Cuidados especiais para limpar a casa durante este inverno

Se gostou compartilhe!

Por Ariane Ribeiro

Nessa estação, a sensibilidade a alergias e a reações adversas são muito maiores e a limpeza da casa requer atenção redobrada para garantir a saúde das pessoas

O inverno é a estação que mais exige atenção na hora dos cuidados domésticos. Na nossa região, não temos frio, porém com o tempo seco aumentam as queimadas e ventanias, que sai distribuindo a terra para tudo quanto é lado. Para proteger, tendemos a fechar mais a casa, dificultando a circulação de ar dos ambientes. Esse é o cenário perfeito para os inimigos microscópicos.

 

Patricia Stuginski, consultora de operações de uma rede de multisserviços de limpeza e cuidados residenciais, separou algumas dicas que vão ajudar a deixar a casa preparada para garantir a saúde e o bem-estar da família.

Higienize as roupas de cama

Edredons e cobertores ficam guardados durante os meses quentes. Assim, acumulam os tão temidos ácaros, além de juntarem mofo e outros micro-organismos desagradáveis. “A dica aqui é, antes de colocá-los em uso, separe-os e mande-os para uma boa lavagem. Além disso, ao menos uma vez por semana, é interessante estendê-los no sol e trocá-los, assim como lençóis e fronhas”, diz Patrícia. Esse hábito também pode ser adotado nos cuidados com as roupas de inverno, principalmente as de lã, que se tornam o habitat favorito dos ácaros.

Ventile os ambientes

Por mais que o tempo esteja seco, cheio de terra e você queira manter a casa fechada, isso não é saudável e higiênico. A ventilação ajuda a manter o ambiente livre de ar contaminado, além de impedir a formação de mofos, principalmente em espaços como o banheiro. “Se ele não tiver uma boa circulação do ar, a umidade que é formada pelo vapor do banho estimula a formação desses organismos, que são muito perigosos para a saúde”, alerta Patrícia. Fora que o acúmulo de mofo e limo exige que uma limpeza mais pesada seja feita no banheiro. Isso envolve ter que usar produtos fortes, que podem prejudicar ainda mais o ar.

Limpe periodicamente

“Aposte na utilização de aspiradores de pó e utensílios de microfibra, que absorvem a sujeira sem a necessidade de estarem úmidos. Além disso, esses instrumentos não levantam o pó, ajudando na qualidade do ar. Os alérgicos agradecem”, finaliza Patrícia.

CUIDADOS COM A LIMPEZA DURANTE A PANDEMIA

Thalita Martoni, proprietária da empresa Imper Limp, que faz higienização e impermeabilização de estofados, cortinas e tapetes, afirma que durante a pandemia a preocupação com a limpeza aumentou muito. “Como todo mundo já sabe, o vírus pode ser paralisado por meio da limpeza. Com as pessoas ficando mais tempo em suas casas, a higienização e a preocupação com móveis e outros objetos está cada vez maior.  Os nossos produtos, além de eliminarem a sujeira, são antibactericidas e fungicidas, matam todo tipo de microorganismo. Tudo que tiver no tecido, de impureza, os produtos eliminam. O cliente terá o móvel limpo e esterilizado, consequentemente isso lhe trará mais segurança”, explica.

A profissional  chama a atenção para a importância da higienização, não só por conta da aparência física do móvel, de deixá-lo com cara de novo, mas por outras qualidades. “É uma questão de saúde. Antigamente, quem tinha alergia não era indicado ter cortinas e tapetes em casa. Hoje, isso já ficou para trás. Com a higienização eliminamos os ácaros, que não são vistos a olho nu, mas o corpo sente”, conclui.

Outro protocolo de limpeza muito importante em tempos de pandemia é a sanatização dos ambientes. O equipamento funciona como um nebulizador. Ele solta micropartículas que aderem em todo local da limpeza, matando as bactérias. O produto usado dentro da máquina é de uma linha hospitalar, o Peroxy 4D, capaz de desinfetar todo o ambiente. “Se programado ele consegue alcançar de 10 a 15 metros, onde os nossos braços com a limpeza convencional teriam dificuldades para alcançar, como em cima do trilho das cortinas, ar condicionado, lustres de uma casa. Para os lojistas é muito indicado fazer a nebulização nos provadores e nas araras. Deixamos o ambiente esterelizado. Isso traz segurança para os clientes”, explica Martoni.

 

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário