Dia do Miojo: uma das maiores invenções japonesas completa 63 anos

Se gostou compartilhe!

Macarrão instantâneo se tornou tão popular que em 2020 foram consumidas mais de 116 bilhões porções do alimento em todo o mundo

Chicken Ramen, o primeiro macarrão instantâneo do mundo em 1958 e Momofuku Ando, inventor do macarrão instantâneo

 No dia 25 de agosto, uma das criações japonesas mais famosas de todos os tempos completa 63 anos: o macarrão instantâneo, ou simplesmente miojo para nós, brasileiros. Criado em 1958 pelo fundador da NISSIN FOODS, Momofuku Ando, o alimento se tornou tão popular em diversos países que em 2020 foram consumidas mais de 116 bilhões porções de macarrão instantâneo em todo o mundo, conforme pesquisa da World Instant Noodles Association (WINA).  Hoje, eu não sou tão fã de miojo porque comi muito na minha época de faculdade e quando eu dividia o apartamento com uma amiga, quando era solteira. Você chegava cansada do trabalho e não queria fazer mais nada, mas a fome batia e o macarrão instantâneo estava ali fácil, fácil. Sei que nutricionalmente não é uma comida boa, mas pra quem quer inventar ele pode ficar nutritivo se você adicionar na receita legumes e verduras. Aqui em casa os meus filhos amam, entretanto eu tento não comprar. Uma vez ou outra eu deixo eles matarem a vontade, mas são poucas vezes no ano.

Mas, você conhece a história e a preocupação social que envolveram a criação do miojo? Tudo começou no período pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, quando Momofuku Ando teve a ideia de criar um alimento prático, seguro, saboroso, com armazenabilidade e acessível para sanar a fome da população japonesa no período de reestruturação daquele país. Assim nasceu o Chicken Ramen, primeiro macarrão instantâneo do planeta. Em 2018 a WINA (World Instant  Noodles Association) incluiu mais dois princípios ao famoso produto: ser nutritivo   e ecologicamente sustentável. 


Mockup da casa onde foi desenvolvido o primeiro macarrão instantâneo

 

No Brasil, a história do macarrão instantâneo começa em 1965, ano em que o produto chegou ao Brasil, e conquistou rapidamente consumidores de todo o país. Um levantamento da WINA mostra que o Brasil é líder de consumo do alimento na América Latina, com 2,7 bilhões de porções consumidas em 2020, resultando em um consumo per capita de 12 a 13 porções. 

Inovação contínua 

Em 1971, Momofuku Ando inovou novamente ao criar outro produto versátil, que pudesse ser consumido em um copo – nascia, então, o Cup Noodles. Já em 2000, o macarrão instantâneo foi considerado uma das maiores invenções do século XX, de acordo com uma pesquisa realizada no Japão pelo Fuji Research Institute. Por fim, em 2005, Momofuku Ando desenvolveu o Space Ram, uma versão do macarrão instantâneo para ser consumida em pleno espaço por um astronauta japonês. 

 

 

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário