De Ribeirão à Munique: onde se hospedar nas cidades da cerveja
Se gostou compartilhe!
Para o Dia Internacional da Cerveja, Booking.com apresenta os destinos mais recomendados pelos brasileiros para degustar uma gelada
Cerva, breja, gelada, litrão, cervejinha… Não importa o apelido recebido em cada região do país, a paixão nacional é mesmo a cerveja, perfeita para celebrar desde datas especiais a situações cotidianas, como um happy hour após o trabalho. Inspirada no Dia Internacional da Cerveja, que é celebrado na primeira sexta-feira de agosto, e considerando que 19%* dos viajantes brasileiros querem ter uma experiência gastronômica em 2021, a Booking.com selecionou oito das melhores cidades do mundo para quem gosta de cerveja, com base em recomendações de viajantes brasileiros na plataforma.
Entre todas as cidades no planeta, Ribeirão Preto foi eleita a mais recomendada pelos brasileiros para degustar a bebida. O destino é considerado um dos polos gastronômicos e cervejeiros do país e ficou famoso justamente pelo chopp. É um lugar ideal para fazer um tour por suas várias cervejarias artesanais e conhecer as deliciosas produções locais.
Onde se hospedar: o Ibis Styles Ribeirao Preto Jardim Botanico permite uma imersão completa no mundo cervejeiro, já que o local é inteiro decorado com imagens e expressões relacionadas à cerveja, além de oferecer um bar aos hóspedes.
Em meados do século XIX, em Petrópolis, foi fundada a primeira cervejaria do Brasil. Obrigatória para quem ama a bebida, a cidade oferece mais de 20 marcas locais, cervejarias abertas à visitação, com tours para quem se interessa em conhecer todo o processo de produção da cerveja, e uma agenda de eventos com atrações durante o ano todo, incluindo a tradicional Bauernfest.
Onde se hospedar: a Pousada Pataca De Prata – Pousada De Época fica bem localizada e próxima a pontos de interesse para os cervejeiros. Sua arquitetura e decoração de época conecta os hóspedes ao passado de Petrópolis.
A cidade da Oktoberfest brasileira e do Festival Brasileiro da Cerveja também não poderia ficar de fora desta lista. Além de tudo, o destino recebeu, em 2017, o título de Capital Nacional da Cerveja, então vale a pena conhecer as novidades de suas microcervejarias e fazer um roteiro pela Rota do Vale da Cerveja, que também abrange cidades vizinhas.
Onde se hospedar: os visitantes do Villa do Vale Boutique Hotel podem degustar rótulos de cerveja regionais no bar e restaurante Botic. Além disso, o hotel disponibiliza suítes com sauna e banheira de hidromassagem.
4 – Campos do Jordão, São Paulo
Famoso destino de inverno paulista, em Campos do Jordão os turistas podem fazer passeios guiados em uma fábrica de cerveja. Na cidade, também está localizado o Parque da Cerveja. O local ao ar livre pertence à marca Cerveja Campos do Jordão e oferece experiências variadas aos visitantes, como um tour para conhecer o processo de produção, piquenique cervejeiro e harmonização de cerveja com charuto.
Onde se hospedar: assim como o Parque da Cerveja, o Hotel Boutique QUEBRA-NOZ possui um visual integrado à natureza. O local oferece café da manhã regional, piscina aquecida de borda infinita, adega e spa.
5 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Não é só de Copacabana e um clima de 40ºC que é feito o Rio de Janeiro! A cidade também é uma das queridinhas entre os brasileiros quando o assunto é cerveja. Seja para beber uma latinha gelada na orla, apreciando a vista, ou degustar uma cerveja artesanal mais encorpada, há opções para todos os gostos. Com centenas de marcas e bares especializados na bebida, a paixão nacional é muito bem servida na capital carioca.
Onde se hospedar: com belas vistas do Leblon, o JANEIRO Hotel oferece um simpático bar aos hóspedes, o Cedilha, com pratos brasileiros, petiscos e carta de drinques e vinhos. Um lugar perfeito para degustar uma gelada e apreciar as paisagens da cidade maravilhosa.
6 – Belo Horizonte, Minas Gerais
Belo Horizonte também não foi esquecida pelos amantes de uma boa cerveja, afinal o destino é conhecido como a “Capital Nacional dos Botecos”, dado que a proporção entre bares e número de habitantes é bem alta. Uma boa pedida para quem gosta da bebida é visitar o centro, uma das regiões mais boêmias da cidade. Além disso, Belo Horizonte também já foi contemplada internacionalmente em um concurso de cervejas, com a medalha de ouro da Wäls Brut em uma edição do World Beer Cup.
Onde se hospedar: o Ramada Encore by Wyndham Belo Horizonte Virginia Luxemburgo, além de possuir um bar e piscina ao ar livre, tem ótima localização para quem quer conhecer a vida noturna da cidade.
A produção de cerveja está enraizada na cultura alemã, e Munique é uma cidade dinâmica repleta de bares tradicionais bávaros, como o famoso Hofbräuhaus, fundado em 1589. Nos últimos anos, várias cervejarias artesanais foram inauguradas, oferecendo certa concorrência às cervejarias tradicionais e refletindo as exigências de moradores locais, inclusive por cervejarias orgânicas.
Onde se hospedar: o Hotel Brouwerij Het Anker é imperdível para apaixonados por cerveja. O hotel fica localizado em uma cervejaria do século XV, a uma curta caminhada da charmosíssima Grote Markt, além de contar com uma brasserie autêntica e um terraço.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida entre uma amostra de adultos que viajaram a negócios ou a lazer nos últimos 12 meses, e que planejam viajar nos próximos 12 meses (se/assim que as restrições de viagem forem suspensas). Ao todo foram entrevistadas 47.728 pessoas em 28 países.