PARA O FINAL DE SEMANA: oito dicas para montar uma linda e deliciosa tábua de queijos
Se gostou compartilhe!
As tábuas de queijos podem agradar diversos paladares pela variedade de sabores e texturas, portanto, são recomendadas para ocasiões diversas, atendendo como entrada ou petisco. Mas você sabe como montar uma tábua de queijos? Na Escola do Queijo, um projeto da Tirolez, que visa tornar consumidores em especialistas em queijos, há uma videoaula mostrando todos os segredos para montar uma tábua de queijos perfeita.
Confira os oito passos para montar a sua tábua de queijos:
1º passo: é essencial que você pense na situação em que a tábua de queijos será servida, afinal, existem queijos para todos os momentos;
2º passo: escolha o prato que você mais gosta, uma tábua de mármore ou de madeira suficientemente grande para servir os queijos e os seus complementos;
3º passo: utilize de quatro a oito variedades de queijos, para que todos os queijos harmonizem uns com os outros e seus complementos;
4º passo: para não desperdiçar, separe de 150g a 200g de queijo, no máximo, por pessoa;
5º passo: agora é a hora de escolher os queijos para compor sua tábua de queijos. Abuse da criatividade e invista em diferentes combinações de sabores, diferentes texturas, tipos de cascas, maturação e intensidade. Outra dica importante é: nunca jogue fora as cascas dos queijos, pois acrescentam aromas e sabores que diferenciam um queijo do outro.
6º passo: cada queijo tem um tipo de corte, e as formas podem variar, como cubinhos, triângulos, fatias e até pedaços. Para uma experiência compelta, vale o investimento em facas especiais para cada tipo de queijo, mas as facas multiuso são ótimas alternativas.
7º passo: agora é hora de montar. O comum é servir seguindo a ordem dos ponteiros do relógio, ou da esquerda para a direita se for um prato retangular. Você pode começar dos sabores mais suaves e deixar os mais fortes para o fim.
8º passo: inclua os acompanhamentos. Você sabia que é possível suavizar um sabor ou até acentuá-lo ainda mais? Para o Queijo Brie, utilize mel e nozes; já o Queijo Gruyère e o Queijo Reino combinam com focaccia, frutas secas e frescas, como a uva. E para o Queijo Parmesão, o ideal é o acompanhamento com azeitonas e presunto cru.
Outra entrada prática e deliciosa é o patê à base de Creme de Ricota. Pensando nisso, que tal aprender a fazer dois patês de sabores diferentes? Veja como fazer um Creme de Ricota com Azeitonas Pretas e um Creme de Ricota com Ervas Finas. Assim, sua tábua de queijos ficará ainda mais apetitosa!
Patês variados à base de Creme de Ricota
Creme de Ricota com Azeitonas Pretas
Ingredientes:
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez
10 azeitonas pretas picadas
1 pitada de sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
– Em um mixer, coloque as azeitonas, o Creme de Ricota Tirolez e uma pitada de sal e pimenta-do-reino e bata até que tudo esteja bem misturado. Sirva em seguida.
Creme de Ricota com Ervas Finas
Ingredientes:
1 embalagem de Creme de Ricota Light Tirolez
2 colheres (sopa) de ervas finas picadas (dill, salsinha, cebolinha)
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
Modo de preparo:
– Em um mixer, coloque o Creme de Ricota Light Tirolez, as ervas picadas e uma pitada de sal e pimenta-do-reino e bata até que tudo esteja bem misturado e sirva em seguida.
JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?