
O que pode estar acelerando suas rugas?
Médica dermatologista Silvia Quaggio explica como a alimentação impacta na saúde da pele
O aparecimento precoce de rugas pode estar diretamente ligado aos hábitos alimentares. De acordo com a médica dermatologista Silvia Quaggio, uma dieta rica em açúcar, ultraprocessados e pobre em nutrientes pode acelerar o envelhecimento da pele, comprometendo sua elasticidade e viço.
“O que comemos reflete diretamente na nossa pele. O consumo excessivo de açúcar, por exemplo, favorece um processo chamado glicação, que danifica as fibras de colágeno e elastina, resultando em flacidez e rugas mais profundas”, explica a especialista.
Para manter a pele jovem por mais tempo, Silvia reforça a importância de uma alimentação equilibrada, rica em antioxidantes. “Frutas vermelhas, oleaginosas, vegetais verdes escuros e alimentos ricos em ômega-3 ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce”, recomenda.
Além da dieta, a médica alerta que outros fatores como exposição solar excessiva, tabagismo e falta de hidratação também contribuem para a perda da qualidade da pele. “O envelhecimento é natural, mas com cuidados adequados e escolhas saudáveis, é possível manter uma pele bonita e saudável por muito mais tempo”, conclui Silvia.