Aos 166 anos, Ribeirão Preto é a cidade com maior potencial corporativo do interior

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De janeiro até maio deste ano, já foram registradas mais de 2.680 novas empresas na capital regional

A cidade de Ribeirão Preto comemora o seu 166° aniversário como aquela com maior potencial corporativo do interior paulista. Segundo o portal Caravela Dados e Estatísticas, especialista em análises, pesquisas primárias e estudos socioeconômicos, 2.683 novas empresas foram registradas nos primeiros cinco meses deste ano no município. O número se destaca quando comparado às 5.150 corporações criadas na cidade durante todo o ano passado.

De acordo com o ISDEL (Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Legal), Ribeirão ficou como a sétima cidade mais empreendedora do país, atrás apenas de São Paulo, Curitiba, São Caetano do Sul, Barueri, Campinas e Belo Horizonte. O índice é feito com base nos quesitos capital empreendedor, competitividade, tecido empresarial, organização produtiva e governança para o desenvolvimento.

Ribeirão Preto atrai investidores por apresentar itens como boa infraestrutura, com destaque para as áreas estudantil e agrícola, além de localização privilegiada, sendo a principal das cidades que compõe uma região metropolitana com alto nível de desenvolvimento. Reconhecida como capital regional pelo levantamento REGIC (Regiões de Influência das Cidades) 2018 do IBGE, Ribeirão conta com PIB (Produto Interno Bruto) per capita (2019) de R$ 50.270,98, e população estimada em cerca de 720 mil habitantes.

Café, açúcar e álcool

A grande chave que permitiu Ribeirão se tornar o grande polo de desenvolvimento regional que vemos hoje é justamente sua história. Ainda no século XlX, o café e demais atividades agrícolas geravam produtos que chegavam à Europa. De capital do café até ser reconhecida como referência em açúcar e álcool, vindos da cana-de-açúcar, a cidade sempre exigiu alta produtividade e, consequentemente, grande demanda por trabalhadores e mão de obra qualificada.

Hoje, a cidade é palco da maior feira do agronegócio da américa latina. A Agrishow 2022 foi encerrada com total de R$ 11,2 bilhões em negócios, superando o valor registrado em 2019 – penúltima edição do presencial evento, que ficou dois anos paralisado devido à pandemia – de acordo com balanço divulgado pela organização da feira.

Oportunidade de negócios

“O grande potencial da cidade foi visto pelos fundadores, lá atrás, como uma ótima oportunidade de negócios. Desde então, crescemos junto com Ribeirão Preto”, ressalta Caio Castro, gerente de marketing da EBEG, empresa criada em 1987, uma das líderes nacionais no segmento de embalagens, descartáveis e produtos de higiene e limpeza.

Caio Castro, gerente de marketing da EBEG

Com amplo know-how tanto nas relações B2B (entre empresas) como B2C (com o consumidor final), a EBEG agrega valor aos produtos e clientes proporcionando excelente custo-benefício. “Quando comemoramos o aniversário de Ribeirão Preto, estamos celebrando a cidade que deu oportunidades para que a EBEG se tornasse o que é hoje. Fazemos parte desses 166 anos de história e queremos continuar oferecendo ainda mais às pessoas que fazem da região o principal polo de desenvolvimento regional”, conclui Castro.

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