Apenas 19% planejam viajar este ano e 49% têm planos de turismo, só em 2021

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Entrevistados destacam a Região Nordeste como o destino mais desejado nos planos de turismo no pós-pandemia

Uma recente pesquisa, feita entre os dias 16 e 21 de julho, constatou que a maioria dos brasileiros se sentem temorosos em viajar ainda este ano. Dados de julho da CNC (Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo) apontam que o setor já acumulava perdas de R$ 122 bilhões até julho. Para conseguir aquecer o turismo, os hotéis e resorts, terão que tomar novas medidas de segurança para ganhar a confiança dos viajantes.

Apenas 19% dos entrevistados da pesquisa planejam, com alguma convicção, uma viagem de lazer ainda este ano, 40% ainda não pensaram em datas ou só vislumbra essa possibilidade para 2021, e, 41% dos entrevistados já estão convictos de pegar a estrada somente no ano que vem. “Nesse contexto, e ainda com muitas incertezas pairando sobre a abertura das fronteiras aos brasileiros, o destino mais mencionado é o Nordeste brasileiro, seguido da Europa, possivelmente porque lá a pandemia já arrefeceu em boa parte dos países”, destaca Silvio Silvio Pires de Paula, presidente e fundador da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, empresa que fez a pesquisa, e vice-presidente do CRA-SP.

Ganhar a confiança do turista no pós-pandemia vai exigir muitas adaptações do setor. Cerca de 9 em cada 10 entrevistados elencam como muito importante para sua decisão de se hospedar em um hotel daqui por diante fatores como: maior higienização dos ambientes, distribuição de álcool em gel ou exigência do uso de máscaras.

Existem ainda os turistas mais exigentes que deixaram claro a necessidade de ambientes com lotação reduzida, ventilação natural ou serviços de restaurante sem exposição dos alimentos. “Aí já estamos falando de desafios mais grandiosos, que vão exigir um planejamento cuidadoso dos operadores. Mas, como em tudo na vida, desafio se torna oportunidade para quem trabalha bem e consegue ser criativo”, acrescenta Ricardo Lopes, gerente de projetos da Demanda e coordenador do estudo.

Pandemia desanima, mas não impede brasileiro de planejar o futuro

O sentimento geral das pessoas com o momento da pandemia é de desânimo. Cerca de 3 em cada 4 (73%) se diz desanimado, atualmente. Ao serem perguntados sobre o que mudou para pior ou para melhor do início da pandemia para cá, metade deles (49%) afirma que a vida mudou para pior no que diz respeito à vivência social e às oportunidades de lazer. Outros 37% sentiram piora no estado psicológico, em seu equilíbrio emocional. Em outro sentido, 41% observaram que melhorou seu engajamento em ações solidárias e 53% estão se relacionando melhor com suas famílias.

Muitos brasileiros fazem planos para quando a pandemia acabar e somam 70% os que pretendem viajar assim que possível. Outros planos muito presentes são rever familiares ou amigos (58% dos entrevistados) e retomar ou iniciar a prática de algum esporte (42%). Enquanto isso tudo não é possível, boa parte deles admite ter incorporado ou intensificado alguns maus hábitos. A ingestão de chocolates ou doces em geral cresceu 38% do público pesquisado. E o hábito de beber álcool agravou-se ou incorporou-se à rotina de 20% dos internautas brasileiros participantes da pesquisa.

A família da Aline Selegatto de Oliveira, professora e empresária, não vê a hora de remarcar a viagem que eles estavam prestes a fazer quando a quarentena começou. “Íamos viajar na terceira semana de março. Foi exatamente quando tudo parou. Estou tentando reagendar para sair de férias em janeiro ou em março de 2021, mais ou menos na mesma data que tínhamos planejado”, conta ela que estava com a viagem marcada com o marido e os dois filhos para Paris, na França.

Aline e a família estão ansiosos para conhecer Paris

A Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing realizou em julho sua terceira edição da pesquisa Coronavírus e seu Impacto no Brasil. Esse levantamento foi realizado por meio de questionários online,  e obteve 1.090 respostas, de todas as regiões do Brasil. Um dos focos desta terceira onda era abordar o sentimento geral da população em relação ao turismo.

Os resorts e hotéis no Brasil já estão se readequando para voltar a receber os turistas. Depois de mais  de 150 dias fechado o Acqua Park Splash, que fica no sudeste Goiano, volta a receber os visitantes no dia 28 de agosto. Segundo o superintendente do Grupo diRoma, Aparecido Sparapani,  que administra a atração, será seguido o que determina o decreto municipal de Caldas Novas que limita a ocupação e norteia as normas de higienização para evitar contágio por coronavírus, mas o grupo providenciou um aparato ainda maior. “Os parques estão autorizados a funcionar com 50% da sua capacidade, hoje podemos colocar 2 mil pessoas (50%), o que é seguro e viável para que todos aproveitem as atrações do parque. Criamos internamente soluções para melhorar ainda mais a experiência do cliente, então os cardápios podem ser acessados via QR Code, as compras feitas online, o acesso por controle eletrônico, além dos protocolos de higienização e reforço do treinamento da equipe que já absorveu o novo conjunto de normas”, explica.

Txai Resort Itacaré, localizado a pouco mais de uma hora de Ilhéus (BA), é o destino ideal para quem busca diversão, tranquilidade, boa gastronomia e contato com a natureza. Para garantir um ambiente saudável, toda a equipe receberá equipamento de proteção individual, além de ser indispensável a medição corporal diariamente no início do expediente e na troca dos turnos. Eles também passarão por exames frequentes e os uniformes serão lavados internamente pela equipe de limpeza.

Os colaboradores também fizeram treinamentos para reforçar os processos de segurança, que incluem respeitar a distância segura entre cadeiras, espreguiçadeiras e mesas em todas as áreas sociais. Caso aconteça alguma emergência, o resort disponibiliza enfermaria funcionando 24 horas por dia.

 

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