‘Voz de Vó’ chega a Ribeirão Preto para encantar adultos e crianças
Se gostou compartilhe!
Em cartaz de 11 a 21 de julho no Teatro Sesi com entrada gratuita, peça com supervisão de Vera Holtz traz olhar poético sobre o Alzheimer
Uma viagem em busca das memórias de uma vida. Uma peça que fala sobre família, relações, afetos, perdas e, principalmente, amor. Um espetáculo musicado para adultos e crianças que trata o Alzheimer sob um olhar lúdico, delicado e poético. Assim é “Voz de Vó”, espetáculo para que vai estar em cartaz no Teatro Sesi Ribeirão Preto de 11 a 21 de julho com entrada gratuita.
Dirigido por Sara Antunes, com supervisão artística de Vera Holtz, a peça conta a história de Dona Genuína, avó de Sara na vida real, interpretada por Clarisse Derzié Luz.
Diagnosticada com a doença, a idosa, por muitas vezes, não se lembra de sua casa nem do nome dos netos, Tito e Bento, interpretados por Antônio e Benjamim de Oliveira, filhos da diretora e bisnetos da personagem.
Em uma transição entre passado e presente, os netos tentam preencher as lacunas e resgatar as memórias perdidas da avó com brincadeiras, mundos imaginários e muita musicalização. Na idade adulta, Tito e Bento são interpretados pelos atores e músicos Demian Pinto e Gui Calzavara, que também assinam a direção musical do espetáculo.
A construção na sonoridade afetiva é pautada em fragmentos que se unem em um mosaico de lembranças. “Dizem que a música é a única coisa que a gente nunca esquece”, diz Pinto.
Os personagens criam mundos de fantasia para as ausências da idosa, buscando ressignificar suas falhas, dando sentido e preenchendo os vazios. O tempo não é cronológico. E essa viagem leva a plateia a emoções e sentimentos que podem remeter à casa e à família de cada um dos expectadores.
Ao longo do espetáculo, projeções de imagens da avó, frases, bordados e desenhos acentuam o tom poético da montagem. A trama é enriquecida pelo cenário digital em tela ‘Rosco’ e muita instrumentalização. Wagner Pinto foi quem criou o desenho de luz para o ambiente fantasioso que ajuda a contar a saga da família.
“Voz de Vó” reúne traços e memórias que remetem às avós de todos e traz uma história repleta de emoção, afetos, humor, amor e descobertas que encantam adultos e crianças, cada qual em seu universo de compreensão e entendimento, fazendo o público chorar e rir ao mesmo tempo. A produção é assinada pela Gávea Filmes, com vasto portifólio no teatro e na cena audiovisual.
“ ‘Voz de Vó’ é para minha avó, que queria ser atriz na juventude, e quando diagnosticada com Alzheimer tornou seu sonho uma realidade com a doença, conversando com os atores na tela da TV e dizendo que a esperassem para os ensaios e gravações”, conta Sara, que também é a idealizadora do projeto.
As apresentações têm 60 minutos de duração e acontecem de 11 a 14 de julho e de 18 a 21 de julho, de quinta e sexta às 15h, sábados às 19h e domingos às 16h. A entrada é gratuita. Reservas de ingressos pelo link. O Teatro Sesi Ribeirão Preto fica na rua João Ignacchitti, 20-364 – Jardim Castelo Branco.
SERVIÇO
‘Voz de Vó’
Datas: 11 a 14 e 18 a 21 de julho de 2024 (Quintas e sextas às 15h; sábados às 19h e domingos às 16h)
Local: Teatro Sesi Ribeirão Preto (Rua João Ignacchitti, 20-364 – Jardim Castelo Branco)
Duração: 60 minutos
Gênero: infantil
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita: reservas de ingressos pelo link
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção: Sara Antunes
Supervisão Artística: Vera Holtz
Cenário e Figurino: Analu Prestes
Direção Musical: Demian Pinto e Guilherme Calzavara
Desenho de Luz: Wagner Pinto
Direção de Produção: Bianca De Felippes
Produção e realização: Gávea Filmes
Elenco: Clarisse Derzié Luz, Demian Pinto e Guilherme Calzavara
Crianças: Antônio de Oliveira (Tito), Benjamim de Oliveira (Bento)
Participação especial em vídeo e vozes: Analu Prestes e Vera Holtz
Preparação corporal: Victoria Ariante
Videografismo: Victoria Boni Von Poser
Preparação vocal: Patricia Antoniazi
Produção executiva: Roberta Viana
Produção de luz: Carina Tavares
Assist. cenário e figurino: Camila Landulfo
Assist. direção: Henrique Landulfo
Assist. produção: Gabriela Newlands
Contrarregra: Paolo Oliveira
Assist. iluminação: Gabriel Greghi e Gabriela Cezário
Assist. de figurino: Maura Begliomini e Camila Landulfo
Making off: Pietra Baraldi
Criação, captação e mídias sociais: gaTú Filmes / Gabriel Metzner e Arthur Bronzato
Assist. de videografismo e operador de vídeo: Julia Alves Rodrigues
Operador de som: Enrico Baraldi
Operador de luz: Julio Greghi
Camareira: Cristiane Felix da Silva
Peruca: Malonna
Adereços: palhAssada ateliê soluções cenográficas
Assessoria de Imprensa: OPA Comunicação (Ribeirão Preto-SP)
Assessoria jurídica: Roberto Silva
Contabilidade: Contar Contadores