Amanhã o PIX completa um ano: funcionalidades do sistema trazem vantagens para empresas

Se gostou compartilhe!

 

Depois de um ano de funcionamento sistema de pagamentos instantâneos aprimora e amplia suas funções

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, já está completamente incorporado ao dia a dia dos brasileiros. Desde sua criação, em 16 de novembro de 2020, ele ganhou novas funcionalidades e se tornou ferramenta importante para o cotidiano das empresas. Aqui (jousy falando) no nosso cotidiano, a ferramenta é uma “mão na roda”. Não tem mais horário pra TED e DOC, a empresa pode pagar algo no final de semana e a garantia do dinheiro recebido sem as taxas de cartões é  o melhor de tudo.

No caso da Loren Luci Barbosa, proprietária da loja Surf Shop, no Centro de Ribeirão, o Pix facilita o pagamento de fornecedores e é um atrativo para os clientes por sua praticidade e a oportunidade de pagar com desconto. “Aqui na loja temos uma cartaz com um QR Code do Pix no balcão. O cliente lê o código com o celular, digita o valor da compra e tem 5% de desconto. Se preferir eles também podem pagar digitando a nossa chave Pix”, explica a empresária.

Para garantir a segurança ela solicita que o cliente envie o comprovante e faz a conferência no extrato bancário para confirmar a operação. No caso de pagamento de fornecedores ela também vê o Pix como uma ótima facilidade, já que a transação acontece de forma instantânea e não há necessidade de conferir compensação de cheques, por exemplo, como acontecia em um passado não muito distante.

Desde sua criação pelo Banco Central o Pix já ganhou várias funcionalidades. Em algumas instituições bancárias, como o Sicoob, ele segue isento de tarifas, para empresas, até o final do ano. Para as pessoas físicas não há cobrança.

Na opinião de Cesar Augusto Campez Neto, diretor-presidente do Sicoob Cooperac, essa opção traz muitas vantagens para os empreendedores. “O Pix permite agilidade, pois o dinheiro cai na conta instantaneamente e favorece a gestão das empresas com algumas opções, como a configuração de um sistema de cobrança, por exemplo”, explica.

Entre as principais vantagens do sistema de pagamentos está a possibilidade da geração do QR. Basta afixar na loja um cartaz com o código e o cliente só precisa digitar o valor da compra. Também é possível gerar QR Code com um valor fixo, no caso de uma contribuição mensal para uma ONG, por exemplo.

Outra facilidade é o Pix Cobrança. Por meio dele o empresário pode gerar uma ordem de recebimento já com os dados do cliente. Ele também tem a opção de definir uma data futura para pagamento e calcular juros (para pagamento em atraso) ou descontos (para pagamento antecipado).

A dica para evitar problemas é que o empresário confira seu extrato bancário no momento do pagamento para verificar que a transferência foi efetivada.

No caso do consumidor que irá efetuar o pagamento é preciso ter atenção ao digitar a chave Pix e conferir o nome do estabelecimento. Já que, uma vez efetuada a transferência não é possível desfazer.

Sicoob Cooperac – A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo Sicoob Cooperac é uma instituição financeira não bancária, sem fins lucrativos, fundada em 2006, em Ribeirão Preto. Oferece amplo portfólio de produtos e serviços financeiros.

Possui quatro agências em Ribeirão Preto: na rua São Sebastião, 675; avenida Dom Pedro I, 642; avenida 9 de Julho, 791; e avenida Saudade, 838; e uma agência em Taquaritinga, na rua Prudente de Moraes, 661 e uma em Luiz Antônio, na rua Manoel Francisco, 145.

Foi a primeira cooperativa para empresários do Brasil. Em 2019 obteve a autorização do Banco Central para atuar em livre-admissão e abrir contas para pessoas físicas.

Na foto: Cesar Augusto Campez Neto, diretor-presidente do Sicoob Cooperac

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário