Homens investem em botox e bioestimuladores e movimentam mercado estético no mês dos pais

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Botox, bioestimuladores, preenchimentos, massagens e skincare ganham espaço na rotina dos pais brasileiros. Crescimento do setor confirma que vaidade e autocuidado no mês de agosto tem crescimento de 34%, com relação aos outros meses do ano.

O autocuidado masculino deixou de ser tabu. Prova disso é o crescimento expressivo da busca de homens por procedimentos estéticos nos últimos anos. O mês de agosto, por conta do dia dos pais, o mercado observa o aumento da procura por tratamentos minimamente invasivos, protocolos de rejuvenescimento e experiências de bem-estar como forma de presentear ou se presentear. Uma pesquisa divulgada na última semana de julho pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 34% dos 106,3 milhões de consumidores presentearam no Dia dos Pais em 2025 pretendiam investir em produtos de beleza, perfumaria e cuidados pessoais. O dado reforça o protagonismo do setor no mês de agosto e a disposição crescente do público em consumir presentes que envolvem bem- estar, imagem e autoestima.

Segundo os dados mais recentes da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética) divulgados em 2025, foram realizados quase 38 milhões de procedimentos estéticos em 2024 em todo o mundo, sendo 20,5 milhões minimamente invasivos e 17,4 milhões cirúrgicos. Isso representa um crescimento global de 42,5% em quatro anos.

Entre os procedimentos minimamente invasivos, a preferência masculina é clara: a toxina botulínica lidera com 7,8 milhões de aplicações realizadas em 2024, sendo o tratamento mais popular entre todas as faixas etárias. Em seguida, os preenchimentos com ácido hialurônico alcançaram 6,3 milhões de aplicações, com crescimento de 5,2% em relação ao ano anterior. Esses procedimentos são os mais procurados por homens que buscam resultados naturais, com rápida recuperação e sem necessidade de afastamento das atividades do dia a dia. “Cada vez mais homens ocupam espaço em clínicas e consultórios, interessados em cuidar da aparência de forma natural e estratégica. Eles buscam intervenções que respeitam suas feições, mas suavizam os sinais do tempo e melhoram o aspecto da pele”, explica Andressa Bredariol, especialista em estética avançada e diretora da Clínica Harmoniser, em Ribeirão Preto.

O crescimento do setor é confirmado também por números de longo prazo. De acordo com o relatório da Research and Markets, o mercado global de cuidados pessoais masculinos foi avaliado em US$ 30,8 bilhões em 2021, com previsão de alcançar US$ 67,2 bilhões até 2030. “O autocuidado deixou de ser visto como vaidade fútil. Hoje, está diretamente associado à autoestima, à saúde mental e até à imagem profissional”, afirma o advogado João Pedro Dias, que se rendeu ao uso de bioestimuladores e àlimpeza de pele periódica. “Depois dos 40 anos, comecei a prestar mais atenção nos sinais do tempo e entendi que não é sobre parecer mais jovem, e sim sobre se sentir mais alinhado com quem eu sou”, conta.

Esse alinhamento entre imagem e identidade, aliás, é o que guia a atuação da Clínica Harmoniser. “Nosso papel é oferecer protocolos pensados para o universo masculino, com linguagem adequada, técnicas seguras e resultados que valorizem a naturalidade”, afirma Andressa. A especialista lembra ainda que os homens tendem a preferir procedimentos de rápida recuperação, com efeito progressivo e intervenções que não revelem claramente que algo foi feito.

Além da estética, a experiência de bem-estar também ganha força nos presentes de Dia dos Pais, que é recebido no segundo domingo de agosto, mas é usado por todo mês e ate meses subsequentes. Combos que unem massagens relaxantes, skincare personalizado e detox facial conquistam o público a cada dia. “A demanda por tratamentos que proporcionam alívio do estresse e melhora da aparência aumentou muito. Muitos pais vêm com os filhos, inclusive, numa forma simbólica de autocuidado compartilhado”, relata Andressa.

Diogo Pollo, servidor público

O servidor público federal Diego Pollo, 37 anos, busca tratamento sempre que sente necessidade. “A gente começa a perceber que pequenos ajustes na rotina fazem diferença — seja na disposição, na imagem profissional ou até na forma como a gente se enxerga no espelho. Hoje em dia, é normal ver colegas falando sobre skincare, prevenção de envelhecimento ou mesmo procurar uma clínica. O olhar mudou”, diz.

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