O magra para sempre realmente existe?

Se gostou compartilhe!

Por Jousy Mirelle

Isso aqui não é nenhuma daquelas chamadas que vemos na Internet, daquele alimento milagroso que descobriram para você se manter pra sempre magra (outro dia eu cliquei em um desses links e aparece uma espécie de fruta com vários gominhos que se parece com algo gosmento. Fiquei com medo daquilo!). Eu já fiz de tudo para emagrecer. Já comi só carboidrato, já fiz jejum, promessa, tomei sopa, remédio, enfim, tudoooo. Consegui emagrecer, mas logo os quilos voltaram de novo. Então, resolvi buscar informações com quem realmente entende do assunto. Segundo Fabiana Pedroso, educadora física, coach de emagrecimento e Top Trainer Brasil 2016, classificada como uma das 10 destaques no país, as pessoas sabem o que realmente tem que fazer para conseguir emagrecer e não voltar a engordar. Elas só não colocam em prática, mas é possível ajustar o cérebro para esse fim.

Antes e depois da educadora física, Fabiana Pedroso

“A única coisa que diferencia uma pessoa que é magra e se mantém magra de uma pessoa que luta para emagrecer é o balanço energético. Resumindo: se você come mais calorias do que seu corpo e metabolismo consomem, logo o corpo tende a acumular o excesso de energia em forma de gordura. Pense em uma cartão de crédito com limite, se esse limite se excede a conta estoura. No metabolismo é a mesma coisa”, diz Pedroso, que tem um programa emagrecimento chamado Levemente Fit e já conseguiu eliminar mais de 2.500 quilos da mulherada em Ribeirão Preto e região, em três anos de existência.

Para a coach de emagrecimento, a maioria das pessoas sabe quais são os alimentos proibidos. A informação existe. O que não existe é o autocontrole. Ser magra, então minha amiga, é apenas uma questão de decisões diárias e controle. A partir do momento em que você consegue comer com equilíbrio, e não mais do que a quantidade de calorias necessárias, é possível se manter magra pra sempre.

Eu sei! Falar é fácil! Quero ver como nós, mulheres de carne e osso, conseguimos resistir às tentações. A Fabiana disse que existem técnicas para isso e que elas devem ser usadas sempre que precisar. Consegui tirar dela um passo a passo. Vejam a seguir:

  1.  Comer apenas o essencial para o funcionamento do corpo, respeitar os sinais de fome e saciedade.
  2. Se livrar de vícios ou compulsões  alimentares. Comer de tudo e não tudo, a toda hora e a todo momento.
  3.  Movimentar o corpo, para que ele não acumule os excessos ingeridos.
  4. Dar aos alimentos o rótulo de “permitido” ou “proibido” traz a sua mente a ideia de restrição, e tudo o que ela mais deseja é isso, pois na maioria das vezes comemos não porque gostamos, mas pelo fato de ser “proibido”. A mente não trabalha com a negação (e isso já é cientificamente comprovado, basta solicitar para uma criança “que não suba aí” e veja o seu comportamento). Ao invés disso, dê pesos iguais aos alimentos e apenas decida quais são “mais saudáveis” ou “menos saudáveis;
  5. Abra o espaço para o autoconhecimento e identifique os motivos reais (emocionais, comportamentais e/ou físicos) que geram em você os hábitos de comer;
  6. A vida é feita hoje. Pare de prometer que segunda-feira será diferente. Comece hoje a entender a sua relação com a comida, reflita antes de fazer as suas escolhas e a cada dia tome a iniciativa de melhorar 1% das suas escolhas.
  7. Não só a sua relação com a comida vai melhorar, mas também toda a sua vida, inclusive relacionamentos. É necessário ter uma mente leve para construir hábitos e um corpo fit. Fuja de dietas, liberte-se, viva e emagreça!

Então, você já sabe, né? É possível emagrecer comendo doces e massas. “Não são suas exceções que determinam os seus resultados, e sim suas regras. O fato é que muitas vezes as regras são: sempre comer doce depois do almoço, todos os finais de semana tem que ter cerveja, os happys com as amigas que começam na quarta e assim aí vai”, diz. Lembrei que eu e a Ariane somos assim. Nós pensamos como gordas mesmo. Eu sei! Adoramos também uma rodinha de conversa sobre o chá que fulana está tomando que é milagroso. A Fabiana disse que se usarmos a regra 80/20 vamos ter resultados incríveis (juro que ela falou essa palavra). “É importante sempre avaliar como estão as suas regras e se elas estão alinhadas com os resultados que você almeja”.

O que é a regra 80/20?

O Princípio de Pareto (também conhecido como regra do 80/20, lei dos poucos vitais ou princípio de escassez do fator) afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Então você pode colocar os doces e massas no 20%. No meu caso ele tá… deixa pra lá!

Vou seguir o Levemente Fit e contarei para vocês aqui, vocês vão ver. Ficarei magra para sempre. “Costumo dizer que é um caminho sem volta se você continua praticando os exercícios mentais, condicionando a mente. É como aprender inglês, se você pratica, você não esquece! Se você deixa de praticar, o cérebro coloca outras prioridades no lugar, a mente só armazena informações que são importantes ou que repetidamente é feita, até entrar no automático. Porém há casos de mulheres que voltam a engordar sim, quando passam por mudanças na sua vida, e não sabem lidar, acabam voltando para o padrão de comer para ter conforto, ou para fugir. Neste caso, são mulheres que não se abrem para o verdadeiro autoconhecimento de si. Quanto mais você se conhece, mais autocontrole você tem”, conclui.

O que eu aprendi e vocês devem ter percebido com essas dicas da Fabiana é que se comemos muito é porque não estamos bem emocionalmente e que descontamos na comida algo que está errado em nossa vida. Então, mulherada, vamos cuidar do nosso corpo, sem nos esquecer de nossa mente.

Já segue o Segura pelo instagram?

Deixe um comentário