Após vacinação em massa população de Serrana terá imunidade avaliada

Se gostou compartilhe!

 

Nova fase do Projeto S começa neste sábado (24) e irá analisar a resposta imune de longo prazo dos voluntários após aplicação das duas doses

A partir deste sábado (24), começa em Serrana, no interior de São Paulo, uma nova etapa do Projeto S, estudo realizado pelo Butantan para entender o impacto da vacina no controle da pandemia de Covid-19 e da transmissão do SARS-CoV-2. No novo ciclo, o instituto vai avaliar a imunidade de longo prazo dos moradores da cidade após a vacinação com as duas doses da CoronaVac, vacina do Butantan feita em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Só poderá participar da nova etapa quem foi imunizado através do Projeto S, por isso é necessário levar a carteirinha. Os candidatos devem se dirigir, nos dias 24, 25, 31/7 ou 1/8, entre 8h e 16h30, a uma das escolas onde foi realizada a vacinação (veja lista das escolas abaixo) para terem uma amostra de sangue coletada. Os voluntários serão acompanhados por mais um ano.

Essa próxima fase compreende um estudo de coorte prospectivo, que foi aprovado e será acompanhado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Após as coletas em Serrana, os testes para avaliar a imunidade dos voluntários serão realizados no Laboratório Estratégico de Diagnóstico do Instituto Butantan.

O estudo tem como objetivo estimar e comparar a imunização para SARS-CoV-2 de adultos e idosos de Serrana, analisar quanto tempo dura a imunidade e avaliar a resposta imune celular. A pesquisa também pretende observar o processo de envelhecimento do sistema imunológico, que pode interferir na forma como o organismo combate o SARS-CoV-2 à medida que o tempo passa.

Confira a lista de escolas de Serrana onde será realizada a coleta para participação na nova etapa do Projeto S:
• EE Jardim das Rosas
• EE Professora Neusa Maria do Bem
• EMEF Professora Dilce Gonçalves Netto França
• EMEF Professor Edésio Monteiro de Oliveira
• EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello
• EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis
• EE Deputado José Costa
• EMEF Jardim Dom Pedro I

*Sobre o Projeto S*
A imunização de toda a população adulta do município de Serrana, no interior paulista, com a vacina CoronaVac, do Butantan, fez os casos sintomáticos de Covid-19 despencarem 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95% após a segunda vacinação do último grupo (veja os intervalos de confiança abaixo). Os resultados também mostraram que a imunização protege tanto os adultos que receberam as duas doses da vacina quanto as crianças e adolescentes com menos de 18 anos, que não foram vacinados.

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe uma resposta