COC Serrana faz avaliação inicial de alunos e coloca projeto Catavento em prática
Se gostou compartilhe!
Foram dois anos de pandemia, com aulas online ou em regime de revezamento de dias – uma situação que muita gente nem imaginava que um dia poderia acontecer. Mas, a Covid-19 deixou muitas crianças com defasagem pedagógica. O COC JS, em Serrana (SP), desde que teve que iniciar as aulas à distância (em 2020) já se preparou com a plataforma online do COC, feita especialmente para a ocasião. Os professores davam aulas de suas casas, mas o aproveitamento pedagógico de parte dos alunos não foi satisfatório, pois assimilar os conteúdos a distância, nessa faixa etária, não é a mesma coisa que presencialmente, em casa as distrações são mais frequentes (Eu contei aqui para vocês que peguei meus filhos jogando com o professor em aula, né?). Além disso, muitos foram os alunos recebidos vindos de outras escolas. O que fazer para não deixar essas crianças e adolescentes perdidos? Já que tudo voltou ao normal era hora de colocar um projeto em prática: o Catavento.
A professora Jacqueline Durães Pereira de Souza, pedagoga e contratada especialmente para coordenar o projeto, explica que o Catavento surgiu com a proposta de recuperar a aprendizagem do aluno, seja ele por oportunidades perdidas ou conteúdos não assimilados. “Para saber realmente quais dificuldades estão presentes nos alunos, foram realizadas provas diagnósticas com conteúdos de sua série condizente”, explicou ela que com o resultado das provas conseguiu diagnosticar os principais problemas individuais.
Com o resultado das avaliações em mãos, cada estudante será direcionado para as aulas que mais tem dificuldades. Para não atrapalhar o andamento das disciplinas em sala de aula, foram contratados novos professores, especialmente, para as aulas de reforço. “Serão trabalhadas todas as disciplinas, no entanto, Português e Matemática serão trabalhadas com maior intensidade, pois são primordiais para um bom desempenho em outras disciplinas”, explica Jaqueline.
Por que Catavento?
Mislaine Soares, diretora da escola, explicou que o nome “Catavento” tem uma simbologia bonita. O catavento é o símbolo da erradicação do trabalho Infantil. Aqui dentro se refere a recuperação de aprendizagem. É para o aluno que não está indo bem ou que vem de outra escola e não está conseguindo acompanhar o restante da turma. Com essa recuperação vamos poder ver o andamento da aprendizagem individual de nossos alunos. Só assim poderemos sanar os problemas, já que cada indivíduo tem uma particularidade e isso não é diferente com as dificuldades”, explica.
Já Meire Teixeira, diretora executiva da escola, explicou que gostou do nome porque quando o vento bate, ele gira de forma coesa, rápida e bonita. E assim deve ser a educação”, finaliza.