Novo romance de Menalton Braff mergulha no fluxo de consciência de um homem em reconstrução
Se gostou compartilhe!
Em Enfim a liberdade, seu 33º livro, o premiado autor gaúcho reflete sobre identidade, tempo e memória em uma história marcada por injustiça e recomeço
O escritor Menalton Braff, um dos principais nomes da literatura contemporânea brasileira, acaba de lançar seu novo romance, Enfim a liberdade, pelo selo Ópio Literário, da Degustadora Editora. A obra, que marca o 33º título de sua carreira, já pode ser encontrada para compra no link https://www.degustadoraeditora.com.br/enfim-a-liberdade/p e em livrarias de todo o país.
No romance, o leitor acompanha a trajetória de Renato, um professor casado e pai de dois filhos que cumpre pena por um crime que não cometeu. Ao deixar a prisão, 17 anos depois, ele se depara com uma realidade completamente transformada – a família, a casa, o mundo e até ele próprio já não são mais os mesmos.
“Renato é acusado injustamente e, quando finalmente é libertado, percebe que a liberdade é sempre relativa. Nada do que existia antes continua existindo. Então começa sua luta para recuperar o passado, mas o que consegue é recomeçar a vida. A relativização da liberdade é que vai orientar as ações do protagonista”, explica o autor.
O livro é narrado em fluxo de consciência, técnica que, segundo Braff, aproxima o leitor dos pensamentos mais íntimos da personagem. “Neste fluxo, é como se o narrador cortasse o ‘tampo’ da cabeça da personagem e ali instalasse uma câmera para captar tudo o que se passa em sua mente. O pensamento fragmentário, as idas e vindas, muitas vezes caóticas, narram o registro dos pensamentos”, comenta.
“Enfim a liberdade é uma obra muito especial, única e instigante. É um grande prazer para a Degustadora Editora publicar mais um livro de Menalton Braff. Ele é um dos grandes autores brasileiros e tê-lo em nosso catálogo é uma honra”, diz a livreira e editora Melissa Velludo.
Enfim a liberdade integra o catálogo do selo Ópio Literário, dedicado à publicação de obras contemporâneas de autores brasileiros. O selo já reúne títulos como Instantâneos de Anas, de Cristina Bresser Campos, vencedora do 1º Concurso Literário da Degustadora, e Sonata Patética, também escrito por Menalton Braff. Um novo título será lançado em 2026 – o livro de contos Ainda há amanhãs nos nossos ontens, de Lucas Lotério, vencedor da segunda edição do concurso literário da editora.
Sobre o autor
Menalton Braff, 87 anos, é um dos principais nomes da literatura nacional, com mais de 40 anos de carreira e 33 livros publicados. Venceu prêmios como o Jabuti (2000) e Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional (2020). Gaúcho radicado no estado de São Paulo desde 1965, vive na região de Ribeirão Preto há mais de três décadas.
Você pode gostar
Falta de sono é fator de risco para hipertensão
17/02/2023
ShoppingSantaÚrsula sedia meia-maratona com percurso inédito na cidade
11/06/2025