O luxo real é o luxo sustentável: confira 4 dicas para comprar peças de grife em um brechó de luxo

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Quem gosta de peças de marcas internacionais encontra no brechó de luxo uma opção acessível para realizar o sonho de comprar aquele produto tão desejado

 

Comprar em brechó virou moda. No exterior existe, há muito tempo, diversos lugares em que você pode encontrar peças de boa qualidade com valores mais baixos. Aqui no Brasil, comprar em brechós também se tornou uma tendência e o mercado de produtos seminovos de luxo vem ganhando adeptos. Hoje é possível encontrar, por exemplo, bolsas de grifes como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Hermès, entre outras, em brechós de luxo pela internet.

Josymara Ribeiro de Mendonça, idealizadora do “Bazar da Josy”.

Aqui no interior, em Orlândia, a empresária Josymara Ribeiro de Mendonça, viu através do seu acervo pessoal e familiar uma oportunidade de dividir seu amor pela moda e apoiar a sustentabilidade. A empresária criou o “Bazar da Josy”, com peças de luxo importadas e nacionais. “Minha relação com a moda é muito profunda. Então, resolvi abrir o meu guarda roupa e contribuir para que as pessoas pudessem ter essa experiência de roupa conceito”, explica.

O Bazar é online e as peças são vendidas através do ig do Instagram: @bazardajosy. Uma vez por ano, ela monta a edição física, nas cidades de Orlândia e Ribeirão Preto. “As vendas pela internet vem ganhando espaço, principalmente neste período de pandemia. Tivemos um aumento de 200%. Mesmo assim, fazemos questão de realizar o bazar físico para garantir o encontro com nossas consumidoras, que é um publico fiel”, conta. As datas serão marcadas quando as medidas do isolamento social permitirem.

O acervo extenso inclui roupas, sapatos e acessórios, a maior parte adquiridos em viagens ao exterior da própria Josy, da filha Mariana, dos filhos Marcelo e Felipe e da mãe Therezinha. As peças são de marcas luxuosas, grifes importadas como Chanel, Louis Vuitton, Abercrombie, Armani, Dior, Fendi, Gucci, Valentino. E também nacionais, como Izolda, Martha Medeiros, Skazi, Sérgio K, Pat Bo e muitas outras. “Elas custam cerca de dez por cento do valor de uma nova. Temos bolsas  da marca Chanel que são vendidas por R$10 mil e itens com valores ainda mais acessíveis, entre R$ 10  e R$ 50 reais”, conta Josy.

 

Outro grande bazar on-line é a INFFINO, plataforma de venda de artigos de luxo seminovos, que está no mercado há 10 anos disponibilizando quase 100 grifes e com um acervo que contempla óculos, sapatos, acessórios, roupas, bolsas, entre outras peças. Cujos valores variam de até R$ 50 mil, com ticket médio em torno de R$ 2 mil.

“Quem gosta de luxo sempre sonhou em comprar uma peça exclusiva de uma grife internacional. Com um bom brechó de luxo esse desejo se torna acessível. O que as pessoas mais buscam são bolsas. Também percebemos um aumento de pessoas que desejam desapegar de peças que não usam mais e trocar por outros itens seminovos. A moda sustentável veio para fazer o brechó de luxo ainda maior”, conta Mila Silbermann, sócia-fundadora da INFFINO.

 

Mas, como saber se a peça que você está namorando é autêntica e que vale o seu investimento? A INFFINO preparou dicas para ajudar na procura de um bom brechó e garantir o melhor negócio.

1 – Verifique a credibilidade e se a empresa é regularizada

Hoje há muitas páginas vendendo itens de luxo, principalmente na internet. Para saber se o brechó é bom mesmo e se vale a pena investir seu dinheiro, o primeiro passo é fazer uma breve busca na internet e verificar se a loja está devidamente regularizada. Por meio dessa pesquisa é possível descobrir se a empresa possui CNPJ e se tem uma boa reputação no mercado. Para isso, sites como Reclame Aqui e até mesmo as próprias redes sociais da loja podem ajudar.

2 – Confira se os produtos são originais e autênticos

Cada fabricante possui suas próprias especificações, que são fundamentais para confirmar a originalidade da bolsa, por exemplo. De acordo com a marca, há uma série de códigos que ajudam a fazer a análise e garantir uma compra segura, como posicionamento da logomarca, as etiquetas internas, entre outros. Alguns brechós contam com um rigoroso processo de autenticação que revisa essas especificações e vão além, analisando também detalhes como peso, cheiro, texturas e inclusive o som de um zíper, que pode parecer algo irrelevante, mas é extremamente importante neste processo. Algumas empresas, como é o caso da INFFINO, também contam com uma segurança extra de verificação por meio da Inteligência Artificial que garantem uma autenticação 100% segura.

3 – Cuidado com sites que publicam anúncios de peças de outros Brechós

Sempre confira se a peça anunciada é de fato do brechó online, pois existem páginas que divulgam artigos que na verdade estão sendo comercializados por outros brechós de luxo. Isso pode fazer com que o cliente pague mais caro pela peça e, além de não ter a autenticação da peça, pode não recebe-la, já que a peça pode não estar mais disponível na página original.

4 – Analise as condições e burocracias para realizar sua compra

Lembre-se sempre de averiguar todas as questões burocráticas da loja, como prazo de entrega, meios do envio, prazo de garantia e possibilidade para realizar trocas ou reembolsos em caso de desistência da compra, além do prazo máximo para solicitação de estorno. Também confira se o site é seguro e conta com transação blindada, quais os métodos de pagamento e se o estabelecimento aceita a bandeira do seu cartão de crédito. Além disso, confirme se as peças estão em poder do brechó, já que isso garante agilidade e confiabilidade durante o processo de compra. Por fim, não esqueça de exigir a Nota Fiscal após fazer a compra, pois isso também funciona como garantia da aquisição feita.

Além dessas dicas, é importante conferir os canais de contato e se o brechó conta com um atendimento prestativo e humano, já que esse é um detalhe que faz a diferença.

 LUXO SUSTENTÁVEL 

Nós estamos mais conscientes do impacto que causamos em nossa comunidade, cidade e país. Não faz mais sentido fazer uso de produtos que não são sustentáveis, ecológicos, biodegradáveis, cada um tem sua parcela de comprometimento para a qualidade do nosso futuro e das novas gerações.

Olhando isto com muito cuidado, as principais marcas de luxo estão adaptando as mudanças de comportamento mundial, tornando a cadeia mais produtiva e atraente.

Uma das mais importantes holdings mundiais a Kering, sediada em Paris, possui várias marcas do mercado de luxo como Saint Laurent, Gucci, Stella McCartney, Alexandre McQueen, Balenciaga. Ela montou um departamento de sustentabilidade dentro da empresa, para revolucionar estas grandes grifes no mercado de luxo. Sob a gestão de Marie-Claire Daveau que, durante quatro anos, focou na sustentabilidade e erradicou o uso de PVC em 99,8% dos produtos de todas as empresas que pertencem a holding, conseguiu reduzir mais de 11% das emissões de carbono, 19% uso de água em seus processos e está utilizando quase 25% em energia renovável em seus insumos. Isto trouxe outros valores agregados para as marcas, além dos valores éticos, ganhou muita credibilidade no mercado de luxo e automaticamente suas ações se valorizaram. O mundo mudou!!!

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