Pacientes em tratamento de câncer podem receber a vacina com a Covid-19

Se gostou compartilhe!

SBOC convoca oncologistas a participarem de estudo sobre cuidados contra o câncer durante a pandemia

 

Com o intuito de combater o câncer e a Covid-19, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) convida oncologistas associados a colaborarem com o ONCOVID-19.1 – estudo nacional que mapeará o perfil do paciente oncológico diagnosticado com o novo coronavírus. Aprovado em tempo recorde pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), ligada ao Ministério da Saúde, em abril de 2020, o estudo fornecerá dados para a avaliação da prevalência do coronavírus em pessoas em tratamento ativo e em seguimento, ou seja, após o término de seus tratamentos. Também será avaliada a prevalência da infecção por Sars-CoV-2 de acordo com o tipo de neoplasia.

Daniela Rosa, membro da diretoria da SBOC e coordenadora do Comitê de Oncogenética da entidade, explica que as mais de 600 contribuições já recebidas mostram a união da comunidade oncológica. “Isso demonstra que é possível combater as duas doenças de forma conjunta, sem descuidar de nenhum risco envolvido. Como diz a campanha promovida pela SBOC ao longo de todo o ano de 2020, estamos juntos #ContraOCâncerESemCovid”, comenta.

O mastologista Gustavo Zucca afirma que uma paciente em tratamento de câncer de mama pode sim receber a vacina contra a Covid-19. “O que a gente recomenda é que a vacinação seja feita de duas a três semanas antes ou após o tratamento, da quimioterapia, radioterapia ou da própria cirurgia. É o período que garante que o paciente tenha desenvolvido anticorpos para receber a dose da vacina”, esclarece o médico.

Além de contribuir com o cuidado oncológico em meio à pandemia, o estudo oferece benefícios aos participantes. “A SBOC entende que o desenvolvimento científico oncológico não se dá sem o engajamento da comunidade clínica. Dessa forma, os cinco oncologistas clínicos que mais contribuírem com dados* serão incluídos como coautores do estudo e terão gratuidade na anuidade da SBOC em 2021. Já as cinco instituições com maior quantidade de contribuições serão citadas nas mídias e redes sociais da SBOC e terão direito a cinco anuidades grátis”, explica Rosa.

 

Para saber mais

A SBOC criou uma página especial (https://coronavirus.sboc.org.br/coronavirus/), onde tem publicado informações relevantes sobre câncer e COVID-19, com o intuito de orientar a comunidade oncológica e a população em geral sobre os maiores riscos da doença. A entidade produziu, também, um guia com orientações para a população sobre a vacinação entre pacientes oncológicos que está disponível em:https://sboc.org.br/guias-e-infograficos/item/2145-covid-19-vacinacao-de-pacientes-oncologicos.

* Uma auditoria executiva será realizada para garantir a fidelidade de todos os dados recebidos e a credibilidade do estudo.

 

SOBRE A SBOC – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a entidade nacional que representa mais de 2,2 mil especialistas em oncologia clínica distribuídos pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Fundada em 1981, a SBOC tem como objetivo fortalecer a prática médica da Oncologia Clínica no Brasil, de modo a contribuir afirmativamente para a saúde da população brasileira. É presidida pela médica oncologista Dra. Clarissa Mathias, eleita para a gestão do biênio 2019/2021

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário