Campanha Civilidade nas Ruas entrega cadeiras de banho a entidades sociais

Se gostou compartilhe!

Ação estimula destinação correta de todos os tipos de resíduos recicláveis. Os blisters são doados em troca de cadeiras de roda e de banho

A AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto entrega cinco cadeiras de banho para entidades assistenciais da cidade e da região. A ação faz parte da agenda da campanha Civilidade nas Ruas, lançada em 2019 pela AEAARP e desenvolvida com os parceiros SINCOVARP-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, CDL-Clube dos Dirigentes Lojistas, Lions Clube Ribeirão Preto Campos Elíseos, ABRAPEC (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer), OAB Ribeirão Preto, além dos Lions Clubes de Brodowski e Cravinhos.

“A campanha estimula a destinação correta de resíduos recicláveis que são enviados a indústrias, prolongando a vida dos materiais com menos impacto no meio ambiente, educação para a temática sustentabilidade e geração de renda e inclusão, num ciclo virtuoso para a cidade”, explica o engenheiro Fernando Junqueira, presidente da AEAARP.

Na sede das Associação, há ecopontos para recebimento de blister (cartelas vazias de comprimidos), tampinhas plásticas e lacres de latinhas. Mas a Civilidade nas Ruas é uma campanha voltada para a destinação correta de todos os resíduos recicláveis – de tampinhas a papel, papelão, vidro, eletrônicos, EPS (conhecido por IsoporR), ferro, alumínio, plástico etc. “Nós queremos que nossa cidade seja exemplo em destinação de materiais para reciclagem. Em 2023, conseguimos enviar mais de 50 toneladas de materiais para indústrias que reciclam. Este ano, vamos ampliar esse montante. Porém, esta é uma campanha que só tem sucesso com o envolvimento da população – crianças, adultos, empresas, educadores”, diz Junqueira.

Cadeiras de rodas para entidades sociais
Um dos materiais que têm sido muito doados pela população de Ribeirão Preto e região é o blister. Apesar de ter valor de venda, os recicladores e catadores da Cooperagir, cooperativa de reciclagem em Ribeirão Preto, decidiram abrir mão da venda para beneficiar entidades sociais da cidade. Assim, eles recebem uma cadeira de banho a cada tonelada de blister acumulada e uma cadeira de rodas a cada tonelada e meia de blister que são enviadas à Unicomper – indústria parceira, instalada no interior paranaense e que vem periodicamente coletar o blister, sem custo algum para a campanha. Lá, cada cartela de comprimido vazia entra na fabricação de portas, batentes e outros produtos, e volta ao mercado, evitando acúmulo nas ruas e aterros sanitários.

Por causa disso, cinco cadeiras de banho já chegaram à cidade para serem entregues ao Lions Clube Ribeirão Preto Campos Elíseos, Lions Clube Cravinhos, dois grandes colaboradores da campanha, o Rotary Club de Ribeirão Preto-Oeste, que tem um banco de cadeiras para atender à cidade, o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto e ABRAPEC.

“A fila de pessoas precisando de cadeira de rodas, de banho, muletas, camas hospitalares etc. não para de aumentar”, disse Mauro Porto, coordenador do Banco de Cadeiras do Rotary Club de Ribeirão Preto-Oeste.

A AEAARP quer formalizar novas parcerias para ampliar a destinação correta de todo tipo de material reciclável na cidade.

Mais de 50 toneladas em 2023
Os parceiros da campanha Civilidade nas Ruas coletaram e destinaram à reciclagem 55 toneladas de materiais que iriam para o lixo comum. O balanço é do ano de 2023. Foram coletadas 10 toneladas de papel/papelão, 10 toneladas de sucata ferrosa, 9 toneladas de garrafas pet, 8 toneladas de vidro, 7 toneladas de alumínio (latinha), 7 toneladas de EPS (isopor) e 4 toneladas de blisters (cartelas de medicamentos vazia).

 

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário