Obra sem impermeabilização é problema na certa

Se gostou compartilhe!

Correção de problemas causados por mofo e umidade podem custar caro

 

Quem já teve oportunidade de assistir a algum episódio do programa Irmãos à Obra, um dos principais sucessos da TV Paga no mundo, pode ver o quanto eles ficam preocupados quando encontram uma casa com umidade ou mofo. Para eles é um verdadeiro perigo não ter um projeto de impermeabilização seguro, o que está corretíssimo.

Eu sei bem o que isso significa, compramos nosso apartamento há quatro anos, assim que a construtora entregou as chaves. Mas, apenas nos mudamos agora. Assim que comecei a usar o banheiro da suíte veio a reclamação da vizinha de baixo. Muitas fotos no meu whatsapp de manchas horríveis no teto do apartamento dela. Acionamos a construtora, que verificou e nos posicionou que a construção não era impermeabilizada.

Foram dois meses quebrando meus dois banheiros. De todos, o desgaste emocional é o maior problema. Eu sentia vontade de chorar um dia sim e o outro também. Sem falar que na maioria das vezes “eventos” como esse podem causar rusgas com seu vizinho. Graças a Deus não foi o meu caso, fiquei amiga da Camila.

Dados indicados pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) dão conta de que para reparar uma obra sem um projeto de impermeabilização pode custar cerca de 20% do valor total da construção, enquanto se a construtora fizer a vedação adequada, no momento da construção, o valor gire em torno de 2% a 3% do investimento total. A minha sorte é que meu apartamento estava na garantia e a construtora teve que arcar com o prejuízo tanto da minha obra quanto do meu vizinho do andar de baixo, que teve sua pintura refeita.

É importante ressaltar que o mercado disponibiliza uma série de produtos específicos para cada patologia da cabeça aos pés de uma obra, e possui uma cadeia de profissionais preparados para fazer a correta aplicação. O Brasil possui, ainda, várias normas que exigem a implementação de um projeto de impermeabilização. Portanto, ao construir ou reformar, tenha o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto que ficará encarregado de cumprir com todas essas exigências, se já for comprar pronto, converse com o engenheiro responsável pela obra.

Já segue o Segura no Instagram?

Deixe um comentário