Regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP lança campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Se gostou compartilhe!

 

Primeiro encontro será no dia 31 de março

No dia 31 de março acontecerá em Ribeirão Preto a primeira ação da campanha “Mãos que Constroem, Protegem: Construção Civil Enfrentando a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e do Instituto Liberta. A campanha visa a conscientizar os profissionais da construção civil sobre a identificação e a denúncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2015 e 2021, foram notificados 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo 83.571 contra crianças e 119.377 contra adolescentes. Em 2021, o número de notificações atingiu o maior índice registrado no período, com 35.196 casos. No Brasil são registrados cinco estupros de menores de 14 anos por hora.

A campanha será implementada nos canteiros de obras das construtoras filiadas ao SindusCon-SP em todo o estado de São Paulo, com o objetivo de sensibilizar o maior número possível de trabalhadores da construção civil sobre o tema. Técnicos do Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS) visitarão os canteiros para apresentar o tema aos trabalhadores, utilizando materiais desenvolvidos com base em informações fornecidas pelo Instituto Liberta.

“Durante todo o mês de abril nós vamos levar essa campanha para os canteiros das obras em Ribeirão Preto e na região. É muito importante que a sociedade civil, de todos os setores, esteja engajada em ações de impacto social como este”, informa o engenheiro Fernando Junqueira, diretor regional do SindusCon-SP. A primeira ação, no dia 31 de março, será às 7h na obra localizada na Avenida Giuseppe Cilento, 1571. 

“Sabemos que este é um tema extremamente delicado, que exige responsabilidade e coragem para ser enfrentado. Levar essa conscientização aos canteiros de obras é uma iniciativa inédita. O SindusCson-SP está pronto para engajar seus membros nessa causa, que é responsabilidade de todos. Junto ao Instituto Liberta, vamos trabalhar para abordar o assunto de forma eficaz, gerando resultados positivos e transformações para a sociedade”, afirma Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP.

Os trabalhadores receberão material impresso com um QR Code que dará acesso à “trilha de conhecimento” chamada “Saber Liberta”, composta por seis videoaulas produzidas pelo Instituto, com conteúdo educativo voltado à prevenção e conscientização. Na regional de Ribeirão Preto, o trabalho está a cargo da técnica de segurança do trabalho Ana Lúcia Pereira.

“Precisamos quebrar o tabu de falar sobre essa violência e criar caminhos de proteção, que passam pelo fortalecimento de toda a sociedade por meio da informação”, afirma Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta.

A campanha “Mãos que Constroem, Protegem: Construção Civil Enfrentando a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” tem como parceiros o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom-SP), o Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP).

Serviço:
Lançamento da campanha “Mãos que Constroem, Protegem: Construção Civil Enfrentando a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”
Data: 31 de março de 2025
Horário: 7h
Local: Obra na Avenida Giuseppe Cilento, 1571, Ribeirão Preto
Participantes: Ana Lúcia Pereira (técnica de segurança do trabalho) e Fernando Junqueira (diretor da regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP)

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário