djamila Ribeiro, às 19h, na Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório) e Mia Couto, uma das conferências mais esperadas pelo público da feira, a partir das 19h30 no Theatro Pedro II (Sala Principal).
Logo pela manhã, às 9h30 e voltando à tarde, às 13h30, a Cia Renda de Lenda leva a contação de história para o Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II. Formada por Carol Capacle e Allê Trajan, a Cia. apresenta a obra “A terra dos meninos pelados”, de Graciliano Ramos, que usa o texto para falar sobre empatia e respeito.
Na sequência, às 9h30, no estande da CUFA – Espaço Favela, no Coreto da Praça XV de Novembro, acontece a Oficina Fanzine e Literatura. A atividade ensina as técnicas de produção de fanzine com os professores e fanzineiros Arnaldo Neto e João Aguiar. Também pela manhã, às 10h, e depois às 15h, a Cia. Singular leva o espetáculo “Gerinfonsa: o mini circo ambulante” ao Ambient de Leitura. O enredo conta a história de um palhaço que rouba a cena das ruas e um vendedor ambulante, porém seu produto é a arte e a mágica, que usa a ventriloquia e malabares para apresentar seus números.
Durante a tarde, às 14h, a FIL recebe a oficina “Criação de Web HQ (tirinhas)” com Gustavo Borges. A atividade acontece no Sesc, no Espaço de Tecnologias e Artes. Os participantes vão transformar suas ideias em quadrinhos para a web e conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e a importância dos quadrinhos no mundo digital.
A Sessão Premiados também é um dos atrativos da quarta-feira, às 16h, no Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II). Dessa vez com o “Prêmio Sesc de Literatura”, que identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Neste encontro participam: os autores Tobias Carvalho, Marta Barcellos e Marta Barcellos, com mediação de Diogo Cezar Borges. Além de incluí-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes.
O Salão de Ideias “O Caminho do Meio” acontece às 16h30 no Auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace. O debate envolve sabedoria divina, dualidade, crenças, preconceitos, despertar da consciência, entre outros temas, e conta com a participação de Carmem Moreira, Bertha M. Sanchez, Diego Balbino, Geraldo Medeiros, Marcos Zeri Ferreira e Waldomiro W. Peixoto.
No início da noite, às 18h, o Auditório Meira Junior recebe o bate-papo “Democracia em Pauta”, com Renato Janine Ribeiro e Alexey Dodsworth. Eles traçam um panorama sobre o atual momento da democracia brasileira, analisando personagens-chave das últimas décadas e suas trajetórias, procurando responder algumas dúvidas fundamentais sobre o recente momento de crise democrática, o modo como a política é exercida no país e a descrença geral que esses meios causam na população e sobre as esperanças para o futuro.
No mesmo horário, a CUFA – Espaço Favela recebe a roda de conversa “Ativismo nas redes sociais”. O encontro é com Ana Mielke (jornalista), Jéssica Machado (cientista social) e Taís Silva (assistente social com especialização em enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher).
Djamila Ribeiro
Considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo e autora dos livros “Lugar de Fala”, “Quem tem medo do Feminismo Negro?”, “Cartas para minha avó” e “Pequeno manual antirracista”, vencedor do Prêmio Jabuti, a escritora estará na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 19h, com a atividade “Djamila Ribeiro lê: ‘Cartas Para minha avó’”. As senhas para a atividade devem ser retiradas uma hora antes na recepção da Biblioteca Sinhá Junqueira. Evento gratuito.
Mia Couto
Pela terceira vez participando da FIL, agora presencialmente, o escritor moçambicano Mia Couto estará na sala principal do Theatro Pedro II conversando com o público, às 19h30. O biólogo, jornalista e autor de mais de 20 livros, entre prosa e poesia. Seu romance “Terra Sonâmbula” é considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX. A conversa terá a mediação da escritora Aline Bei.
Mia já recebeu uma série de prêmios literários, entre eles, Camões (2013), e o Neustadt International Prize (2014), além de ser indicado para o Man Booker International Prize (2015). É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras. Na edição especial para leitores brasileiros de “As pequenas doenças da eternidade”, Mia Couto traz histórias que tratam de grandes males que assombram a sociedade, dos tempos mais remotos aos dias atuais.
Serviço:
Dia 16/8 (quarta-feira)
8h30 e 13h30 | Contação de História: Tatipirun, com Renda de Lenda
História contada e cantada pela Cia. Renda de Lenda, formada por Carol Capacle e Allê Trajan. Com livre inspiração em “A terra dos meninos pelados”, de Graciliano Ramos, o texto usa o encantamento para falar de empatia e respeito.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
9h | Sessão Vestibular com Grupo Gorki
Encontro discute a obra “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, a partir do espetáculo “As Liras de Marília e os Versos de Dirceu”. A abordagem teatral do grupo explora o teatro físico e experimental, combinando originalidade cênica e dramatúrgica com fundamentos sociológicos e filosóficos. Mediação de Luiz Claudio Jubilato.
Local: A Fábrica (Instituto SEB)
9h | “Gilberto Gil – Arte e Cultura”
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Educação
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)
09h30 | Oficina Fanzine e Literatura
Atividade que ensina as técnicas de produção de fanzine. Com Arnaldo Neto e João Aguiar.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)
9h30 e 15h | Descobrindo Stella Maris Rezende com Evaristo Moura
Local: Espaço Usina do Saber
9h30 | Encontro com Heloisa Prieto
A autora, que tem 92 obras de ficção e fantasia publicadas por diversas editoras, é detentora de vários prêmios literários. Neste encontro exclusivo, Heloisa Prieto estará ao lado dos alunos do Educandário.
Local: Auditório Camillo de Mattos (Educandário)
10h| Sesc na FIL | Oficina Livros Esquisitos com Mínimo Diário
Entre dobras e costuras, atividade ensina crianças e adultos a criarem livros artesanais, com estímulo às relações com memórias, histórias e materiais.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
10h e 14h | Sesc na FIL | O menor sarau do mundo, com Giovani Baffô
Intervenção em que participam o poeta e o público de até três pessoas sob um guarda-chuva. O poeta declama três poemas curtos autorais de alto teor de entorpecimento e o ouvinte experimenta o olho a olho com o poeta.
Local: Calçadão (Praça XV de Novembro)
10h | Releitura das poesias de Gilberto Gil
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Educação
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)
10h e 15h | Espetáculo Gerinfonsa: o mini circo ambulante, com Cia. Singular
Um palhaço que rouba a cena das ruas e um vendedor ambulante, porém seu produto é a arte e a mágica, que usa a ventriloquia e malabares para apresentar seus números.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
10h | Palestra: Análise do comportamento aplicada na escola
No encontro, a psicóloga Maria Carolina Martone aborda o autismo e alguns temas relacionados como tratamento, escola, entre outros. Com Fundação Panda.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
12h30 | Sesc na FIL | Encontrão Poético com Betto Souza
Atividade em formato de mini sarau, onde um poeta convidado recita suas poesias e estimula a livre manifestação poética do público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
13h | Oficina CORPOEMA, com Rafaella Rimoli
Vivência artística de auto encontro para potencializar a poesia interior, semeando o estado contemplativo em um espaço de criatividade e saberes sensíveis.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira
13h30 | Circo – Gerinfonsa: o mini circo ambulante com Cia Singular
Local: Espaço Usina do Saber
13h30 | Apresentação Musical Coral Alliage, com regência de Cristina Modé
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
14h | Mesa Redonda: Incubadora Cultural
Encontro com os escritores Camilo André Mércio Xavier, Heloisa Alves, Elaine Assolini e Claudia Cantarella.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
14h | Oficina de Boneca
Atividade de construção da boneca Abayomi, símbolo de resistência, tradição e poder feminino. Oficina com técnicas do processo de criação e discussão da importância histórica e social sobre as bonecas.
Local: Estande Instituto Plural (Praça XV de Novembro)
14h | Sesc na FIL | Oficina Criação de web HQ (tirinhas), com Gustavo Borges
Os participantes transformam ideias em quadrinhos para a web e conhecem um pouco mais sobre o processo criativo e a importância dos quadrinhos no mundo digital.
Local: Sesc (Espaço de Tecnologias e Artes)
14h | Vivência da Diversidade: Desafios da inclusão
Atividade realizada pelo Somar que aborda a necessidade da inclusão. Um convite aos participantes para a execução de atividades comuns, com inserções de simulações de baixa mobilidade, baixa visão e cabana sensorial.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)
14h | Sesc na FIL | Histórias coloridas para crianças sabidas
É na linguagem que reside a identidade, formas de conhecer, reconhecer e comunicar. E a leitura, por sua vez, é parte fundamental do desenvolvimento da linguagem. Ler desenvolve a concentração, fortalece a capacidade criativa, amplia o raciocínio e o repertório de palavras.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
14h | Movimento e Brincadeiras
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Educação
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)
14h | Rima e Poema
Tiago Spoken e Alex Gaita articulam a cultura Hip Hop nesta atividade que mistura rima e poesia.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)
14h | Visita mediada na Fundação Educandário
Atividade aberta para o público de todas as idades, que irá conhecer as dependências e instalações de uma das mais tradicionais e destacadas instituições de ensino de Ribeirão Preto.
Local: Saída em frente à Biblioteca Sinhá Junqueira
Capacidade: 20 vagas
15h30 | Sesc na FIL | Histórias da Gaveta, com Cia. Teatro Incomum
Um convite para respirar e abrir gavetas. Não são simples gavetas de um móvel antigo, são gavetas mágicas, cheias de histórias que transportam para um mundo de possibilidades e brincadeiras através de grandes autores da literatura brasileira e mundial.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
16h | Sessão Premiados: Prêmio Sesc de Literatura
O concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluí-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes. Com Tobias Carvalho, Tonio Caetano, Marta Barcellos e mediação de Diogo Cezar Borges.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
16h30 | Salão de Ideias – O caminho do meio
Um debate que envolve sabedoria divina, dualidade, crenças, preconceitos, despertar da consciência, entre outros temas. Com Carmem Moreira, Bertha M. Sanchez, Diego Balbino, Geraldo Medeiros, Marcos Zeri Ferreira e Waldomiro W. Peixoto.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
18h | Sesc na FIL | Democracia em Pauta, com Renato Janine Ribeiro
Renato Janine e Alexey Dodsworth traçam um panorama sobre o atual momento da democracia brasileira, analisando personagens-chave das últimas décadas e suas trajetórias, procurando responder algumas dúvidas fundamentais sobre o recente momento de crise democrática, o modo como a política é exercida no país e a descrença geral que esses meios causam na população e sobre as esperanças para o futuro.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
18h | Sesc na FIL | Bibliobalada com Silent Disco Brasil e Deejay NataxXxa
Balada silenciosa dentro da biblioteca. Porém, a intenção é que enquanto o DJ toca seu setlist os participantes aproveitem para ler, criando um espaço relaxante e único.
Local: Sesc (Biblioteca)
18h | Apresentação Musical com Um Canto em cada Canto com Raiz Samba 6
Uma homenagem aos artistas negros Cartola, Djavan, Tim Maia, entre outros.
Local: Estande Instituto Plural (Praça XV de Novembro)
18h | Roda de Conversa – Ativismo nas redes sociais
Encontro com Ana Mielke (jornalista), Jéssica Machado (cientista social) e Taís Silva (assistente social com especialização em enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher).
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)
18h30 | Apresentação Musical Show no Recreio
Sem rótulos específicos, os músicos Luiz Camata e Pedro Rubiano transitam entre nuances de folk, rock e pop rock, com canções de violões, guitarras e vozes.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
19h | Palestra: “Educação Transformadora – Processos colaborativos para a Regeneração”
Neste encontro, Ana Carolina Simas fala sobre educação transformadora nos processos colaborativos para a regeneração.
Local: Estande do Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro)
19h | Djamila Ribeiro lê “Cartas para Minha Avó”
Autora dos livros “Lugar de Fala”, “Quem tem medo do Feminismo Negro?”, “Cartas para Minha Avó” e “Pequeno Manual Antirracista” (Prêmio Jabuti). Considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)
19h | “Histórias de exclusão em Ribeirão Preto: diálogos, encontros e desencontros
Bate-papo com Rafael Cardoso de Mello, Rodrigo de Andrade Calsani, José Faustino de Almeida Santos e Yuri Araújo Carvalho
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
19h30 | Mesa-redonda
Neste encontro, Erika Chiarello Andrade, Renata Cortez, Michel Ramos Leandro e Marília Ferranti Marques Scorzoni falam sobre a norma-padrão e as variedades populares: os extremos na língua e os desafios da escola na luta contra o preconceito linguístico e a exclusão social.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
19h30 | Conferência com Mia Couto
Nascido na Beira, em Moçambique, é biólogo, jornalista e autor de mais de 20 livros, entre prosa e poesia. Seu romance “Terra Sonâmbula” é considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles, Camões (2013), e o Neustadt International Prize (2014), além de ser indicado para o Man Booker International Prize (2015). É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras. Na edição especial para leitores brasileiros de “As pequenas doenças da eternidade”, Mia Couto traz histórias que tratam de grandes males que assombram a sociedade, dos tempos mais remotos aos dias atuais. A escritora Aline Bei é quem media o encontro.
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
20h | Apresentação Teatral com GUT (Grupo Universitário de Teatro)
Leitura dramatizada “Quixote, um sonho”, de José Maurício Cagno, inspirado em Miguel de Cervantes, e adaptação e direção de Magno Bucci.
Local: Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp)
20h | Apresentação Musical Show Rafa Thor
Uma apresentação musical que mistura reggae e rap e que traz reflexões sobre o cotidiano e a luta pela diversidade musical.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece até o dia 20 de agosto e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontece de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no Centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas. Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono). Todas as atividades são gratuitas e abertas à população e conta com salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.
Sobre a Fundação do Livro e Leitura
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Para saber mais sobre a 22ª FIL:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)