Avenida Paulista, o corredor cultural I

Se gostou compartilhe!

Por Juliana Cherulli

Inaugurada em 1891 como parte de uma grande expansão imobiliária, o clichê paulista sempre esteve em destaque, desde a época que foi área residencial dos barões do café, até hoje, como um dos centros comerciais mais importantes do país.

Mas nem só de foco no trabalho vive essa avenida. Ela possui diversos restaurantes com cozinha internacional, além de pequenos cafés e bares para happy hour, locais para compras e também muitos pontos com atrativos culturais.

Mirante do SESC

img_20180811_142548528.jpg

Dos muitos mirantes acessíveis ali na Avenida Paulista, o do SESC é o mais recente. Foi inaugurado após uma grande reforma e dá uma visão panorâmica da cidade por diversos pavimentos. O acesso é gratuito e de quebra ainda é possível aproveitar a programação cultural que o espaço oferece. Se bater a fome, a dica é almoçar no “Café Terraço”, que tem acesso ao mirante.

 Endereço: Av. Paulista, 119

Aberto de terça a sábado das 10h às 22h, e de domingos e feriados das 10h às 19h.

MASP

20161026_103309

O Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand”, projeto da admirável arquiteta Lina Bo Bard, é um local que chama atenção não só pela sua arquitetura, mas também pelo acervo artístico que possui. Além de exposições temporárias, também tem um acervo permanente.

O museu ficou pronto em 1968 e é um marco no uso do concreto armado no Brasil. O vão entre os quatro pilares é de 70m! Pensa na dor de cabeça que o engenheiro  José Carlos de Figueiredo Ferraz  teve?!

Os cavaletes de cristal que dão apoio às obras também são projeto da arquiteta.

Os ingressos custam R$30. Estudantes pagam meia entrada e às terças o acesso é gratuito. O acesso é pela estação de metrô Trianon.

Endereço: Av. Paulista, 1578.

Aberto de terça das 10h às20h, e de quarta a domingos das 10h às 18h.

Casa das Rosas

Mais um local super bem conservado, construído em 1935 pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Hoje, abriga exposições e cursos ligados à arte literária. A arquitetura da casa também é uma atração pois foi pensada no estilo clássico francês com um grande jardim e terraços com vista para a avenida Paulista. Desde 2004 é intitulada como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. A entrada é gratuita e periodicamente há sessões de cinema no jardim.

Endereço: Av. Paulista, 37

Aberta de terça a sábado das 10h às 22h, e de domingos e feriados das 10h às 18h.

Já segue o Segura pelo instagram?

Deixe um comentário