Alunos se preparam para a OBMEP no COC JS

Se gostou compartilhe!

Alunos do COC JS, em Serrana (SP), estão se preparando para participar da 17ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A escola dividiu as turmas e organizou as aulas que acontecem às segundas e terças-feiras, à tarde. Participam estudantes desde o 6º ano, do Ensino Fundamental II, até o 3º ano, do Ensino Médio. Os professores responsáveis pelo projeto são Leonardo Prates e Renan Cochoni de Souza que acreditam em medalhas para a escola. A primeira prova acontecerá no dia 07/06.

Assisti a uma aula com o professor Léo e adorei, mas vi que aquilo não é pra mim. É para o Lourenço, meu filho que está no 8º ano, mas eu sou de Humanas e vou morrer de Humanas. Todos os alunos que participam estão ali por livre e espontânea escolha (e eu não consigo entender como alguém pode gostar de Matemática, mas tem um monte que ama – risos). As aulas são bem interativas. Eles usam seus chromebooks (que já fazem parte do material escolar de cada aluno do COC JS), seus celulares e cadernos. É impressionante: porque não tem piadinha e nem risada. Eles ficam completamente focados em apresentar uma solução para cada problema dado pelo professor. As respostas e soluções, muitas vezes, são pensadas de maneira diferente, mesmo que a resposta final seja a mesma. “Nosso objetivo é desenvolver um senso crítico no aluno para que ele possa ter um raciocínio lógico matemático e oferecer soluções diversas para um mesmo problema”, explica o professor Leonardo.

Professor Leonardo Prates em sala de aula

Para Ana Luiza Selani, do 3º Ano do Ensino Médio, a preparação da escola com os alunos veio em momento certo. “Eu estou adorando as aulas, que começaram com bastante antecedência. Nós resolvemos muitos problemas, dos anos anteriores, e isso faz com que fiquemos mais seguros”.

José Eduardo Alves Marques, do 9º ano, acredita que haverá medalha. Eu também acredito, até porque o José é um dos melhores alunos da escola, bem como todos os outros que estão participando. “As aulas com o professor Léo estão sendo muito boas. Os exercícios que ele traz são realmente difíceis, bem o que pede a OBMEP. Nosso professor também não deixa passar nenhuma dúvida, então todas as questões são resolvidas na sala”, explica.

O aluno José Eduardo diz que a escola terá medalha

 

Como Funciona a OBMEP

O professor Léo explicou pra gente como funcionam as Olímpiadas de Matemática. Ele chegou a participar da primeira, que aconteceu em 2005, como aluno no Cônego Barros, de Ribeirão Preto. “Na época, eu estava cursando o último ano do Ensino Médio, mas apesar do nome, hoje a OBMEP permite que os alunos de escolas particulares também participem”, diz.

A prova possui três níveis: Nível 1 para estudantes de 6º e 7º anos, do Ensino Fundamental II; Nível 2 para estudantes de 8º e 9º anos, do Ensino Fundamental II; e nível 3 para os estudantes do Ensino Médio. As provas são dividas em duas fases, sendo a primeira a aplicação da prova objetiva com 20 questões, diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP. A segunda fase é uma prova discursiva, contendo seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os alunos que foram classificados na primeira etapa.

A 1ª fase acontecerá no dia 07/06, no próprio COC JS, e no dia 08/10. A 2ª Fase da OBMEP acontecerá em um local escolhido pelos organizadores desta Olimpíada.

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário