Bate-papo com Joaquim Maria Botelho abre o Festival Literário da Degustadora

Se gostou compartilhe!

Abertura do festival em Ribeirão Preto será nesta sexta-feira (24/10), às 19h, e programação seguirá até o dia 2 de novembro, trazendo encontros com autores, lançamentos, oficinas e clubes de leitura

O Festival Literário de Primavera da Degustadora de Histórias começa nesta sexta-feira (24/10), às 19h, com um bate-papo com o escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho, com mediação de Menalton Braff. O evento, realizado na livraria A Degustadora de Histórias (rua Garibaldi, 485, Centro, Ribeirão Preto/SP), marca a abertura oficial do festival, que segue até o dia 2 de novembro, com uma programação variada de atividades culturais e literárias (veja a programação completa abaixo).

Durante o encontro com os leitores, o escritor abordará temas como literatura, memória e herança intelectual, tendo como ponto de partida a obra e o legado de sua mãe, Ruth Guimarães (1920-2014), autora do clássico Água Funda, leitura obrigatória da Fuvest 2025/2026 e uma das vozes mais importantes da literatura negra e regional brasileira. Ao lado da irmã, Júnia Botelho, Joaquim é autor do livro Histórias da casa velha: biografia e legado de Ruth Guimarães (Editora Nocelli, 2022).

“Vou falar sobre minha relação com os livros, meus estudos sobre crítica literária e minha conexão com escritores contemporâneos. Certamente será uma conversa prazerosa com meu grande amigo Menalton”, adianta Joaquim.

Além de jornalista e ensaísta, Joaquim Maria Botelho presidiu a União Brasileira de Escritores (UBE) entre 2010 e 2015, e é reconhecido por sua contribuição à difusão da literatura e da memória cultural brasileira. Entre suas principais obras estão, Lá dentro (Editora Reformatório, 2019), O livro de Rovana (Editora Pasavento, 2016) e Costelas de Heitor Batalha (Editora Évora, 2015). Sua trajetória reúne passagens por veículos como Revista Manchete, TV Globo e TV Bandeirantes, além de atuações como tradutor e professor universitário.

“Tenho uma história quase de berço com a literatura. Minha mãe declamava poemas e lia histórias para os nove filhos, dos quais eu certamente sou o herdeiro literário. Mesmo quando optei pelo jornalismo, a literatura nunca deixou de me acompanhar”, destaca o autor.

 

Programação segue até 2 de novembro

O Festival Literário de Primavera é uma realização da Degustadora de Histórias Livraria e Editora, em parceria com o Instituto Agir Ambiental, e contará com bate-papos, lançamentos, oficinas e clubes de leitura. O evento tem apoio cultural de 60 Minutos Escape (Shopping Santa Úrsula) e Amo Pet Ribeirão.

A programação do primeiro final de semana do evento conta ainda com os lançamentos dos livros Entre o amor, a espada e o sangue, de Vanessa Cortez, e Casa alheia, de Silvio D’Arzo, bate-papo sobre tradução literária, encontro com o autor Matheus Arcaro e oficinas de encadernação e carimbos ex-libris.

“O festival reafirma o papel da Degustadora como um espaço de encontro entre leitores, autores e ideias, além de contribuir para fortalecer a cena cultural de Ribeirão Preto e da região, valorizando a literatura como um bem coletivo e acessível”, destaca a editora e livreira Melissa Velludo.

Serviço
Festival Literário de Primavera da Degustadora de Histórias 2025
Data:
 24/10 a 02/11/2025
Local: Livraria A Degustadora de Histórias (rua Garibaldi, 485, Centro, Ribeirão Preto/SP)
Mais informações e inscrições: (16) 99799-0839

Programação

24/10 – Sexta-feira

19h – Bate-papo com os autores Joaquim Maria Botelho e Menalton Braff

25/10 – Sábado

10h – Lançamento do livro Entre o amor, a espada e o sangue, de Vanessa Cortez

14h – Bate-papo com influenciadoras digitais que falam sobre livros: Vanessa Benko, Marília Trevisani, Raquel Souza e Duda Léo

16h – Bate-papo sobre tradução literária com Thais Carvalho Azevedo (russo), Renato Marques (inglês) e Edson Parise (italiano)

17h – Lançamento do livro Casa alheia, de Silvio D’Arzo, com a presença do tradutor e editor Edson Parise

26/10 – Domingo

9h – Oficina de encadernação com Alexandre Guidorizzi

10h – Oficina de carimbo ex-libris com Dandara Martins

11h – Bate-papo com o autor Matheus Arcaro sobre o livro O lado imóvel do tempo

 

27/10 – Segunda

19h – Bate-papo com a autora Carla Guerson (mediação de Ana Wolfe)

 

29/10 – Quarta-feira

19h – Bate-papo com a autora Renata Belmonte (mediação de Lucas Lotério)

 

31/10 – Sexta-feira

17h – Happy hour da Degustadora Editora, com bate-papo sobre edição de livros e divulgação da obra vencedora do Concurso Literário 2025

19h – Clube de leitura Gaia – Encontro sobre o livro Essa coisa viva, de Maria Esther Maciel

 

01/11 – Sábado

10h – Lançamento do livro Enfim a liberdade, de Menalton Braff, e bate-papo com o autor

13h – Bate-papo com Marco Aurelio Lucchetti sobre a obra de seu pai, Rubens Lucchetti

14h – Clube de leitura sobre o livro Drácula, de Bram Stoker, com mediação de Marco Aurelio Lucchetti

15h30  Oficina de carimbo ex-libris com Dandara Martins

16h – Oficina de Cordel com Elaine Christina Mota

 

02/11 – Domingo

10h – Bate-papo com Luiz Puntel sobre as suas obras na Coleção Vaga-lume

 

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário