16º Salão Paulista de Cutelaria acontece em novembro

Se gostou compartilhe!

O maior evento do setor da América Latina, terá 250

expositores do mundo todo

 

O mundo da cutelaria estará em destaque no mês de novembro, quando a capital paulista recebe o Salão Paulista de Cutelaria, a décima sexta edição do maior evento do segmento na América Latina. O encontro, que já se consolidou como uma referência do trade, vai reunir os principais nomes da cutelaria, tanto nacionais quanto internacionais, e será uma oportunidade única para profissionais, colecionadores e entusiastas da arte de fabricar e colecionar lâminas.

O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro, das 10h às 19h no sábado e das 10h às 18h, no domingo, no espaço Pro Magno Centro de Eventos, no bairro Casa Verde – SP, um espaço amplo e de fácil acesso, ideal para acomodar os 250 expositores. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link do sympla.

Durante o salão, os participantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de mestres cuteleiros, adquirir peças exclusivas, e participar de workshops e palestras com especialistas renomados. Além disso, os expositores poderão participar das premiações em 27 categorias, e uma é especial – Melhor Iniciante – que pode se inscrever qualquer pessoa que tenha, no máximo, três anos de atuação como cuteleiro, mesmo que não seja expositor.

Destaques do Evento:

  • Exposição de Lâminas: peças exclusivas e edições limitadas estarão em exibição, mostrando o que há de mais sofisticado e inovador no mercado.
  • Workshops e Palestras: com temas que vão desde técnicas de execução de uma faca até o design de facas, ministrados por especialistas reconhecidos mundialmente.
  • Presença de mestres cuteleiros: profissionais renomados do Brasil e do exterior estarão presentes, oferecendo a chance de interagir e aprender.
  • Premiação: são 27 categorias e os cuteleiros podem inscrever uma peça para cada uma. Serão avaliados por uma comissão julgadora.

“Estou orgulhosa em realizar mais uma edição do Salão Paulista de Cutelaria, são dezesseis anos de história. Este ano, vamos fazer uma edição em um espaço mais amplo que comporta até 250 expositores, estamos com inscrições esgotadas”, afirma Silvana organizadora do evento.

O que é Cutelaria?

É a atividade de produzir, por meios artesanais ou industriais, instrumentos de corte, ferramentas simples, mas indispensáveis ao cotidiano da humanidade. De um simples cortador de unhas, passando por todas as facas e espadas no mundo, terminando por uma foice, machado ou serra.

Premiações – categorias:

 

Melhor Faca de Caça;

Melhor Faca Bowie;

Melhor Faca de Campo;

Melhor Faca de Luta;

Melhor Faca Tática;

Melhor Faca Integral;

Melhor Faca Gaúcha;

Melhor Faca Sorocabana;

Melhor Faca Nordestina;

Melhor Faca de Cozinha;

Melhor Canivete Tradicional;

Melhor Canivete Tático;

Melhor Adaga;

Melhor Machado; 

Melhor Espada;

Melhor Bainha com Bocal e Ponteira;

Melhor Bainha em Couro;

Melhor Lâmina em Colaboração;

Melhor Lâmina em aço Carbono;

Melhor Lâmina em aço Damasco;

Melhor Lâmina em aço San Mai;

Melhor Lâmina em Aço Inox;

Melhor Lâmina em aço Damasco Inox;

Melhor Lâmina Brut Forge;

Melhor Lâmina de Arte;

Melhor Keyhole e

Melhor Iniciante*.​​​   

 

(*) Poderão concorrer ao “Prêmio Melhor Iniciante” os cuteleiros com no máximo três anos de experiência até a data do evento, mesmo que não sejam expositores. Estarão aptos a participar desde que não tenham recebido este prêmio em qualquer outro evento.

O regulamento para as demais categorias será disponibilizado exclusivamente aos expositores e comissão julgadora.

Organizadores:

+ Silvana Mouzinho

Paulistana, com 66 anos, começou a história na cutelaria artesanal brasileira em 1995, na área comercial de uma empresa paulistana, importadora de cutelaria europeia e norte-americana, percebeu aí que o universo era praticamente masculino.Trabalha como cuteleira desde 2002, quando fez seu primeiro curso, criou a grife Silvana Art Knives e é uma das poucas mulheres representante da cutelaria no mundo.

Participou da organização do São Paulo Knife Show de 2004 a 2008 e, em 2009, realizou o primeiro Salão Paulista de Cutelaria, evento que cresce a cada ano e hoje é o maior do setor na América Latina. Também é uma das organizadoras do Salão Brasiliense de Cutelaria e é uma das vinte mulheres citadas no livro The World of Art Knives II, de David Darom, um dos principais nomes desse mercado.

Em 2021, participou do programa Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina, quarta temporada. Recebeu dois prêmios com a melhor faca sorocabana, um na Feira Gaúcha da Faca Artesanal e outro na Mostra Internacional de Cutelaria, ganhou duas menções honrosas uma na Mostra Internacional de Cutelaria e a outra no Salão Goiano, além disso, participa de diversos eventos como jurada.

Paulo Mouzinho: Entusiasta do universo das lâminas, é colecionador há mais de trinta anos. Sempre acompanhando o trabalho da esposa, Paulo é hoje um dos responsáveis pela organização do Salão Paulista de Cutelaria.

+ Salão Paulista de Cutelaria

O maior evento do setor da América Latina, acontece nos dias 2 e 3 de novembro, em São Paulo. Essa será a 16ª edição e contará com cerca de 250 expositores.

O objetivo é investir na cutelaria artesanal e comercial, apresentando aos visitantes o melhor da indústria nacional e internacional: com opções para todos os gostos, das mais simples lâminas a preços acessíveis, até as sofisticadas, artísticas e colecionáveis. Também será possível conhecer e adquirir máquinas, ferramentas e demais suprimentos que envolvem a atividade da cutelaria.

Mais informações:

https://www.salaopaulistadecutelaria.com.br/

https://www.instagram.com/silvanamouzinho/

 

Serviço:

 16º Edição do Salão Paulista de Cutelaria

​Datas e horários: 2 de novembro, sábado, das 10h às 19h e 3 de novembro, domingo, das 10h às 18h.

Local: Pro Magno Centro de Eventos

Endereço: Av. Professora Ida Kolb, 513 – Casa Verde – São Paulo – SP

Ingressos: podem ser adquirido através do Sympla

Crianças menores de 12 anos acompanhadas por pessoa responsável tem entrada gratuita.

 JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário