Exposição fotográfica une arte e ciência em microescala

Se gostou compartilhe!

A partir de 2 de julho, Ribeirão Preto recebe a exposição “Arte e Ciência em Microescala”, da fotógrafa e patologista clínica veterinária Gisele Conti. A mostra, que acontecerá na Biblioteca Sinhá Junqueira, revela, por meio de imagens impressionantes captadas com microscópio e estereomicroscópio, um universo fascinante, invisível a olho nu, que transforma elementos da natureza em verdadeiras obras de arte.

Destinado a crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos, o projeto propõe uma jornada visual e educativa por fungos de frutas, sementes, insetos, plantas, flores, pelos de animais, conchas e algas marinhas em imagens ampliadas de 200 a até 1.000 vezes.

“Este é um universo oculto e misterioso para muitas pessoas e a fotografia pode criar uma ponte entre ciência, arte e conscientização ambiental sensibilizando o visitante com uma proposta lúdica e sensível sobre a preservação do ecossistema e o combate ao desperdício de alimentos”, explica Gisele.

Gisele Conti

Além das fotos impressas em painéis, parte das imagens será exibida em lâminas microscópicas e placas de petri (recipiente usado para cultivar e observar microrganismos em laboratórios), reforçando o caráter experimental e didático da exposição.

A programação inclui oficinas e ações de acessibilidade:

● Oficina de Arte com Estereomicroscópio

Data: 12 de julho, das 10h às 12h

Com visita guiada pela fotógrafa, a oficina convida os participantes a criar desenhos com base nas imagens microscópicas, utilizando materiais como guache, lápis de cor, giz de cera e canetas fluorescentes sobre papel reciclado. Classificação livre.

● Workshop de Acessibilidade com Priscilla Gonçalves

Data: 19 de julho, das 14h às 15h30

Voltado à promoção da inclusão, o workshop abordará o uso da audiodescrição em espaços culturais e contará com recursos acessíveis para pessoas com deficiência visual.

A Biblioteca Sinhá Junqueira, localizada no Centro de Ribeirão Preto, foi escolhida por sua estrutura com acessibilidade arquitetônica, sala com leitura em braille e equipamentos de audiodescrição.

Além da mostra na biblioteca, a exposição tem previsão de circular pela EMEF Alfeu Gasparini, entre os dias 6 e 20 de agosto. A programação terá contações de histórias da atriz e musicista Luara Pepita, nos dias 6 e 7 de agosto, levando encantamento e narrativas inspiradas no mundo microscópico para os alunos.

Sobre a artista

Gisele Conti atua como fotógrafa há cerca de 10 anos, aliando seu olhar sensível à expertise científica como patologista clínica veterinária. Participou de formações com fotógrafos como Tony Miyasaka e Ary Sousa Filho. Seu trabalho já foi contemplado por editais como o ProAC e o Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, com exposições que circularam por diversas cidades do interior paulista. Em seu canal no YouTube, Citolabvet Diagnósticos Veterinários, compartilha conteúdos educativos gratuitos na área da patologia veterinária com cerca de 8 mil inscritos.

O projeto cultural Arte e Ciência em Microescala faz parte do edital Cultura em Ação, do Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto contemplado em 2024.

SERVIÇO

Exposição “Arte e Ciência em Microescala”

De 2 de julho a 2 de agosto

Biblioteca Sinhá Junqueira – Centro, Ribeirão Preto

Aberta de terça a sábado, das 9h às 18h

Entrada gratuita | Classificação livre

www.giseleconti.com.br

 

 

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário