Começa nesta terca a 1ª Semana de Acessibilidade da AEAARP
Se gostou compartilhe!
A AEAARP – Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto – realiza, de 21 a 23 de outubro, a 1ª Semana de Acessibilidade, sempre a partir das 18h30. Além das palestras, o evento vai expor objetos adaptados pelo Instituto Senai de Tecnologia Assistiva, da escola SENAI Ítalo Bologna, de Itu (SP). O destaque é a máquina de costura adaptada para uma pessoa tetraplégica.
A Semana de Acessibilidade propõe a reflexão sobre limites invisíveis que dificultam a inclusão, incluindo esse debate em experiências das engenharias, arquitetura e políticas públicas
Na abertura (21/10) a palestra será conduzida pelo arquiteto e urbanista José Quirino de Arruda, profissional com deficiência visual. Na palestra Olhar de dentro: desafios e experiências na arquitetura sem barreiras, ele apresenta uma reflexão sensível e prática sobre como projetar cidades sem exclusão.
No dia seguinte (22/10), o arquiteto e urbanista Eduardo Ronchetti de Castro – referência nacional em acessibilidade e autor de três livros sobre o tema – ministra a palestra O que uma edificação deve ter para ser acessível e aprovada nos órgãos públicos, com orientações técnicas e reflexões sobre a importância de alinhar projetos às exigências legais e sociais.
No encerramento (23/10), duas abordagens propõem reflexões complementares sobre o mesmo tema: O papel das secretarias na aprovação de projetos, ministrada pelo arquiteto e urbanista José Antonio Lanchoti, conselheiro do CAU/SP e especialista em acessibilidade, e A atuação do Ministério Público na acessibilidade, palestra do promotor de Justiça Carlos Cesar Barbosa, mestre em Direito, professor universitário e ex-vice-prefeito de Ribeirão Preto.
“Queremos sensibilizar profissionais, estudantes e gestores públicos para a responsabilidade de projetar cidades mais humanas, acessíveis e justas”, destaca Fabíola Narciso, engenheira, diretora do grupo AEAARP Mulher e coordenadora técnica do evento.
O presidente da AEAARP, engenheiro Fernando Junqueira, complementa: “Nosso objetivo é criar pontes entre teoria, prática e políticas públicas. A acessibilidade é um direito constitucional, mas que ainda enfrenta barreiras na realidade urbana. Este evento busca apontar caminhos concretos para superá-las.”
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal aeaarp.org.br.
Objetos que estarão expostos na AEAARP:
Máquina de costura acessível
A máquina de costura acessível tem bancada ajustável em altura e sistema de acionamento adaptado. O pedal tradicional foi substituído por um mecanismo que pode ser operado com o antebraço, permitindo o uso por pessoas com limitações nos membros inferiores.Caixa para transporte de córneas
A caixa térmica tem baixo custo e alta eficiência para o transporte de córneas. O projeto foi aprovado pelo Inmetro e pela Anvisa e reduziu drasticamente os custos desse processo: cada unidade custa cerca de R$ 50, mais de doze vezes menos do que os modelos importados anteriormente.
Halo craniano automatizado
Equipamento utilizado no tratamento de escoliose em crianças e adolescentes. O sistema automatizado moderniza o processo terapêutico, oferecendo mais precisão, conforto e segurança durante o uso clínico.
Serviço
1ª Semana de Acessibilidade da AEAARP – Limites invisíveis: engenharia, arquitetura e acessibilidade
Data: 21 a 23 de outubro, às 18h30
Local: AEAARP – Rua Clemente Ferreira, 330 – Ribeirão Preto
Inscrições: aeaarp.org.br
Você pode gostar
Automundi Experience explora tecnologia em espaço imersivo na CASACOR Ribeirão Preto
28/08/2024
Guacamole: aprenda a receita desse clássico mexicano
17/10/2022