Da mutação genética à gastronomia: a história da uva que virou coxinha em Jundiaí
Se gostou compartilhe!
Quando os imigrantes italianos da região do Traviú, em Jundiaí, identificaram, em 1933, uma mutação genética nas parreiras de uva, não imaginavam que aquela variedade — a Niagara Rosada de Jundiahy — se tornaria o principal símbolo agrícola da cidade. A fruta mudaria a vida de famílias, estruturaria a produção rural local, conquistaria o reconhecimento de Identificação Geográfica (IG), consolidaria Jundiaí como a Terra da Uva e daria sabor a um prato único: a coxinha de uva.
Esse patrimônio histórico e produtivo ganhou uma nova leitura a partir de 2020, quando o Kiosque Roseira lançou o produto na 37ª Festa da Uva e 8ª Expovinhos de Jundiaí. O produto chama atenção pela originalidade e pelo respeito à identidade local. A massa é preparada com mandioca e suco de uva integral, responsável pela coloração característica, enquanto o recheio leva a geleia de uva artesanal, conectando diretamente a coxinha à história da cidade. O resultado é uma releitura gastronômica que une memória, território e inovação.
“A uva faz parte da nossa história e da história de Jundiaí. O Kiosque Roseria surgiu a partir da venda da produção de uva do sítio, em um carrinho de mão. Transformar esse patrimônio em gastronomia é uma forma de homenagear quem construiu essa trajetória. O Kiosque lançou a receita pensando em destacar a história e proporcionar felicidade a cada mordida, como é o nosso lema”, afirma Monica Leonardi Schincariol, proprietária do restaurante.
Reconhecido pelo público, o estabelecimento é tricampeão do concurso da Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí, título que reflete o cuidado com a técnica, a qualidade dos ingredientes e a experiência sensorial das coxinhas — crocantes por fora e macias por dentro. Com esse histórico, o Kiosque Roseira inicia uma nova fase ao se lançar no modelo de franquias, com foco no mercado express, preservando o padrão, a variedade do cardápio e a identidade que transformaram a marca em referência local.
Para apreciar essa e outras delícias, basta comparecer ao stand do Kiosque Roseira no Espaço Empório da 41ª Festa da Uva de Jundiaí e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí, ou em um dos endereços do estabelecimento, disponíveis para consulta no site https://www.kiosqueroseira.com.br, e não deixe de seguir o perfil da marca no Instagram (@kiosqueroseira) para acompanhar todas as novidades.
SERVIÇO
41ª Festa da Uva de Jundiaí – Kiosque Roseira
Local: Parque Comendador Antonio Carbonari (Avenida Jundiaí, s/n, Jundiaí-SP)
Data: de 15 de janeiro a 8 de fevereiro/2026
Você pode gostar
Profissionais afirmam que criança que faz atividade física tem desenvolvimento psicomotor mais desenvolvido
31/10/2019
Drinks de Café, a Nova Tendência com o Grão na Semana Internacional do Café
27/11/2020
