DIA DA CERVEJA: A cerveja pode SIM ser a combinação perfeita com os pratos da estação
Se gostou compartilhe!
Por Jousy Mirelle
Ainda é inverno, gente! Por aqui parece que só durante a noite esfria um pouco mais, mas sempre dá para incrementar nos pratos de dias mais frios. Quando se fala em frio todo mundo já pensa em vinho, mas como eu não sou apreciadora da bebida que vem da uva (isso eu deixo pra Ariane), estou aqui para falar do que eu bebo: cerveja. O que pouca gente sabe é que a bebida que é febre nacional é uma ótima pedida para harmonizar pratos da estação. Há estilos que combinam perfeitamente com climas mais frios e suas elaboradas refeições, vindo a proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica. Para explicar como essas harmonizações podem ser feitas, o beer sommelier da cervejaria Berggren, Robson Vergillio, explica quais as combinações mais indicadas, confira:
– Sopa
Quase ninguém vai acreditar, mas sopa combina com cerveja. O improvável acontece porque a bebida não precisa estar extremamente gelada. No rótulo é possível verificar qual a temperatura ideal. Há diversos tipos de sopa, como o caldo-verde (que eu amo fazer), que combina com uma India Pale-Ale, justamente por suas notas florais e cítricas, além de corpo médio e amargor intenso.
– Fondue
Quando penso em inverno o fondue já vem na minha cabeça. Não dá para saborear essa delícia, em tempos de pandemia, com os amigos, mas com a família pode ser um momento especial. Costumo fazer fondue de carne, de chocolate e o mais tradicional: o de queijo, que combina perfeitamente com o estilo de cerveja Strong Ale. Essa cerveja possui aroma marcante e intenso, textura licorosa e um toque de amargor mais pronunciado.
– Chocolate
Já que falei em chocolate, não podia deixar ele pra trás. As sobremesas também podem ser apreciadas com cerveja e eu tenho um segredo pra contar: eu adoro! Para experimentar essa experiência gastronômica única, o estilo que mais combina é o Porter. Com ampla variação de aromas torrados, permeando entre café, chocolate, biscoito e até o toffee, possui sabor e amargor equilibrado entre os lúpulos e maltes torrados presentes na receita.
– Feijoada
Acho que essa é a mais fácil de combinar. A feijoada é um prato típico brasileiro e com certeza é apreciada com uma boa cerveja ao lado por muita gente. A melhor pedida é uma cerveja leve como a Witbier. Além da semente de coentro, ela possui raspas da casca de laranja e limão, ingredientes que lhe conferem um toque de criticidade.
– Crème Brulée
Tradicional sobremesa francesa, o Crème Brulée é feito com gemas, creme de leite fresco e baunilha, e costuma ser uma ótima opção nessa época fria do ano. O estilo de cerveja pedida é a Weissbier. Como a cerveja não passa pelo processo de filtração, ela mantém parte das leveduras na garrafa conferindo aspecto turvo à cerveja. No aroma apresenta notas delicadas de cravo e banana, típicas do estilo, e no sabor um perfeito equilíbrio entre os ingredientes.
– Pratos apimentados
No frio nada melhor que um prato apimentado e não tem representante melhor que uma boa comida mexicana, como a carne com chilli, taco e burritos. Uma cerveja que harmoniza muito bem com essas iguarias mexicanas é a Pale Ale. No aroma, o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte.
Lombo com cerveja do chef Ulisses Dinardi
Eu tenho um amigo que é expert na cozinha. O chef Ulisses Dinardi tem um restaurante na Bahia, chamado Porto Galeto, e agora está se aventurando de youtuber (vocês tem que segui-lo porque ele faz umas receitas incríveis e super fáceis). Ele é tão bom que já cozinhou para o Neymar e fez parte do projeto “Cook Ing with Kids”, do chef britânico Jamie Oliver. Eu e a Ariane pedimos para ele fazer, em seu canal, um prato que harmonizasse com cerveja. Ele disse que faria uma receita que tanto o ingrediente quanto a bebida servida com o prato pudesse ser a mesma cerveja: eis que surgiu o caldo de lombo com a Doppel Bock, da Walfänger (cervejaria de Ribeirão Preto).
Ele explica que é preciso tomar cuidado com a bebida número um do Brasil, já que não são todos os pratos que harmonizam. “O amargor intenso da cerveja faz com que ela não possa ser harmonizada com tanta facilidade como o vinho, por exemplo. Mas, dá ainda para usá-la em risotos, carnes e alguns outros pratos de sabores mais marcantes”, explica o chef.
Assista ao vídeo completo da receita de lombo com cerveja aqui