Dia dos Namorados: data gera oportunidades de negócios para comércio e serviços
Se gostou compartilhe!
Considerada como uma das principais datas comerciais, comemoração impulsiona as vendas do varejo, juntamente com o Natal e Dia das Mães. No entanto, para que os comerciantes aproveitem ao máximo a ocasião, especialistas orientam que é essencial estar bem preparado, saber onde investir em campanhas publicitárias e elaborar ofertas especiais
Com a chegada do Dia dos Namorados, celebrada no Brasil em 12 de junho, o comércio se mobiliza para uma das datas mais movimentadas do ano. Segundo o levantamento do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, o e-commerce brasileiro deverá registrar cerca de 99,7 milhões de visitas neste ano, um aumento de 7,6 milhões em relação ao ano anterior, com uma projeção de lucro de R$ 2,5 bilhões, representando um crescimento de 30% a 60% em diversos setores.
Para os comerciantes, transformar esse potencial em vendas reais exige estratégias bem planejadas. Janaina de Moura Engracia Giraldi, Professora Titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA-RP-USP) e coordenadora dos cursos de MBA da Fundace, explica que é importante nesta época criar campanhas criativas e a personalização no atendimento ao cliente. “O Dia dos Namorados é comparável ao Natal e ao Dia das Mães em termos de impacto econômico. Empresas que aproveitam essa data para se tornarem mais conhecidas e melhorarem sua imagem têm grandes chances de sucesso”, afirma.
O primeiro ponto a destacar em qualquer que seja a campanha, segundo a professora, é a representatividade. Além disso, é essencial representar todos os tipos de casais e considerar aqueles que se sentem excluídos, como solteiros e viúvos. “É importante pensar que todos os tipos de casais (namorados, casados, hetero ou homossexuais) precisam se sentir representados. Uma ideia interessante também seria pensar em um público que normalmente se sente excluído nessa data: a sensação negativa de se ver solitário nesta data poderia ser amenizada por algumas empresas que queiram abordar o tema ‘você é sua melhor companhia’”, orienta a coordenadora dos MBAs Marketing e Gestão de Marketing Estratégico da Fundace, lembrando que o tema é romântico e remete a compras emocionais. “As sensações e emoções devem ser realçadas pelas imagens. No caso de lojas físicas, o trabalho deve estar focado dentro das lojas como perfumes, músicas, cores, vitrines temáticas, sacolas e embalagens que remetam ao romantismo”, acrescenta.
Estratégias de marketing digital
O marketing digital é uma ferramenta poderosa, segundo Janaina de Moura Engracia Giraldi, especialmente com o aumento das compras on-line. A professora explica que anunciar nas redes sociais, em aplicativos e em sites temáticos pode atingir de forma eficaz o público-alvo. “O marketing de conteúdo, com a criação de materiais relevantes e engajadores, também é uma ótima estratégia. Anúncios digitais em buscadores, links patrocinados, e-mail marketing e o uso de mídias sociais, com a ajuda de influencers, são alternativas viáveis”.
Ações criativas e românticas
No entanto, para o sucesso do negócio, o uso da criatividade é essencial. “Usar memes e tendências em redes sociais pode atrair um público jovem e divertido. Promoções que incentivem os clientes a conhecerem outros produtos da empresa, como brindes ou vales-desconto, também são eficazes”, destaca a professora. Nas lojas físicas, a atmosfera deve ser trabalhada com estímulos visuais, olfativos, táteis e sonoros que evoquem romantismo. “A data remete a certas cores, músicas e sensações táteis que podem estar mais relacionadas ao romantismo e ao amor. No ambiente on-line, como não há possibilidade de estímulos táteis e olfativos, é importante que as informações sejam claras, que as promoções estejam bem explicadas, que a forma de pagamento seja variada e que a entrega ocorra com segurança e no prazo adequado. O uso de frete grátis pode estimular as vendas, funcionando como uma promoção para estimular a compra”, mostra.
O que presentear?
Alguns produtos são mais procurados e escolhidos nesta data como roupas, perfumes, cosméticos, chocolates, cestas de café da manhã, flores, calçados, bebidas, lingeries, livros etc. “Mas podem também ser oferecidos como presente uma refeição especial (dentro ou fora de casa), viagem ou alguma experiência que seja simbólica para o casal ou mesmo a busca por itens personalizados, que demonstrem a vida do casal”, lembra Janaina.
Desafios e soluções
Planejar as ações com antecedência é fundamental para garantir que as comunicações sejam eficazes, que os estoques estejam preparados e que as entregas ocorram no prazo. “Um importante desafio é conseguir fazer o planejamento das ações para que aconteçam em tempo hábil, preparar os estoques e fazer as entregas no tempo certo. Caso a empresa não tenha estoque suficiente, terá perdido oportunidade de vendas e, caso sobre estoque, podem ser produtos não aproveitáveis em outras ocasiões”, alerta a professora. Manter a coerência com o posicionamento da marca em todas as comunicações também é um desafio importante.
Sobre a Fundace
A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país. A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP/USP.
A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada).
Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line. Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras