Iguatemi reporta resultados históricos no 4º trimestre de 2022 e mantém expectativa de forte crescimento em 2023 com divulgação do guidance
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Vendas totais da companhia atingiram R$ 5,3 bilhões no período e R$ 17 bilhões no ano, reflexo da resiliência do seu robusto e qualificado portfólio, crescendo acima dos níveis pré-pandemia
A Iguatemi S.A. [B3: IGTI11], uma das maiores companhias full service no setor, com participação em 14 shopping centers, dois premium outlets e quatro torres comerciais, além do e-commerce Iguatemi 365 e das lojas próprias operadas pela i-Retail, chegou ao final de 2022 com recordes em seus resultados operacionais, reforçando a resiliência da companhia e de seus ativos. Durante todo o ano, a Iguatemi registrou crescimento constante e, impulsionada por um Natal forte em todos os empreendimentos, encerrou o 4T22 com R$ 5,3 bilhões em vendas totais, um incremento de 10,7% sobre o mesmo período do ano passado e de 23,8% versus o 4T19. No acumulado de 2022, a companhia também alcançou o recorde histórico de R$ 17 bilhões em vendas totais, aumento de 33,5% em relação a 2021 e de 24,4% quando comparado a 2019.
A empresa mantém expectativa de forte crescimento em 2023 e apresenta o guidance para os próximos meses. “A resiliência que a companhia mostrou ao longo da pandemia e da retomada nos deixa otimistas sobre nosso posicionamento para 2023. Queremos atingir um crescimento da receita líquida shoppings entre 13 e 18%, crescimento da receita líquida do varejo entre 2-7%, margem EBITDA – Shoppings entre 78% e 81%, margem EBITDA – Total entre 69% e 72% e CAPEX entre R$ 140 e 180 milhões”, afirma Guido Oliveira, CFO da Iguatemi S.A.
No último trimestre do ano, as vendas mesmas lojas (SSS) atingiram 25,5% e as vendas mesmas áreas (SAS) 23,8% no contraponto com o 4T19. Mais uma vez, o segmento de Moda, Calçados, Artigos de Couro e as categorias de Artigos Diversos, Saúde & Beleza e Joalherias foram os destaques do trimestre, registrando um aumento de, respectivamente, 33,8% e 26,8% no comparativo com o mesmo período de 2019.
“O patamar robusto de vendas que se manteve durante todo o ano, possibilitou a retirada de descontos e a correção dos aluguéis acima da inflação na renovação de contratos. Assim, nosso indicador dos aluguéis mesmas lojas (SSR) foi mais um destaque do 4T22, atingido crescimento de 60,6% sobre o 4T19, registrando 4,5 pontos percentuais acima do IGPM médio nos últimos 36 meses”, explica o CFO. No ano, o SSR cresceu 56,4% em relação a 2019, superando os resultados pré-pandemia.
Com a cobrança em patamares saudáveis, a Iguatemi reduziu sua inadimplência a níveis jamais vistos. A inadimplência líquida se manteve negativa pelo terceiro trimestre consecutivo, atingindo -3,8% no 4T22, 5,2 pontos percentuais abaixo do 4T21. O portfólio encerrou o ano com -0,2% neste índice, uma redução de 2,6 p.p em relação a 2021. A companhia também manteve a taxa de ocupação dos seus empreendimentos, atingindo no 4T22 92,9% de média, 0,9 p.p acima do 4T21. “As boas vendas são sinônimo de inadimplência baixa e de taxa de ocupação crescente. O custo de ocupação médio no último trimestre foi de 11,8%, se mantendo nos patamares históricos, o que demonstra a saúde dos nossos lojistas mesmo com os reajustes de aluguel e retirada dos descontos”, reforça Oliveira.
Com o forte crescimento vindo dos empreendimentos, em 2022 a Iguatemi também superou trimestralmente seus recordes tanto em lucro líquido quanto em fluxo de caixa proveniente das operações (FFO). Excluindo os efeitos da linearização, o resultado da operação de recompra de ações via SWAP e da variação do preço da ação da Infracommerce, e a despesa não recorrente referente à acordo judicial da principal contingência da Companhia, no 4T22 o Lucro Líquido ajustado foi de R$ 122,8 milhões, superior em 75,3% sobre o 4T19. Em 2022, este indicador somou o valor de R$ 263,7 milhões, aumento de +229,7% sobre 2021. Já o FFO ajustado atingiu R$ 162,8 milhões, aumento de 57,2% versus o 4T19 – no acumulado do ano, o indicador atingiu 422,3 milhões, 79,4% acima versus 2021.
No ano, a Receita Bruta chegou a R$ 1,2 bilhão, crescimento de 44,2% contra 2019 e R$ 351,1 milhões no 4T22, 45,9% acima do 4T19. Já o EBITDA Ajustado consolidado encerrou 2022 atingindo R$ 714,1 milhões, 59,0% superior a 2021 (+29,5% vs. 2019), com margem EBITDA de 69,4%. No último trimestre do ano, o indicador alcançou R$ 203,9 milhões, aumento de 35,4% em relação ao 4T21 e de 40,4% vs. 4T19. Já, a dívida total da Iguatemi encerrou o trimestre com um total de R$ 3,1 bilhões, que representa uma redução de 4,3% em relação ao 3T22. A Disponibilidade de Caixa encontrava-se em R$ 1,9 bilhão, redução de 7,9% em comparação ao 3T21. No fechamento do ano, o desembolso da compra do Shopping JK ainda não havia sido realizado.
Destaques de 2022
A estratégia de omnicanalidade da companhia seguiu avançado em 2022. O Iguatemi 365, e-commerce da rede que une a experiência do ambiente físico e digital com a melhor curadoria de marcas nacionais e internacionais do Brasil, bateu todos os recordes na Black Friday e manteve crescimento acelerado. “Ao combinar com sucesso ações de aniversário do site, em outubro, e datas importantes do varejo, obtivemos o melhor trimestre de vendas da história, registrando no 4T22 o maior GMV, 99% maior que 4T21”, destaca Guido Oliveira. Com capacidade logística que atende todos os estados brasileiros, cobrindo 91% do PIB do país, 47% do GMV próvem de cidades que não contam com shoppings da rede. Para 2023, o objetivo é seguir aprimorando o Iguatemi 365, que terá uma nova plataforma e app próprio que devem ser disponibilizados ao longo do segundo trimenstre de 2023.
Considerando apenas o Iguatemi 365 e a operação da i-Retail, a companhia apresentou uma Receita Bruta de R$ 46 milhões no 4T22, um crescimento de 260,3% sobre o mesmo período de 2019. No ano, a Receita Bruta somou R$ 140 milhões, aumento de 36,8% versus 2021 (+320,3% sobre 2019). A Receita Líquida chegou a R$ 107,7 milhões no ano, representando um incremento de 40,2% sobre 2021 e de 325,5% versus 2019. Por fim, o EBITDA foi de R$ 13,5 milhões negativos no trimestre, 55,6% abaixo do 4T21 e 193,3% abaixo do 4T19, e R$ 43,4 milhões negativos no ano de 2022.
Considerando o resultado dos ativos a 100%, a rede teve aumento de 11,2% na Receita Bruta de Aluguel do trimestre (Aluguel Mínimo + Overage + Locação Temporária), atingindo R$ 442,7 milhões, e uma Receita Bruta de Aluguel de 18,6% no ano, atingindo R$ 1,445 bilhão.
Em 2022, com o objetivo de aumentar o ticket médio dos clientes, o programa de relacionamento Iguatemi One também lançou a Iguatemi Collections, primeira campanha de gameficação em shoppings no Brasil em que os consumidores cadastravam suas compras para colecionar pins e trocar por brindes exclusivos da marca alemã Nachtmann e da italiana Mandarina Duck. Realizada entre setembro e novembro, a ação registrou resultados expressivos: aumento de 16% no ticket médio, 40% de aumento na base de clientes da categoria Black (>R$ 1 milhão de compras ano) e mais de 27 mil novos clientes captados para o Iguatemi One.
Os eventos seguiram como importantes aliados para tornar os empreendimentos cada vez mais atrativos, visando sempre proporcionar experiências diferenciadas aos clientes. Um dos principais destaques do ano foi a SPFW, principal acontecimento de moda do Brasil. Na edição de 2022, a Iguatemi, patrocinadora há anos da semana de moda, teve a oportunidade de sediar parte do evento e seus desfiles, e também foi responsável por toda a produção de conteúdo, tendo o perfil da Iguatemi no Instagram como hub oficial da transmissão dos desfiles.
Em 2022, a companhia deu continuidade a sua estratégia de consolidação no setor, com a aquisição de participações de ativos em seu portfólio. O primeiro passo foi em setembro do ano passado, com a aquisição dos 36% restantes na participação no JK Iguatemi, um dos empreendimentos mais rentáveis do país. Com dez anos de história, o JK Iguatemi teve crescimento substancial na sua receita de aluguel, fechando 2022 com crescimento médio de 11,4% na receita líquida desde sua inauguração em 2012.
Ainda, durante 2022, a Iguatemi focou em evoluir na sua agenda ESG. Com um time alocado e uma consultoria especializada, durante o ano a companhia seguiu desenvolvendo ações que materializam cada vez mais sua a jornada no tema. Em uma trajetória de constante evolução, as práticas ambientais da empresa já estão sendo reconhecidas pelo mercado, e pela primeira vez, a Iguatemi foi selecionada para compor o Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), demonstrando o seu comprometimento com a redução das emissões e a preparação para uma economia de baixo carbono alinhados com sua matriz de materialidade. Todas as inciativas no campo de ESG estão sendo compiladas e serão apresentadas no 1º Relatório de Sustentabilidade que a empresa irá publicar nos próximos meses, dando ainda mais transparência à todas as ações implementas nos últimos anos.
A companhia iniciou 2023 confiante e com boa expectativa para mais um ano de forte crescimento. “Focados em nossa estratégia para evoluir constantemente o portfólio do grupo, vamos colher os frutos do que fizemos ano passado. Estamos com uma base de lojistas sólida e saudável, apresentando uma inadimplência menor e reforçando o mix com novas operações que vão nos ajudar a chegar na taxa de ocupação que estamos buscando. Inclusive, já começamos em ritmo acelerado, com as vendas totais de janeiro atingindo o valor de R$ 1,3 bilhão, o que representa 24,1% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado e de 31,2% em comparação com janeiro de 2019”, finaliza Guido Oliveira.