Evento resgata os velhos tempos do rádio e homenageia Nelson Gonçalves em RP
Se gostou compartilhe!
“O Rei do Rádio e Luiz Aguiar convidam” para celebrar os tempos áureos da comunicação radiofônica reunindo grandes nomes da área com show inédito e participação de convidados no dia 17 de setembro
O rádio chegou ao Brasil no início do século XX, trazendo uma revolução na comunicação e no entretenimento. Grandes nomes da música popular brasileira nasceram com o rádio, que na época tinha o formato de shows ao vivo com plateia e transmitidos pelas ondas do AM (amplitude modulada). Em homenagem a esse período, no domingo, dia 17 de setembro, a partir das 16h, Ribeirão Preto sediará o evento “O Rei do Rádio e Luiz Aguiar convidam”. Será um momento de pura nostalgia e emoção ao som de músicas que são sucesso na voz de Nelson Gonçalves.
O espetáculo será realizado no Absolutto Espaço de Eventos e comandado pelo radialista Luiz Gonzaga de Aguiar, que tem 85 anos de idade e mais de 50 de carreira. Ele foi repórter esportivo e se destacou também na rádio PRA 7, em Ribeirão Preto, como narrador esportivo e fez parte do tempo icônico da Rádio Bandeirantes e apresentou “Os Brotos Comandam” na era da Jovem Guarda.
O tributo a Nelson Gonçalves – um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos, tem como objetivo proporcionar ao público lembranças únicas da época de ouro do rádio. “O Rei do Rádio não poderia ter um título mais apropriado do que este. Trago o meu microfone desde PRA7, Guaíra, Rádio 79, Rádio Barretos, Rádio Cultura, Rádio Renascença, Rede Tupi, junto comigo para esse evento do Rei do Rádio”, revela o radialista Luiz Aguiar, um dos idealizadores do projeto junto com as produtoras Pâmela Gomes e Daniella Aguiar.
No palco, o cantor e compositor, José Rubens Sales e a cantora Fabiana Sberni, nas vozes, acompanhados pelos músicos integrantes do grupo Choro da Casa, João Roberto (violão 7 cordas), Alexandre Peres (cavaquinho) e Ricardo Perez (percussão), que irão interpretar os principais sucessos do Rei do Rádio, Nelson Gonçalves, que foi o maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 79 milhões de cópias vendidas até março de 1998, ficando atrás apenas de Roberto Carlos.
“Sinto um prazer imenso em produzir O Rei do Rádio. Acredito que, do ponto de vista cultural, o projeto é necessário para resgatar as raízes primordiais da música brasileira. Ele se configurou como uma verdadeira aula destinada não apenas à nova geração, mas também aos que vivenciaram aquela época, proporcionando uma emocionante oportunidade de reviver as lembranças marcantes que permearam esse período”, diz Pâmela Gomes.
Serão apresentadas canções que refletem o estilo musical franco, direto e arrebatador, como “Volta do Boêmio”, “Risque”, “Negue” e várias outras que marcaram a carreira do eterno Rei do Rádio. O repertório inclui composições de Adelino Moreira, Sergio Bittencourt, Silvio Caldas, Noel Rosa, Wilson Batista, Cartola, Capiba, entre tantos outros. São estilos variados dentro do formato regional (violão de 7, cavaco, pandeiro e vozes) com convidados especiais.
A homenagem busca manter viva a memória e o talento de Nelson Gonçalves e celebrar o legado musical deixado, permitindo que as novas gerações apreciem sua arte e se conectem com a rica história da música brasileira.
O evento já está com vendas de convites pelo site Sympla e no próprio local do show, o Absolutto – Avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 1485 – Jardim Botânico. “É uma honra para o Absolutto poder receber um evento de tamanha grandeza como “O Rei do Rádio”. Jovens tardes de domingo, velhos tempos, belos dias”, destaca Daniella Aguiar, empresária e proprietária do local.
Os artistas
Luiz Aguiar é repórter esportivo e radialista, nascido em 21 de abril de 1938 em Barretos (SP). Luiz destacou-se na rádio PRA 7, em Ribeirão Preto, como narrador esportivo. Faz parte do tempo icônico da Rádio Bandeirantes e apresentou “Os Brotos Comandam” na era da Jovem Guarda. Fez carreira musical gravando várias canções. Sua trajetória reflete simplicidade, amizade sincera e sucesso tanto no jornalismo quanto na música, sendo uma figura respeitada na velha guarda da mídia brasileira.
José Rubens Sales, intérprete de Nelson Gonçalves, nasceu em Florianópolis e acumula em sua trajetória mais de uma dezena de títulos conquistados em festivais renomados em que participou, além de compartilhar o palco com luminárias da música nacional. Paralelamente à sua vida artística, José se destaca como um especialista em técnicas de som, desempenhando um papel fundamental como técnico de som em diversas casas de espetáculo em Ribeirão Preto.
Nascida em Ribeirão Preto, também no interior paulista, Fabiana Sberni, descobriu sua paixão pelo canto desde a infância. Sua jornada musical começou no ambiente familiar, estendendo-se para a escola e, posteriormente, para as rodas de samba. Sua carreira musical teve início em 2000, quando passou a se apresentar cantando MPB em bares e com diversas bandas da região. Durante esse período teve a oportunidade de realizar um dueto com um renomado músico da cidade, o violonista Gengis Kan. Já se apresentou com diferentes grupos de música brasileira, como o Sexteto Colibri, Samba da Casa, Choro da Casa, Mr. Samba, entre outros.
Os outros três integrantes que compõem a banda, igualmente Fabiana, são ribeirão-pretanos. Alexandre Gonçalves Peres é músico, formado no curso de MPB/JAZZ pelo Conservatório Dr. Carlos de Campos em Tatuí. Como instrumentista já se apresentou ao lado de Nailor Proveta, Sizão Machado, Germano Mathias, Nelson Sargento, Oswaldinho da Cuíca, Carrapicho Rangel entre outros nomes importantes. Atualmente participa dos grupos Pimenta no Vatapá, Formigueiro, Samba da Casa, Nascente Quarteto, Alexandre Peres Quarteto, Alessandra Ramos e no grupo e Projeto Choro da Casa. Alexandre Peres é atualmente um dos músicos mais presentes e requisitados da cidade de Ribeirão Preto, dando brilho e suavidade à música de grupos e conjuntos, seja com seu violão, com sua guitarra ou com seu cavaquinho.
O músico e percursionista, Ricardo Perez atua há dez anos em Ribeirão Preto e região. Já se apresentou ao lado de nomes de expressão nacional como Germano Mathias, Nelson Sargento, Oswaldinho da Cuíca, além de participar de grupos e conjuntos da cidade de Ribeirão Preto, como Samba da Casa, o conjunto e Projeto Choro da Casa, além de acompanhar a cantora Alessandra Ramos. Ricardo é formado pelo conservatório Arte e Som de Ribeirão Preto, e ainda trabalha como educador musical em um projeto social do estado de São Paulo, nas cidades Altinópolis e Cravinhos.
Por fim, João Roberto é o violonista de sete cordas. Já participou de diversos festivais e oficinas de choro por todo o estado de São Paulo, faz parte do grupo Samba da Casa e do Projeto Choro da Casa de Ribeirão Preto. João Leonardo Roberto cresceu no meio da música e ouvindo seu pai tocar. Bem cedo, pegou o violão e começou a desenvolver seu estilo rápido e incisivo, depois veio a guitarra e, finalmente, o violão de sete cordas. Já se apresentou ao lado de nomes como Germano Mathias, Nelson Sargento, Oswaldinho da Cuíca, Hermínio Bello de Carvalho, ícones de grande expressão do samba. Também participou de diversas bandas da cidade, destacando a parceria com Fabiana Sberni no grupo Pingado, na qual estreitou a sua relação com o Samba e a Bossa Nova.
SERVIÇO
Quando: 17/09
Horário: abertura 16h / show 19h
Onde: Absolutto Espaço de Eventos
Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1485 – Jardim Botânico, Ribeirão Preto – SP, 14021-630
Ingressos: R$ 60 à venda no site Sympla e no Absolutto Espaço de Eventos – Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1485 – Jardim Botânico