Cerca de 250 mulheres apoiaram a ação solidária “Lenços do Bem”
Se gostou compartilhe!
Por Ariane Ribeiro
Cerca de 250 mulheres participaram da ação solidária “Lenços do Bem”, que aconteceu no último domingo, no Parque Raya, em Ribeirão Preto. O objetivo era levar mulheres em tratamento de câncer de mama, além da família e amigas destas pacientes para troca de experiências. Colocar o lenço na cabeça é um dos grandes desafios enfrentados por essas pacientes. Todas as mulheres presentes sentiram isso na pele. Elas chegaram com o lenço na mão, envergonhadas, tímidas, porque não conseguiram colocar sozinhas.
“É quase a mesma coisa que ficar sem roupa. O cabelo para uma mulher significa muito. Sentar em frente ao espelho e ter que reconstituir a sobrancelha com um lápis porque você perdeu todos os pelos do seu corpo, se enxergar dessa forma é difícil. Para nós pacientes em tratamento, o grande desafio dessa doença é não perder a autoestima”, explica Aline Almeida, organizadora da ação.
Para auxiliar e ensinar a amarrar os lenços e a fazer a maquiagem, o evento contou com a participação das maquiadoras Monica Leitte, que esta redescobrindo a vida após terminar seu tratamento contra o câncer; e a diretora independente de vendas da marca Mary Kay, Ligia Pamplona Fernandes.
A ação também teve a participação do Boticário que garantiu muitos mimos em forma de amostrinhas de vários produtos da marca, desde perfumes e cremes corporais até tratamento para os cabelos.
Equipe Boticário participou da ação presenteando a mulherada com amostrinhas dos produtos da marca.
O evento foi realizado pela união de várias pessoas em prol da mesma causa – a luta contra o câncer. “O departamento de fiscalização Geral de Ribeirão Preto de imediato liberou o espaço dentro do parque. A tenda usada no local foi doada pelo pastor da igreja Batista Vida Abundante, Rogério Marcos da Silva. Ganhamos também balões e duas camisetas personalizadas com o nome do evento, doados pela empresa Xerokinho e RP Camisetas. Além, claro, do apoio da minha família e amigos”, conclui Aline.
Conversa com o Mastologista
O ponto auto desse encontro foi a participação do Mastologista Dr. Gustavo Zucca. De forma humana e amorosa ele acolheu todas as pessoas que passaram pelo evento, sanando dúvidas e conscientizando da importância do diagnóstico através do autoexame. “O trabalho é de conscientização, daí a importância do Outubro Rosa. Se o diagnóstico for no inicio as chances são bem maiores. Conseguimos tratar o problema com mais eficiência”, explica o mastologista que começou a palestra explicando o que era o câncer.
Além do acompanhamento profissional que um médico tem que oferecer, dr. Zucca enfatiza que o profissional tem que ser acima de tudo amigo do paciente.“Todas vocês tem direito a um tratamento digno. Não se contentar com o que é oferecido, indagar sobre todas as questões relacionadas ao tratamento com o seu médico, não ter medo de lutar pela vida. Aí sim será construído uma relação de confiança entre médico e paciente”, explica o especialista.
“O tratamento do câncer de mama é como subir uma escada com vários degraus. Em um primeiro momento vocês mulheres acham que não vão conseguir. Sensação natural, mas equivocada. Pois com a ajuda de bons profissionais vocês terão suporte, e em um piscar de olhos, você estará no topo dessa escada, sorrindo, olhando para sua experiência vivida abaixo e dizendo: passou, estou bem, cheguei a um final feliz!”, conclui o mastologista emocionando todas as mulheres que o ouviam atenciosamente.
Crédito fotos: Emily Teixeira
Já segue o Segura pelo instagram?