Buscas online por museus saltam 22% no país; confira os nomes e exposições mais procurados
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Mostras de sucesso no último ano, como “Mundo Pixar” e “Van Gogh
& Impressionistas”, estão por trás dos grandes volumes de pesquisa
Nem viagens para a praia, nem passeios nos shoppings: nessas férias de julho, aparentemente, os planos dos brasileiros envolverão uma programação para lá de cultural — visitas aos museus, algo que as buscas dos internautas nos mecanismos online, aliás, não deixam mentir.
Para se ter uma ideia, de acordo com o novo levantamento da Preply (que pode ser acessado na íntegra aqui), a procura por atrações museológicas na internet obteve um salto de 22% de Norte a Sul no último ano, com os velhos conhecidos Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu Catavento e Museu da Língua Portuguesa gerando mais de 500 mil buscas em todas as regiões no período em questão.
Exposições e instalações específicas, por sua vez, também não têm escapado dos olhares das pessoas, cuja curiosidade se converteu em dezenas de milhares de pesquisas na internet — relacionadas, em sua maioria, a atrações como “Mônica 60 Anos” e “Mundo Pixar”, ideais para visitantes de todas as idades.
Mas, afinal, se o setor de museus tem de fato atraído uma atenção cada vez maior, quais outros nomes estiveram por trás dos maiores volumes de pesquisa no Brasil recentemente? Quem traz a resposta é a plataforma de idiomas, que revela, abaixo, aqueles que marcaram as buscas da população nos últimos doze meses. Confira a seguir e aproveite para adicioná-los à sua programação de férias!
Museu de Arte Moderna do Rio é o mais pesquisado no país
Mesmo com perspectivas e focos de interesse variados (que vão da produção artística nas favelas à história da língua portuguesa), algo que o ranking de museus mais pesquisados no Brasil evidencia é como, no geral, os centros culturais de maior interesse tendem a se concentrar em uma localidade específica: São Paulo, estado que, não por acaso, também é aquele que abriga o acervo museológico mais extenso de todo o país.
Isso porque, dos dez museus com as buscas mais expressivas no último ano, apenas dois não se localizam no território paulista, cujas instituições como o Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imaginação e Museu Catavento figuram na lista — este último gerando, somente nos últimos doze meses, mais de 1,3 milhões de pesquisas nos mecanismos digitais.
O topo do ranking, de toda forma, não é encabeçado por algum deles, mas um espaço carioca: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, popularmente chamado de MAM Rio. Nome por trás de nada mais, nada menos que 4,7 milhões de buscas na internet, a instituição, fundada na década de 40, possui hoje uma coleção de mais de 16 mil obras, entre elas alguns dos acervos de arte moderna e contemporânea mais importantes da América Latina.
Louvre, Orsay, Sorolla: os museus gringos mais procurados pelos brasileiros
Em meio a tantas buscas online por museus no Brasil, não parece equivocado suspeitar que a curiosidade da população se estenda não apenas a nomes nacionais, mas a centros culturais mundo afora — interesse este, aliás, também confirmado durante o levantamento da Preply.
Também na internet, aquele que é considerado o museu mais famoso do mundo se mostrou, naturalmente, o mais pesquisado pelos brasileiros: somente no último ano, foram mais de 650 mil pesquisas pelo Louvre, em França, o que o alçou ao título de mais procurado no país — provavelmente vindas de entusiastas ansiosos por conhecerem obras como “Mona Lisa” e “A Vénus de Milo” bem de perto.
Afinal, quais as exposições mais populares entre os internautas?
Para além das instituições em si, ao longo do estudo, outra das curiosidades da Preply girou em torno das exposições e obras que mais fizeram os internautas recorrer aos mecanismos de busca no último ano… e que, por esse motivo, podem interessar quem está à procura de atrações imersivas dentro e fora do país.
Sendo uma das atrações mais bem sucedidas de 2023, nada mais justo que a exposição que promete uma verdadeira viagem pela vida e obra de Van Gogh liderasse as atividades culturais de maior interesse (e cliques!) online: ao todo, foram mais de 500 mil pesquisas pela experiência envolvendo as pinturas do artista holandês, conferida por mais de meio milhão de pessoas até o momento e aberta à visitação nos municípios de Uberlândia e Campo Grande.
Atividades ideais para toda a família, duas exposições sobre personagens emblemáticos da cultura pop também ganharam destaque na Web, algo certamente impactado pela amplitude de seus públicos-alvo — que encantam tanto pequenos quanto adultos.
De um lado, por exemplo, pesquisas pela “exposição Turma da Mônica” parecem sugerir um grande interesse pela mostra “Mônica 60 Anos”, que retratou a trajetória da personagem mais amada de Maurício de Souza entre dezembro e fevereiro em São Paulo.
Já as mais de 40 mil pesquisas pela famosa exposição “Mundo Pixar”, que chega este mês em Fortaleza, refletem não só a popularidade de uma atração com mais de um milhão de visitantes, mas o lugar ocupado por filmes estrangeiros como “Toy Story”, “Procurando Nemo” e “Monstros S.A” no coração dos brasileiros.
Metodologia
Para desvendar os museus de maior interesse no país, foram consideradas cerca de 29 milhões de pesquisas no Google Brasil nos últimos doze meses. A investigação foi pautada pelas expressões “museu”, “exposição” e suas variações, abrangendo pesquisas relativas ao segmento em todos os estados nacionais. Após a coleta e análise dos dados, instituições e atrações museológicas foram dispostas num ranking baseado no volume total de pesquisas no período em questão.
Sobre a Preply
A Preply é uma plataforma online de aprendizagem de idiomas que conecta professores a centenas de milhares de alunos em 180 países em todo o mundo. Atualmente, mais de 40.000 tutores ensinam mais de 50 idiomas, impulsionados por um algoritmo de aprendizado de máquina que recomenda os melhores professores para cada aluno. Fundada nos Estados Unidos, em 2012, por três ucranianos, Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro Voloshyn, a Preply cresceu de uma equipe de três pessoas para uma empresa com mais de 600 funcionários de 62 nacionalidades diferentes, com escritórios em Barcelona, Nova York e Kiev.
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