23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto traz mais de 400 atrações

Se gostou compartilhe!

Programação de 1 a 11 de agosto será oferecida simultaneamente em 20 locais, valorizando a literatura, a educação, a filosofia, a música e o teatro, entre inúmeras outras expressões artísticas.  Confira os destaques

 

De 1 a 11 de agosto, a população de Ribeirão Preto e região terá um reencontro com sua principal festa literária. A 23ª FIL – Feira Internacional do Livro traz uma programação que ocupa 20 locais simultaneamente e reúne mais de 400 atividades conectadas pelo tema “Cotidianos Poéticos: Do Épico de Camões às Batalhas de Ruas”, uma homenagem aos 500 anos de Luís de Camões, um dos maiores poetas da Língua Portuguesa de todos os tempos.

A conexão Brasil x Portugal será marcada pela presença da escritora portuguesa Isabel Rio Novo, doutora em Literatura Comparada, autora de vários romances e de uma biografia de Luís de Camões, que estará no dia 3 de agosto, às 17h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, além da participação musical do grupo renascentista Música Antiga, da Universidade Federal Fluminense, no dia 9/8, às 21h, no Theatro Pedro II; e da exposição “Poesia de Camões para Todos”, com poemas selecionados e ilustrados pela artista Ana Biscaia, diariamente, das 8h às 20h, na Praça XV de Novembro.

Além do poeta português, a FIL 2024 presta homenagem aos 150 anos da imigração italiana e aos 200 anos da chegada dos alemães ao Brasil, com atividades especiais na tradicional Casa da Memória Italiana e no Espaço Edifício Diederichsen, que em breve entrará em processo de restauro. Passeando pelo passado e com os pés no presente, em meio a uma atmosfera geopolítica conturbada do mundo atual, o cientista e pacificador Sehdev Kumar, professor emérito da Universidade de Waterloo (Canadá) traz mensagens de equilíbrio a partir da obra do escritor Korosh Kabir, poeta místico indiano do século XV, logo no primeiro dia de atividades da FIL, no dia 2 de agosto, às 19h, na Biblioteca Sinhá Junqueira.

 

Outros destaques da programação

Durante 11 dias, autores consagrados e premiados, escritores locais, novos talentos, pensadores, comunicadores e artistas dos mais variados campos de expressão estarão ao alcance de um olhar e de uma escuta atenta do público. Nomes que já se incorporaram à história da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, como o imortal Ignácio de Loyola Brandão (3/08, às 15h, na Biblioteca Sinhá Junqueira), e novos imortais da Academia Brasileira de Letras, como o poeta, filósofo e ambientalista Ailton Krenak, reconhecido como uma das principais lideranças do movimento indígena brasileiro, dentro e fora do País (5/08, às 20h30, no Theatro Pedro II). A mediação é da escritora, psicóloga e ativista guarani, Geni Núñez.

Escritor, professor e doutor em Teoria Literária, o autor de “O Avesso da Pele”, prêmio Jabuti de 2021, Jeferson Tenório vai falar sobre os desafios da literatura contemporânea no dia 9/8, às 17h30, na Tenda Sesc, além de conduzir uma conversa sobre a presença da filosofia no cotidiano (8/08, às 19h, no Auditório Meira Júnior). Filosofia que traz ainda para a FIL, Renato Nogueira (5/08, às 19h, no Auditório Meira Júnior) com mediação da atriz-MC, diretora, poeta, pesquisadora e slammer, Roberta Estrela D’Alva; Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman (8/08, às 20h30, no Theatro Pedro II) e Marcia Tiburi (9/08, às 19h, no Auditório Meira Junior).

 

Música e teatro na Feira

Na área musical, a banda “Francisco, El Hombre” faz uma homenagem a “Acabou Chorare”, clássico álbum do grupo Novos Baianos, com releituras que mesclam rock psicodélico e ritmos latinos (3/08, às 20h, no Theatro Pedro II); Dori Caymmi apresenta seu trabalho como compositor e violonista, incluindo canções como “Alegre Menina”, “Porto”, “Ninho de Vespa” e “Desenredo” (4/08, às 20h, no Theatro Pedro II); e Fernando Anitelli traz o seu “Teatro Mágico – Voz, Violão e Circo” (6/08, às 20h30, no Theatro Pedro II).

O teatro também terá vez na FIL com as apresentações de “Os Mequetrefe” e “Clássicos do Circo”, do grupo Parlapatões, com uma trajetória de mais de 20 anos de sucesso pelos palcos brasileiros, nos dias 10 e 11/08, às 19h, na sala principal do Theatro Pedro II.

 

A programação completa da 23ª FIL está disponível no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

 

Homenageados
Os autores homenageados desta 23ª FIL são Ferreira Gullar (escritor, in memorian), Carlos de Assumpção (escritor), Perce Polegatto (autor local), Sueli Carneiro (autora Educação) e Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil). O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, é o patrono do evento.

 

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: @fundacaolivrorp

Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp

YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao

Twitter: @FundacaoLivroRP

 

Realização

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient

Patrocínio Ouro: Arteris

Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago

Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan

Instituição Cultural: Sesc

Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.

 

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Deixe um comentário