Idosos são as maiores vítimas de óbitos por Acidente Vascular Cerebral

Se gostou compartilhe!

O AVC, mais conhecido como o derrame foi  uma das causas da morte o Papa Francisco. A doença é mais letal  na faixa etária de 80 anos ou mais

A doença também foi uma das causas do falecimento do Papa Francisco, que também morreu de intercorrência de insuficiência cardíaca. O professor de Cardiologia do Centro Universitário São Camilo Luíz Guilherme Velloso, explicou que as duas doenças possuem uma relação estreita  baseada em mecanismos fisiológicos compartilhados, ou seja, o  coração e o cérebro são parceiros de trabalho: se um não funciona direito, o outro sofre.

” Com a idade, as artérias ficam mais rígidas e estreitas, aumentando a chance de entupimentos ou rompimentos (AVC hemorrágico). Quem tem hipertensão ou aterosclerose  corre mais perigo”, explicou. Os idosos também tem maior risco de apresentar fibrilação atrial – um distúrbio do ritmo cardíaco, que pode resultar na formação de coágulos no interior do coração. “Esses coágulos podem se desprender, migrar pela circulação sanguínea e obstruir artérias do cérebro, causando um AVC isquêmico”, explicou o docente de Cardiologia do Centro Universitário São Camilo. Tanto o AVC isquêmico quanto o Hemorrágico impedem que o cérebro receba oxigênio e nutrientes essenciais, podendo causar danos irreversíveis. A rapidez no diagnóstico e tratamento é crucial para minimizar os danos e aumentar as chances de recuperação.

Insuficiência Cardíaca: No  caso do Papa Francisco, ele também teve uma insuficiência Cardíaca, é quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, diminuindo a irrigação cerebral, e aumentando o risco de eventos isquêmicos.

Os sintomas comuns são cansaço, falta de ar, inchaço nas pernas e acúmulo de líquido nos pulmões. Ambas doenças além de idosos também podem acometer pessoas de todas as idades, por isso, todos, e em especial, idosos e cardíacos devem controlar pressão, colesterol e usar remédios anticoagulantes se o médico indicar. Cuidar do coração protege o cérebro.

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário