COC Serrana tem curso “Sociologia para Redação” voltado para o Enem e vestibulares e é aberto para toda a população

Se gostou compartilhe!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 21 e 28 de novembro,  já está deixando muitos alunos ansiosos. A redação é tão importante para a avaliação que tem um dia dedicado para ela. Por conta disso, as escolas e cursinhos costumam ter aulas extracurriculares para que os alunos estejam preparados. Em Serrana (SP), no COC JS, tanto alunos da escola como toda a comunidade pode participar do curso “Sociologia para Redação”, com o professor Fábio Gonçalves da Matta, que montou uma programação onde ele aborda História Moderna, Sociologia Contemporânea e une tudo em uma aula de Redação.

“Dentro desses tópicos eu trato sobre os inúmeros âmbitos da vida social da atualidade. Desenvolvo os aspectos das relações amorosas atuais, como amor pela internet, ou o conhecido ‘amor de ficante’. Falo também sobre as relações entre amigos por meio das redes, as novas relações entre diferentes gerações, que são intermediadas pela tecnologia. Discuto temas a respeito da diversidade, como racismo estrutural, gênero, sexo e sexualidade (homofobia e transfobia). Além disso, falamos ainda sobre feminismo, direitos indígenas, pautas ambientalistas”, explica o professor.

No conteúdo programático do curso tem ainda dinâmicas atuais de trabalho, com o trabalho home office, o mini job, a gig economy, o job part-time e todas essas variações do trabalho flexível e empreendedor na atualidade. “Eu trato, no geral, os aspectos sociais do que alguns autores chamam de pós-modernidade”, diz Fábio.

A partir desses temas, o professor desenvolve habilidades de redação nos alunos, fazendo com que há um aumento de repertório e capacidade de análise da realidade da sociedade atual. Isso é exatamente o que pedem a maioria das redações das universidades brasileiras e no Enem. “Nosso objetivo é que eles criem familiaridade com quase todos os temas de redação que costumam cair”.

Fábio deu um exemplo concreto dos objetivos de suas aulas. “Tem um autor que eu trabalho com eles que se chama Erving Goffman e a obra mais famosa dele é o ´Estigma´ e outra obra se chama ‘Manicômios, Prisões e Conventos’ , um assunto que caberia muito bem no Enem do ano passado, que pediu como tema ‘Os Estigmas das Doenças Mentais’”. As obras servem para muitos outros temas que as universidades e o próprio Enem podem pedir, segundo o professor.

Perguntamos ao professor se ele tinha um palpite do tema da redação do Enem desse ano. “Tenho alguns em mente, mas acho que podem cair questões relacionadas ao racismo, aos indígenas, questões climáticas ou ainda algo relacionado ao acesso à saúde. Um chute é a ‘Autodeterminação dos povos indígenas e sua contribuição para as questões ambientais do Brasil’”, conclui. Na verdade, o chute do professor foi pra bem longe da área do gol. O tema do Enem de ontem foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania”.  Há algum tempo que o Enem vem trazendo questões de igualdade social e acesso à cidadania. Eu (Jousy), como professora, amei o tema. Acho que é a uma forma dos jovens analisarem que a garantia da cidadania através de um registro no cartório não garante o acesso ao que o cidadão tem direito, diante de tantos problemas sociais encontrados no Brasil. Além disso, há muitas pessoas no nosso país que nunca foram registradas. Como essas pessoas vivem, já que precisamos de RG e CPF para tudo que temos que fazer? Esses questionamento, junto com a base de fontes sobre igualdade social, garantia de direitos e cidadania, fez o sucesso da redação de quem estava preparado.

“Sociologia para Redação” acontece às segundas-feiras, das 13h às 14h30, e é voltada para alunos do 8º ano, do Fundamental II, ao 2º Colegial, do Ensino Médio. Para os estudantes do COC JS o curso é gratuito e para quem não estuda na escola o valor é de R$ 50,00.

 

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário