Hospitais da região adotam método ‘Vovó Canguru’ no Dia dos Avós
Se gostou compartilhe!
Ação será realizada dia 26 no Hospital São Francisco, em Araraquara, e no Hospital Materno-Infantil Sinhá Junqueira de Ribeirão Preto
Os hospitais São Francisco, em Araraquara, e Materno-Infantil Sinhá Junqueira, de Ribeirão Preto, pertencentes à Hapvida NotreDame Intermédica, promovem, nesta sexta-feira, dia 26, uma ação especial em homenagem ao Dia dos Avós. Intitulada “Vovó Canguru”, a iniciativa visa fortalecer os laços afetivos entre avós e seus netos recém-nascidos, além de proporcionar momentos de cuidado e acolhimento.
Na data, as UTIs Neonatais dos dois hospitais receberão os avós para participar do Método Canguru, que inclui o contato pele a pele com os bebês. Esse método não apenas fortalece o vínculo entre o bebê e a família, mas também contribui para o desenvolvimento físico e emocional da criança, promovendo o controle térmico e o ganho de peso.
“O contato pele a pele do Método Canguru traz inúmeros benefícios para os recém-nascidos, que vão da melhoria do desenvolvimento do bebê e da redução de infecções, estresse e dor, até o fortalecimento do vínculo afetivo familiar. A extensão dessa metodologia aos avós tem como objetivo ampliar a conexão parental com os netos e, até mesmo, com os pais da criança, pelo fortalecimento da rede de apoio e troca de experiências”, explica a diretora-executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente, Franciane Gonçalves.
A ação é realizada sob a mediação do Serviço de Psicologia das unidades, com o suporte de uma equipe multidisciplinar, garantindo um ambiente seguro e acolhedor. O momento especial pode ser compartilhado pelos avós paternos e maternos por até duas horas, acompanhados pelos pais.
Além da “Vovó Canguru”, no Hospital São Francisco em Araraquara, serão confeccionados cartões, com a proposta de fortalecimento de laços e criação de memórias afetivas.