Nova obra de Menalton Braff chega ao mercado em outubro
Se gostou compartilhe!
Serrana tem um morador ilustre na cidade: Menalton Braff. O escritor está lançando nova ficção prevista para chegar aos leitores em outubro. Editada pela Reformatório, a obra foi inspirada em uma tragédia real que o escritor guarda em suas memórias desde os tempos de criança. O vencedor do Prêmio Jabuti, em 2000, com o livro “À Sombra do Cipreste”, ainda não definiu o título da obra.
Há outro componente nos bastidores do novo romance. “Lendo um livro de Freud, percebi que o tema que ele desenvolvia era parecido com a minha história”, acrescenta o escritor. Este é o 30º livro de sua carreira e o sexto pela Editora Reformatório.
Em 2024, Menalton Braff comemora 40 anos de carreira como escritor. Ele iniciou a vida profissional como professor, mas em 1987 decidiu aposentar-se do magistério. Deixou São Paulo e escolheu o município de Serrana para viver, ao lado de Ribeirão Preto.
Menalton é vencedor dos prêmios Jabuti, com o livro de contos “À sombra do Cipreste” (2000), e Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, com o romance “Além do Rio dos Sinos” (2020). Conquistou o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com “Castelo de Areia” (2016), além de inúmeras classificações como finalista e semifinalista de importantes premiações literárias.
Editora Reformatório
Uma das poucas editoras voltadas exclusivamente para a literatura brasileira contemporânea, a Reformatório surgiu em 2013. Em 2015 lançou o selo Pasavento, para publicações de livros de não-ficção. São 212 livros publicados, de 175 autores diferentes.
A Reformatório conquistou dois Prêmio São Paulo de Literatura (2016 e 2018) e três Prêmio da Biblioteca Nacional (2020, 2021 e 2022). Desde 2015, tem um ou mais títulos finalistas nos maiores prêmios da literatura brasileira. 50% do catálogo é formado por autores estreantes. Tem três obras com direitos vendidos para outros países/línguas, com livros publicados nos EUA e Líbano. Parceira do Festival MIX Brasil, promove o Prêmio Caio Fernando Abreu, uma vez por ano, que tem como premiação a publicação da obra inédita vencedora de autor estreante com temática LGBTQIAP+. Agora, está iniciando a publicação de livros de autores contemporâneos dos países de língua portuguesa.