Em constante evolução, setor da construção civil avança com o auxílio da tecnologia
Se gostou compartilhe!
Recursos contribuem para otimização operacional em toda a cadeia,
cooperando para a sustentabilidade e maior segurança
A construção civil é tradicionalmente baseada em processos artesanais. Com isso, as empresas que atuam no segmento conseguem trazer um toque de identidade própria para cada lançamento que apresentam ao mercado. O grande diferencial do setor nos últimos anos tem sido aliar esse caráter de exclusividade com recursos tecnológicos avançados, que contribuem para um melhor desempenho operacional, tanto na parte de planejamento de projetos, quanto nos canteiros de obras. E isto tem sido prioridade para empresas que buscam a sustentabilidade no negócio.
Em Ribeirão Preto, a Perplan, construtora com mais de 40 empreendimentos lançados, aponta o uso da tecnologia como prioridade para otimização operacional e segurança. “Trabalhamos hoje com uma engenharia de alta performance. Por meio de softwares sofisticados, aplicamos um controle rigoroso em termos de cumprimento de normas técnicas e de padrões de qualidade. Esse nível apurado de conhecimento e de gerenciamento de dados impacta positivamente toda a cadeia produtiva, otimizando tempo, evitando desperdícios e proporcionando mais segurança e durabilidade, entre muitos outros benefícios, para o cliente que vai receber esse empreendimento”, explica Murilo Paes, diretor de engenharia Perplan.
São detalhes que, na maioria das vezes, passam despercebidos aos olhos de quem não atua no ramo, mas que impactam o dia a dia e agregam valor ao produto, como a escolha dos materiais adequados e do layout ideal para favorecer conforto térmico, acústico e lumínico. A sustentabilidade aparece em todas as etapas.
Outros elementos são mais evidentes, como os sensores de presença nas áreas comuns, para a economia de energia elétrica, os elevadores, os equipamentos de vigilância e o sistema de irrigação. Além desses exemplos, que são itens de série, cada empreendimento têm as suas particularidades na infraestrutura, incluindo reconhecimento biométrico para acesso, reservatório para captação de água das chuvas e painéis fotovoltaicos.
Tecnologia no atendimento
A tecnologia também chama a atenção no atendimento ao cliente. “Disponibilizamos um serviço chamado My Perplan, um programa de personalização, para que os clientes tenham uma melhor experiência na aquisição dos materiais de acabamento. Os clientes podem pessoalmente ou através de uma plataforma, digitalmente, de forma muito prática, personalizar seu imóvel, tendo a oportunidade de escolher itens como revestimento de pisos e paredes, louças, metais, bancadas e outros acabamentos e visualizar suas definições em uma imagem 3D”, completa Ana Paula Lasaponari, gerente de Projetos Executivos.