
Quarta-feira na FIL traz Socorro Accioli, Geni Núñez, Auritha Tabajara e programação repleta de atividades culturais
Se gostou compartilhe!
Serão oferecidas mais de 80 atividades gratuitas, entre literatura, música, teatro, oficinas e intervenções artísticas
A 24ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) chega ao seu sexto dia, 20 de agosto (quarta-feira), com uma programação intensa e diversificada que ocupa praças, teatros, bibliotecas e centros culturais da cidade. Desde as primeiras horas da manhã, o público poderá acompanhar contações de histórias, oficinas, palestras, intervenções artísticas, saraus, apresentações musicais e bate-papos com escritores, reunindo opções para todas as idades.
A agenda tem início às 8h, com as Contações de Histórias da Coleção Financinhas – Sicoob Cooperac, com Thiago Franzé, no Ônibus Livro Vivo, na Praça XV de Novembro. Mais uma vez na FIL, o ônibus itinerante da Fundação do Livro e Leitura recebe os visitantes para conferir seu rico acervo, com mais de mil títulos que atendem todos os gostos literários e permanecerá estacionado na Praça XV de Novembro. “Levar a literatura para espaços pouco alcançados é parte da nossa missão. Com o Livro Vivo, transformamos o espaço e o público em território de leitura, garantindo que todos possam participar do universo das palavras”, afirma Edgard de Castro,vice-presidente da Fundação.
Às 8h30, acontece a contação “Maqueira de Tucum”, com Márcia Kambeba, no Espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II. A história escrita e contada por Márcia Kambeba, artista e indígena do povo Omágua/Kambeba, valoriza a memória, os saberes ancestrais e a escuta dos mais velhos. A maqueira, prática artesanal do povo Tikuna, é uma espécie de rede que embala tanto a infância quanto as lembranças: um símbolo de cuidado e transmissão cultural compartilhados nesta atividade.
Às 9h, a Praça XV recebe a exposição “Saúde Mental & Arte”, no estande da Prefeitura. Às 10h, acontece a palestra “Índio Eu Não Sou”, com Márcia Kambeba, no Espaço Ambient de Leitura. Às 11h, o público acompanha a intervenção “Realejo Cultural”, com Canta Circo Teatro, na Esplanada do Theatro Pedro II.
A partir das 14h, a programação se espalha com o Coral Infantil da EMEI Miguel Mussi, no estande da Prefeitura; a oficina “Orientações para o Preparo de Café”, a Jornada Sensorial “Explorando o Futuro através da Aromaterapia” e a apresentação circense com De Lucca Circus Show, todas na Praça XV; às 14h30, o Theatro Pedro II – Sala Principal recebe “Os Mistérios da Floresta”.
Às 15h, o bate-papo “ENEM e Vestibulares – Como Vencer o Desafio da Redação?”, com Fábio Itasiki, acontece na Tenda Sesc Senac. Às 15h45, o Espaço Oficinas Sesc Senac promove a oficina “Caderno Feito à Mão”. Já às 17h, a programação se divide entre a oficina “Poesia Sustentável entre Versos e Retalhos”, no Shopping Santa Úrsula; o bate-papo “Literatura Acessível com Conteúdo para Adultos com Deficiência Intelectual”, no Quintal da Biblioteca Sinhá Junqueira; o bate-papo “Para Entender (Quase) Tudo sobre o Clima”, na Tenda Sesc Senac.
A partir das 19h, a noite se intensifica com o “Slam das Manas em Libras”, na Tenda Sesc Senac; o Salão de Ideias com Socorro Accioli, no Auditório Meira Junior, com mediação de Flávia Mantovani. Nesta palestra, a autora compartilha seu percurso literário, destaca a importância dos professores em sua formação e relembra, com humor e emoção, a saga de sua chegada à oficina de escrita ministrada por Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura. No mesmo horário acontece a apresentação musical com o Coral Pop Minaz, no estande da Prefeitura.
Às 19h30, o Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo recebe o bate-papo “ODS – Um Compromisso com o Futuro”. Encerrando o dia, às 20h30, a Sala Principal do Theatro Pedro II recebe a conferência “Futuros Possíveis – Povos Indígenas”, com Geni Núñez e Auritha Tabajara.

A 24ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem como tema “Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos”, inspirado em uma provocação feita há dez anos pelo sociólogo italiano Domenico De Masi no livro Caminhos da Cultura no Brasil: um Olhar sobre o Futuro. A obra, lançada em 2015, reúne projeções de intelectuais brasileiros sobre o panorama cultural do país em 2025. Para a curadora da FIL, Adriana Silva, “é um convite a refletir sobre as transformações culturais da última década e imaginar novos caminhos para os próximos anos”, destaca.
A programação completa da FIL 2025 está disponível no site oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com
A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Sesc e Senac.
Sobre a FIL
A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana
Patrocínio Ouro: GS Inima Ambient
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio: Apis Flora, AZ Tintas, Caldema, Caseli Tracan, Engemasa, RibeirãoShopping, Riberfoods, Pedra Agroindustrial S/A e TMA Máquinas.
Instituição Cultural: Sesc e Senac
Apoio Cultural: ACI-RP, Automotiva Cestari, Lopes Material Rodante, Macopema, Monreale Hotel, Santiago e Cintra Geotecnologias, Grupo Suprir, Tonin Superatacado e Santa Helena.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA Ribeirão Preto, Ong Arco-Íris, Coletivo Abayomi, A9 – Água Alcalina, Alma (Academia Livre de Música e Arte), IPCIC – Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais, Casa Grafite Comunicação e Cultura, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Educandário, Sesi, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Faculdade Metropolitana, Adevirp, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Ann Sullivan do Brasil, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Caeerp, Dr. Cãopaixão – Projeto Cães de Terapia, Fada, RibDown, NeuroRib, Conventions & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Film Commission da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Instituto do Livro, RPMobi, Coderp, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Você pode gostar

COPA DO MUNDO: Pesquisa revela os principais tipos de torcedores. Você é qual?
06/11/2022
Alunos de teatro da Instituição Aparecido Savegnago realizam apresentação pedagógica
21/06/2024