Buteco Vive: 10 milhões de pessoas circularam pelos bares participantes do concurso Comida di Buteco

Se gostou compartilhe!

 

Com o petisco “Tá de Rolo Repolho” Aquíferos Bar é o campeão do Comida di Buteco 2022 em Ribeirão Preto; Empório Mobiglia e BarBaridade ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente

Em seus 22 anos, o concurso Comida di Buteco, tem como proposta mostrar a comida boa que os “butecos”, os ambientes mais democráticos, que o brasileiro ama frequentar. A expectativa é que na primeira etapa, finalizada no início de maio, os mais de 700 estabelecimentos de norte a sul do país tenham recebido, no total, 10 milhões de fregueses. A fim de promover estabelecimentos familiares, o circuito, que conquistou moradores de cidades como Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, entre outras, parte agora para as partes finais da premiação, até o meio do ano.

A primeira fase do concurso começou no mês de abril e contou com a participação do público e jurados a fim de eleger o melhor “buteco” de 21 localidades. Com base nisso, a segunda etapa consiste na ida de novos jurados a esses estabelecimentos e suas avaliações, para assim partir para seu último round. A visita do júri aos estabelecimentos ganhadores ocorrerá do dia 1 a 19 de junho, e a premiação do Melhor Buteco do Brasil será dia 5 de julho, em São Paulo, em um evento reunindo os 21 campeões e seus petiscos.

“Entendemos a importância de potencializar bares familiares, principalmente após a pandemia, quando 33% dos “butecos” registrados na nossa base foram fechados”, explica Flávia Rocha, sócia e organizadora do concurso. Durante o mês do concurso, ela ainda destaca que a ação ajudou os estabelecimentos em relação às vendas: “Até agora estimamos um crescimento de 65% sobre o mês anterior ao concurso”, conta.

Mesmo com o isolamento, a edição de 2021 gerou 4.500 empregos diretos e impactando 17 milhões de pessoas, tanto in loco quanto nas redes sociais. Para Flávia isso mostra que o Comida di Buteco é muito mais do que um concurso, “ele alavanca de forma poderosa toda a cadeia na qual o buteco está inserido”, finaliza.

RIBEIRÃO PRETO

Em Ribeirão Preto o grande campeão de 2022 foi o Aquíferos Bar, que trouxe o “Tá De Rolo Repolho”, um charuto de repolho com recheio de calabresa, carne moída e arroz ao molho caseiro de tomate. Alex de Almeida, dono do bar vencedor falou emocionado sobre a conquista: “Eu não esperava, os melhores bares de Ribeirão estão aqui hoje, foi uma surpresa muito grande, a gente queria tanto esse prêmio, estou muito feliz e emocionado”, diz Alex.

O dono do título de campeão de 2022 ressaltou a importância do Comida di Buteco para os bares de Ribeirão Preto, principalmente na retomada ao presencial durante a pandemia: “Temos que agradecer o concurso que desde sempre ajuda todos nós”. Alex falou ainda sobre a participação na etapa nacional: “É uma honra participar com os melhores do país, se eu quase enfartei ganhando aqui, acho que se eu ganhar lá é aí que eu enfarto mesmo”, conclui o proprietário aos risos.

Alex de Almeida e esposa recebem o prêmio do Comida di Buteco

O bar veterano de 56 anos de história e campeão em 2021, o Empório Mobiglia, ficou com a segunda colocação neste ano, chegando pela terceira vez ao pódio. O proprietário Marcelo Mobiglia falou sobre o vice-campeonato: “Esse ano foi surpreendente a visita do público, não esperávamos tanta gente. Fico muito feliz com o segundo lugar e agradeço a toda equipe e a minha família”, comenta Marcelo. O bar vice-campeão, localizado na região central da cidade, teve como petisco o “Arrumadinho”, uma ponta de peito desfiada e gratinada com creme de queijos, acompanhada de cebola caramelizada ao vinho e batata rústica.

O terceiro lugar ficou para o boteco do Campos Elíseos, o BarBaridade Espetos & Bar, que concorreu com o prato Crocantinhos da Therezinha, que são: cestinhas recheadas com purê de abóbora cabotia cobertas com carne seca, gratinadas com queijo. “O Comida di Buteco foi muito importante para gente nessa retomada, sabemos que foi difícil para todos e ficamos felizes por ter esse resultado chegando ao pódio”, fala Gabriel Mazoroski, proprietário do bar.

Sobre o Comida di Buteco

O concurso Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes a fim de eleger os bares familiares mais queridinhos da população amante de buteco. Desde 2016, o concurso elege o Melhor Buteco do Brasil, baseado nos quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. No total, o projeto já impactou diretamente 10 milhões de vidas pelas ações realizadas ao longo dos 22 anos, e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 circuitos. O 21º concurso, que acaba em Julho deste ano, levou a temática Buteco Vive a fim de incentivar a população brasileira a frequentar mais estabelecimentos familiares e não deixar a cultura do boteco morrer.

 

JÁ SEGUE A SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário