Começa hoje Festival Arigatô em Ribeirão Preto
Se gostou compartilhe!
Ribeirão Preto recebe nesse final de semana o Festival Arigatô de cultura japonesa, que será realizado no Espaço Cultural da Paróquia Santa Teresinha Doutora, na Ribeirânia. A entrada é franca nos três dias de festa, de sexta a domingo (8, 9 e 10 de julho). Também serão gratuitas as 57 atividades que o evento vai promover: 39 apresentações culturais e 18 oficinas de pipa modelismo, bonsai, culinária, origami, mangá, aikido e arena game, além de exposição e venda de orquídeas que inclui várias espécies raras.
O evento, cujo nome é uma homenagem à forte influência cultural da imigração japonesa no Brasil, ocorrerá nos mesmos moldes do antigo Festival Tanabata, que foi realizado em Ribeirão Preto por 24 edições.
No espaço gastronômico do Arigatô, estarão disponíveis alimentos que o público costumava consumir no festival anterior. Serão dezenas de pratos típicos como harumaki, poke salmão, tempurá de legumes, tempurá de sorvete, yakitori, udon, inarizushi, além dos famosos sushis, sashimis, guiozas, temakis e yakissobas, entre outros.
Um dos destaques dentre as apresentações culturais são os taikos, instrumentos de percussão tradicionais da cultura japonesa, além de desfiles de cosplayers, com uma novidade: o Afro Samurai. Baseado no mangá de Takashi Okazaki (2000), o anime é típico do Japão feudal futurístico e pós-apocalíptico e foi criado para o público afro-americano, sendo que todas as pessoas envolvidas na cena, da direção à atuação, eram negras. No palco, durante o desfile, o cosplayer Maycon Felix, que vai encarnar o Afro Samurai, fará uma pequena apresentação, contando alguns detalhes dessa história para o público.
Com apoio da Prefeitura e da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, o Festival Arigatô é um projeto do Instituto Biotropica, aprovado em primeiro lugar pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio do PROAC 2021.
A coordenação orienta a população a utilizar máscara o maior tempo possível, durante a permanência no local. Outra dica é o uso de transporte coletivo para evitar congestionamento. Haverá ambulância no local, equipes de limpeza e segurança, além do apoio da Polícia Militar.
Na sexta-feira, o Festival Arigatô começará às 18h. No sábado e no domingo, a abertura será às 11h. O encerramento será sempre às 23h. As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições devem ser feitas meia hora antes de cada oficina.