Dia do Consumidor: 41% devem procurar ofertas por aplicativos. Maioria gosta do conforto de receber pedidos em casa
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Pesquisa da Sercom revela que apps atendem bem na hora da compra, contudo ainda demoram ou não conseguem solucionar eventuais problemas
Neste ano, segundo levantamento feito pela All iN & Social Miner, com 1050 pessoas, a maioria dos brasileiros (41%) vai aproveitar o Dia do Consumidor, 15/03, para procurar ofertas via sites de buscas, ou por aplicativos de lojas, 41%. E 34% devem recorrer a lojas físicas. A pesquisa também mostra que o que deixa o consumidor mais confortável (53%) é receber os pedidos em casa.
O estudo com 1081 pessoas, em março de 2020, revela que 70% dos consumidores conseguiram comprar rapidamente um produto ou serviço ou rastrear pedidos por aplicativos. Mas, a pesquisa mostra que 17% dos entrevistados não conseguiram fazer um cancelamento por aplicativo, e 16% não conseguiram fazer uma reclamação.
Outro dado curioso é que mesmo dentro dos aplicativos, que são digitais por origem, 84% das pessoas dizem que preferem o atendimento humano ao automatizado.
“A tendência é que o atendimento digital ultrapasse as barreiras iniciais, e seja cada vez mais rápido e resolutivo. Hoje já é possível integrar os pedidos de aplicativos a centrais de atendimento, fazendo com que todos os agentes da cadeia, desde compras até a logística, e a entrega final, possam se comunicar melhor e resolver as demandas”, explica.
Por exemplo, no caso de aplicativos de entregas de restaurantes, que foram os mais usados (83%) pelos brasileiros em 2020, de acordo com o estudo da Sercom, uma central de atendimento integrada pode tanto facilitar a comunicação entre consumidores e entregadores – que solicitam suporte pelo próprio aplicativo, quanto ajudar os restaurantes que desejam se cadastrar na plataforma.
“A integração entre apps e contact center facilita muito. Considerando o setor de delivery, as principais demandas dos consumidores que chegam na Sercom são referentes a pedidos cancelados que foram cobrados, ou pedidos que estão atrasados. Já os entregadores nos acionam quando não conseguem contato com o cliente, e até mesmo para falar sobre o pagamento deles, ter informações sobre o cadastro e ativação deles na plataforma, entre outros”, conta a especialista.
Essa é uma tendência que não deverá recuar. “A mescla de atendimentos humanos com robotizados nunca vai deixar de existir”, conclui Elda Di Donato, que antecipa a novidade de uma plataforma omnichannel a ser lançada em breve pela companhia, integrando e-mail, chat, WhatsApp, redes sociais, chatbots, e outros canais, em uma ferramenta bastante sofisticada.
“A estratégia é utilizar toda a expertise de mercado que reunimos atendendo empresas de diversos segmentos, especialmente nos últimos 5 anos, e consolidar tudo isso em um único produto, mais escalável, flexível, que vai poder ser acessível a empresas de menores portes também”.
No final, quem ganha com o atendimento integrado, é o cliente final. Nesta semana do dia 15, um ano depois do início da quarentena, pode-se afirmar que os consumidores mudaram ainda mais seu padrão de consumo, valores e expectativas. Mas rapidez e resolutividade certamente continuam sendo fundamentais.