Cancelamento digital pode afetar a saúde

Se gostou compartilhe!

Para não se sentirem tão sozinhas, por conta do isolamento social, as pessoas estão usando mais as redes digitais e se expondo para mais pessoas. A intolerância, que muitas vezes acontece pela falta de se colocar no lugar do outro vem gerando sérias consequências à saúde mental. A prática de cancelar alguém surgiu na internet, como uma forma de demonstrar que certas opiniões são inaceitáveis. Contudo, o cancelamento, às vezes, passa dos limites, acarretando em um número maior de pessoas a busca pela aprovação a todo custo.

De acordo com o Coordenador do Curso de Psicologia, do Centro Universitário Unimetrocamp, Professor José Anizio Marim,  o sentimento que o cancelamento traz é perigoso. “Dentro das redes existe um grande medo de julgamentos, já que estamos constantemente buscando aprovação do próximo. Pessoas estão recebendo punições que não merecem, e isso acaba expandindo ainda mais os sentimento de ansiedade e depressão, podendo causar reflexões e mudanças de postura.  Existe também a possibilidade de isso se tornar um estopim para um encadeamento de pensamentos negativos, explica o professor.

APOIO

O professor conta que para ajudar e orientar os alunos, dentro do Centro Universitário UniMetrocamp existe o NAC – Núcleo de acessibilidade – que ampara os estudantes que buscam por apoio psicológico recebendo acolhimento e orientação.

O assunto nunca esteve tão em alta. O cancelamento digital acontece em forma de boicote contra uma determinada pessoa por ela ter sido mal interpretada ou feito/dito algo ruim diante das redes sociais. Vemos isso diariamente nas redes como Instagram, Facebook, Twitter etc. Em tempos de reality show então, nem se fala. O BBB nem começou e com dois dias já temos artistas como Fiuk e Carol Conka cancelados. A falta de identificação e o excesso de juízes do lado de traz da telinha levam ao tal cancelamento digital. E isso não acontece apenas com famosos. Pessoas anônimas também podem ter a vida prejudicada devido ao cancelamento. Basta alguém apertar o botão publicar, esperar alguns segundos e a vida de outra pessoa poderá ser comprometida por meses e até anos.

Com a nova era do jornalismo digital nós, jornalistas do Segura, temos muito cuidado em passar o conteúdo para vocês. Não é medo, é responsabilidade! Vontade de escrever e falar o que eu penso não me faltam. Mas, como profissionais da comunicação temos responsabilidades com o conteúdo gerado. Mas você leitor, também tem que estar bem emocionalmente. Cuidem da saúde psicológica, ela é silenciosa! Nem sempre vamos ler o que queremos, vamos nos sentir atingidos na maioria das vezes, mas temos que entender que não temos o poder, não mais, de controlar o que é falado ou exposto publicamente. Não entrem no mérito de liberdade de expressão, porque eu sou totalmente a favor. O que eu não sou a favor é da desconstrução da informação, como vem sendo feito. Ninguém tem o direito de cancelar o coleguinha.

 

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

 

 

 

Deixe um comentário