Fim das dívidas: como fechar essa difícil equação?
Se gostou compartilhe!
No momento em que o Brasil contabiliza mais de 60 milhões de endividados, autora carioca lança manual para jovens e adultos tomarem as rédeas ao lidar com suas finanças
Se você pudesse voltar no tempo, até ter 15 anos, o que teria feito de diferente na sua vida financeira? A escritora Ana Cristina Melo não hesitaria ao responder: “tudo”. Vítima de decisões equivocadas em uma carreira precoce de gestora, iniciada aos 21 anos, ela resolveu compartilhar suas experiências (ou a falta delas) no lançamento do “Controle seu dinheiro antes que ele te devore”.
Publicado pela Editora Opala, o livro é um manual de “educação financeira para jovens que ainda não se endividaram e adultos que já começaram a ser devorados pelas dívidas”, diz a autora. Indicada, portanto, a todos que querem evitar o descontrole de suas finanças pessoais, a obra presta um serviço no momento que o país contabiliza mais de 60 milhões de endividados.
A autora aprofunda os dados ao destacar o número de “superendividados”, ou seja, pessoas que contraíram dívidas maiores que a renda ou o próprio patrimônio. “Para essas pessoas, a cada mês significava que, provavelmente, a conta fechava negativa, e alguma despesa deixava de ser paga”, diz. São mais de 30 milhões imersos nessa progressão geométrica chamada juros compostos.
Analista de Sistemas por formação, Ana Cristina apresenta uma série de simulações, a partir de exemplos hipotéticos, para indicar os caminhos de modo a fechar essa simples, porém difícil equação: gastar menos do que se recebe ou, em caso pior, liquidar as dívidas quando o salário não é dos melhores. Inclusive, ela dedica orientações também para os desempregados.
O livro é dividido em três partes principais: a primeira, para quem não se endividou e precisa tomar decisões importantes, como alugar ou comprar um imóvel. A segunda parte tem foco em quem gasta mais que recebe e precisa aprender a definir prioridades, ou seja, a cortar despesas. Ana Cristina traz aqui uma série de informações sobre orçamento e planejamento financeiro.
Já a parte final, intitulada bônus, é voltada especialmente àqueles que se livraram do problema e buscam uma iniciação em investimentos. A autora oferece um panorama geral sobre aplicações, ações, taxas e previdência privada. Informações úteis que permitam ao contribuinte decidir, inclusive, o momento de se aposentar. Para não precisar trabalhar até morrer, ou morrer trabalhando.
FICHA TÉCNICA:
Título: Controle seu dinheiro antes que ele te devore
Autora: Ana Cristina Melo
Editora: Opala
Preço: R$ 29,90
Link de venda: https://bit.ly/31A6TP4
Sinopse: Livros sobre finanças temos muitos no mercado. Livros que aconselham como se livrar das dívidas também. Mas o diferencial desse texto é que ele foi escrito por alguém que já viveu na pele do “superendividado” e pode falar com propriedade sobre como tomar o controle da sua vida financeira. Com três partes, o livro se divide em orientações para quem ainda não entrou na gestão financeira; em ações práticas para ajudar quem está endividado ou superendividado; e um bate-papo para quem já domou sua vida financeira e quer saber mais sobre investimentos.
Sobre a autora: Ana Cristina Melo é carioca, mãe de 2 filhos, casada há 26 anos, analista de sistemas há 33 anos, foi professora por 20 anos, é escritora há 15 anos, tem 20 livros publicados; entre tantos números, mesmo amando a Matemática tanto quanto a Língua Portuguesa, ainda assim, sofreu goleada das linhas de total de sua planilha eletrônica de orçamento que teimavam em se exibir vermelhas e negativas. Mas ela achou o ponto de virada. Saiu do status de “superendividada” para “dona do seu nariz financeiro”. E foi então que entendeu o real conceito de “independência financeira”. É essa experiência que Ana Cristina divide neste livro, com milhares de pessoas que ainda sofrem com o mesmo problema.
Site: http://www.editoraopala.com.br
Redes sociais
Facebook: EditoraOpala
Instagram: @editoraopala