LIDE Mulher Ribeirão Preto debate neurociência e liderança em mentoring com Ana Cláudia Carnelossi
Se gostou compartilhe!
Encontro reuniu filiadas e convidadas para discutir tomada de decisão, gatilhos emocionais e a força da comunicação na gestão de equipes
O LIDE Mulher Ribeirão Preto promoveu, na última terça-feira, 24 de setembro, um mentoring que conectou ciência e liderança. A convidada foi Ana Cláudia Carnelossi, sócia-fundadora da Carnelossi Desenvolvimento e da SA Performance & Resultados Comerciais e diretora de Conteúdo do LIDE Noroeste Paulista.
Em uma palestra dinâmica no auditório do escritório Brasil Salomão e Matthes, que teve como anfitriã Mariana Salomão, Ana apresentou o tema “Decisões que movem pessoas: neurociência e psicologia do convencimento aplicadas à liderança e negócios”, mostrando como compreender o funcionamento do cérebro é essencial para liderar com impacto.
Razão e emoção nas decisões
A especialista destacou que toda tomada de decisão envolve razão e emoção de forma inseparável. “Se a gente não escolher o que quer provocar, o cliente vai sentir por conta própria. Se comunicar é mais do que falar, é direcionar a emoção certa para alcançar o resultado desejado”, comentou.
Ana reforçou ainda a importância de olhar para o lado humano das organizações. Para ela, compreender o funcionamento do cérebro, reconhecer padrões de comportamento e perceber como a rotina afeta foco e concentração é essencial para qualquer líder. “Entender as causas de cansaço, desmotivação ou atitudes inadequadas faz parte do processo de evolução das empresas e do crescimento das lideranças”, disse.
Importância de fortalecer a liderança feminina
Sobre os desafios das mulheres que lideram grandes equipes, Ana defendeu a necessidade de cuidado pessoal e de uma gestão mais equilibrada: “É preciso se colocar na agenda, impor limites e respeitar o próprio ritmo. Dormir bem, se alimentar de forma equilibrada e reconhecer os impactos hormonais e físicos no bem-estar é fundamental. Além disso, formar bons líderes, algo que não se encontra pronto no mercado, é estratégico. É preciso olhar para o perfil comportamental, não apenas para o currículo, porque muitos desligamentos acontecem por questões socioemocionais, e não técnicas.”
Ela também ressaltou a importância de compreender gatilhos emocionais e aplicar a persuasão de forma ética para engajar equipes. “A atuação das lideranças é determinante, quem está à frente dos times responde por cerca de 70% do impacto no engajamento, mas apenas 27% desses profissionais demonstram real envolvimento. Investir no crescimento de bons gestores e estimular a prática da delegação é fundamental para elevar a performance das equipes”, destacou.
“Muitas mulheres, mesmo em cargos de decisão, não foram estimuladas a falar sobre emoções ou a usar a persuasão de maneira estratégica. Desenvolver essa competência é fundamental para convencer equipes, filhos, clientes e transformar carreiras. Saber persuadir e gerar credibilidade é essencial para o sucesso profissional e pessoal”, ressaltou Ana Cláudia.
Para Daniella Aguiar, head do LIDE Mulher Ribeirão Preto, o mentoring reforçou o propósito do grupo de promover aprendizado e troca de experiências. “Nossa missão é proporcionar momentos que unam conhecimento e inspiração. A palestra da Ana Cláudia mostrou como compreender o funcionamento do cérebro e das emoções pode transformar a forma de liderar e gerar resultados. Encontros como este reforçam o compromisso do LIDE Mulher em criar oportunidades de crescimento para todas as filiadas”, afirmou.
Você pode gostar
Arô Fest reúne grandes nomes da música brasileira neste sábado, em Ribeirão Preto
14/08/2024
Programe-se: Bloco Califórnia divulga horários dos shows de sua 8ª edição
13/02/2025