O Novo Ensino Médio: quem está preparado?
Se gostou compartilhe!
O Novo Ensino Médio já é realidade, mas todas as escolas já estão preparadas? O novo modelo de ensino que foi anunciado pelo Ministério da Educação em 2017 deve ser praticado por todas as instituições de ensino públicas e estaduais, em 2022, mas será que estão todas prontas? O COC JS, localizado em Serrana (SP), desde sua chegada na cidade, já se estruturava para as mudanças, entretanto é neste ano que os alunos vivenciarão tudo o que o novo modelo de ensino tem a oferecer e o colégio garante que está pronto para as mudanças.
Mas, o que muda? De acordo com Mislaine Soares, nova diretora do COC JS (vamos apresentá-la melhor em uma matéria especial), a mudança aumentará a carga horária total dos três anos que englobam o Ensino Médio, que vai passar de 2.400 para 3.000 horas, sendo 1.800 dessas horas destinadas para o itinerário formativo, que são conjuntos de disciplinas, projetos, núcleos de estudos e outras situações de trabalhos que farão com que os jovens se aprofundem em Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. As mudanças são fruto da Medida Provisória 746/2016, convertida na lei federal de número 13.417/2017, que exigia que as mudanças deveriam ser feitas até 2022.
Mislaine acredita que a mudança é positiva e necessária. “O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil, contribuindo com o desenvolvimento do projeto de vida, promovendo a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias. Além disso, ainda tem a proposta de fazer destas habilidades uma base comum a todos os estudantes. Diante de tudo isso, aprovo e acredito no grande estímulo que o estudante desta etapa do ensino terá, pois fazer destes indivíduos protagonistas de sua própria jornada é algo que transformará a sociedade do futuro, assim acredito e trabalho para isso”, declara.
Ela explica que os jovens já verão as mudanças assim que voltarem das férias. “Na grade curricular de 2022 os primeiros anos do ensino médio já terão disciplinas comuns e os itinerários formativos, que desenvolverão as habilidades de pesquisa, investigação, resoluções de problemas e projeto de vida pautada na escolha profissional de maneira que o jovem descobrirá suas habilidades, por meio de pesquisas, autoconhecimento e troca de experiências. Abordaremos também o mundo digital, educação financeira e outras habilidades necessárias para o mundo moderno”, conclui.