Otimismo marca os preparativos no comércio de Ribeirão Preto para o Dia das Crianças
Se gostou compartilhe!
Levantamento da Acirp aponta que quase metade dos comerciantes tem expectativa de aumento nas vendas
Os comerciantes de Ribeirão Preto estão otimistas com as vendas para o Dia das Crianças, como mostra um levantamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (IEMB-Acirp).
De acordo com os dados, 47,8% dos empresários estão confiantes ou muito confiantes que as vendas para a data serão superiores às do ano passado. O valor médio das compras deve variar de R$ 125 a R$ 200.
A expectativa positiva se reflete na preparação das 374 empresas da cidade que devem ser beneficiadas pelas compras de presentes, das quais 230 são do segmento de comércio de brinquedos e artigos recreativos (61,5%) e outras 144 atuam na venda de livros (38,5%).
Os lojistas também estão empenhados em atrair os consumidores, como mostra a pesquisa: mais da metade dos empresários (56,5%) planeja realizar promoções para impulsionar o movimento e conquistar os clientes.
“O Dia das Crianças é uma data de grande relevância para o comércio, pois além de movimentar o setor com boas oportunidades de vendas, serve como um termômetro para as festividades de fim de ano, que já se aproximam”, destaca Sandra Brandani Picinato, presidente da Acirp.
Integração digital e canais de venda
O levantamento da Acirp aponta ainda que, embora 78,3% das vendas sejam feitas em lojas físicas, 83,33% desses empresários também atenderão os clientes por meio de canais digitais, como WhatsApp e Instagram.
Isso demonstra a adaptação do comércio local ao comportamento multicanal dos consumidores, proporcionando mais conveniência e ampliando o alcance das ofertas para além do ponto de venda tradicional.
“Para garantir bons resultados, é fundamental que os empresários invistam na experiência de compra e aproveitem ao máximo as possibilidades de interação digital. Pensar em formas de fidelização, como descontos nas próximas compras, pode ajudar a fortalecer a relação com o consumidor e atrair um público mais fiel. Brindes, combos promocionais e vitrines chamativas também são estratégias que impactam positivamente a decisão de compra”, explica a analista do IEMB-Acirp, Livia Piola.
A entidade sugere que os estabelecimentos também ampliem o horário de funcionamento para atender um número maior de clientes e diversifiquem as formas de pagamento para facilitar o processo de compra.
“Além disso, investir em divulgação e comercialização pelas redes sociais pode ser decisivo para captar a atenção de quem busca praticidade e informação rápida antes de definir o presente ideal”, sugere a analista do IEMB-Acirp.
JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?