Menalton Braff lança seu 30º livro em São Paulo
Se gostou compartilhe!
Lançamento da obra inspirada em uma tragédia real será na Martins Fontes Vila Nova
O premiado escritor Menalton Braff faz em São Paulo o lançamento de seu novo livro, o 30º de sua carreira, na próxima terça-feira, 7 de novembro. Ele será recebido pela Livraria Martins Fontes Consolação para apresentar “Os olhos do meu pai”, ficção que teve inspiração em um caso real e fruto de lembranças que o escritor guarda por ter visitado o local de uma tragédia quando menino.
Além dos prêmios conquistados, Braff coleciona mais de dez indicações às principais premiações literárias brasileiras. Ano que vem, sua carreira como escritor completa 40 anos e deve trazer novidades, afinal, o escritor, que escolheu a pequena Serrana para experimentar a vida mais calma do interior paulista, avisa que já começou as primeiras linhas de uma nova ficção. Se bem que “Os olhos do meu pai”, pela editora Reformatório, começou a ser escrito há muito mais tempo. “Desde que nasci”, revelou.
A história que o pequeno gaúcho ouviu quando criança virou o conto “O dia aprazado, o prazo vencido”, publicado no livro “Na força de mulher”, o primeiro de contos, lançado por Braff em 1984. Agora, com novos componentes – Menalton encontrou em Freud uma linha de pensamento que também inspira o novo livro – o antigo caso traz um conflito entre pai e filho, que passa pela questão do poder e do subalterno, uma visão também freudiana. A obra apresenta pai, mãe, filho, duas filhas, uma tia e nora, além de outras poucas pessoas fora do núcleo familiar, onde a trama se concentra.
“Esta é uma narrativa em vários tempos e em várias vozes. Falam mais alto um narrador que tudo vê e o protagonista que tudo vive — duas histórias dentro da mesma história, paralelas, tangentes, complementares. Tão profunda uma quanto a outra, enfeitadas da mesma enorme dimensão emocional. Afinal — e a escolha talvez explique muitas coisas dentro da história —, o nome Venâncio, em latim, significa “o que caça”, disse Joaquim Maria Botelho, jornalista, escritor e crítico literário, que assina a orelha do livro.
Menalton Braff
Em 1987, o então professor decidiu aposentar-se do magistério e do burburinho da capital paulista. Escolheu a pacata Serrana, no interior, hoje com quase 44 mil habitantes, ao lado de Ribeirão Preto. É lá, onde viu colocarem cada tijolo da casa em que vive, que mantém uma rotina organizada de produção literária. Escreve com bastante frequência. Quando mudou para o interior, passou bons anos produzindo textos sem pressa de publicar. Então, revela, ainda tem muito material “na gaveta”. Não raro, o editor Marcelo Noceli reúne-se com o romancista em meio aos livros e uma boa conversa.
Menalton é vencedor dos prêmios Jabuti, com o livro de contos “À sombra do Cipreste” (2000), e Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, com o romance “Além do Rio dos Sinos” (2020). Conquistou o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com “Castelo de Areia” (2016), além de inúmeras classificações como finalista e semifinalista de importantes premiações literárias.
Editora Reformatório
Uma das poucas editoras voltadas exclusivamente para a literatura brasileira contemporânea, a Reformatório surgiu em 2013. Em 2015 lançou o selo Pasavento, para publicações de livros de não-ficção. São 212 livros publicados, de 175 autores diferentes. A editora conquistou dois Prêmio São Paulo de Literatura (2016 e 2018) e três Prêmio da Biblioteca Nacional (2020, 2021 e 2022). Desde 2015, tem um ou mais títulos finalistas nos maiores prêmios da literatura brasileira. 50% do catálogo é formado por autores estreantes. Tem três obras com direitos vendidos para outros países/línguas, com livros publicados nos EUA e Líbano. Parceira do Festival MIX Brasil, promove o Prêmio Caio Fernando Abreu, uma vez por ano, que tem como premiação a publicação da obra inédita vencedora de autor estreante com temática LGBTQIAP+. Agora, está iniciando a publicação de livros de autores contemporâneos dos países de língua portuguesa.
AGENDA
Lançamento do livro “Os olhos do meu pai” de Menalton Braff
Quando: 7/11, terça-feira, 18h às 20h
Onde: Martins Fontes Consolação – R. Dr. Vila Nova, 309 – Vila Buarque, São Paulo – SP